Conta PJ Digital gratuita | Abra sua Conta Simples

Saiba como funciona uma conta empresarial, quais são as necessidades envolvidas na abertura de uma conta PJ gratuita e as vantagens que a Conta Simples apresenta!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Para empreender do jeito certo, é importante pensar no que vai além daquela boa ideia que motiva a abertura de um negócio. Para existir da forma correta no país, a empresa precisa ter um número de CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, e existir no sistema financeiro do país – isto é, ter uma conta PJ.

Porém, muitos empreendedores associam a gestão financeira e a conta bancária da empresa a um mar de papeladas, muita burocratização e infinitas idas ao banco para resolver problemas.

Se você é um deles, este artigo vem te trazer uma boa notícia: esse estereótipo que associa as contas empresariais a uma eterna dor de cabeça já está ultrapassado. 

Hoje, as fintechs se consolidaram no mercado porque têm como proposta de valor aliar as facilidades do digital à desburocratização das contas bancárias – como é a proposta da Conta Simples, uma parceira na hora de colocar em ordem a gestão financeira.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre a conta PJ da Conta Simples e como ela representa a solução perfeita para descomplicar (e desonerar) a vida financeira da sua empresa. 

O que é conta PJ?

A conta PJ é nada mais, nada menos do que uma modalidade de conta bancária voltada para atender às necessidades de empresas – também pode ser chamada de conta empresarial ou conta jurídica.

Ela recebe esse nome porque está vinculada ao número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) de cada empresa, algo que é pré-requisito para o funcionamento legalizado de qualquer empreendimento.

As contas empresariais, em geral, têm funcionalidades específicas que as contas comuns de pessoas físicas não trazem. Abrir uma conta do tipo é fundamental para a organização financeira de qualquer empresa, já que é por meio dela que a empresa passa a existir e ser reconhecida no sistema financeiro do país.

A conta jurídica permite que as empresas solicitem o que é chamado de cartão corporativo: um cartão de débito e/ou crédito utilizado para os gastos referentes ao uso da empresa, como: compras gerais, gastos com viagens e ações externas das equipes, gastos em reuniões com clientes etc.

Receba novos materiais diretamente em seu e-mail.

Prometemos não enviar nenhum tipo de SPAM, e você decide quando parar de receber nossas comunicações

Prometemos não enviar nenhum tipo de SPAM, e você decide quando parar de receber nossas comunicações

Como funciona a Conta Simples PJ?

A Conta Simples oferece a conta PJ totalmente digital, isto é: uma conta totalmente informatizada que transforma os celulares dos usuários em “agências bancárias móveis”. Em outras palavras, na Conta Simples, todas as operações são feitas em poucos toques pelo próprio aplicativo.

Entretanto, isso não significa que haja limitação no que é possível fazer na conta: os clientes podem fazer depósitos de outras contas para a Conta Simples PJ, via transferências sem tarifa por TED e DOC ou via Pix, e têm direito a realizar saques em toda a rede Banco 24 horas.

A conta jurídica também permite a emissão de até 50 cartões corporativos (virtuais e físicos), que podem ser utilizados pelas equipes da empresa. Os gastos podem ser divididos por centros de custo dentro do próprio app, e todas as transações ficam registradas para controle do time financeiro.

O esquema de funcionamento da Conta Simples é o seguinte: os cartões são pré-pagos, isto é, o limite do cartão é o valor de saldo existente na conta. Isso permite que o time financeiro faça a gestão dos gastos de forma muito mais controlada, designando uma quantidade fixa de gasto para cada time considerando o caixa real da empresa.

O maior parceiro operacional da Conta Simples é o Banco Votorantim, empresa regulamentada pelo Banco Central que apoia todo o serviço oferecido nas contas corporativas. A outra parceira operacional da Conta Simples é a Visa, que realiza as operações transacionais dos cartões corporativos.

Como abrir uma conta digital PJ?

A abertura de uma conta PJ na Conta Simples é fácil e pode ser iniciada em questão de minutos – tudo pelo celular e/ou navegador. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal de abertura de conta jurídica da Conta Simples;
  2. Insira os dados do(a) representante legal da empresa (nome completo, e-mail e celular);
  3. Insira o CNPJ da empresa e informe o segmento no qual ela atua;
  4. Envie o contrato social da empresa em formato .pdf;
  5. Envie uma foto tipo selfie do(a) representante legal;
  6. Envie a imagem dos documentos do(a) representante legal (RG ou CNH).

O cadastro de abertura da conta empresarial deve ser preenchido por um(a) dos(as) representantes legais da empresa, para que as informações sejam o mais acuradas possível. 

Em caso de dificuldade, também é possível abrir a conta de pessoa jurídica por meio do contato com um dos consultores da Conta Simples.

Como evitar problemas na abertura de uma conta empresarial?

Os problemas relacionados à abertura de conta PJ, muitas vezes, estão vinculados a uma extensa (e, muitas vezes, desnecessária) burocratização do sistema financeiro no país. 

Em um cenário mais tradicional, o problema começa na escolha do banco. Dúvidas como “qual banco oferece o melhor serviço e a melhor cobertura?”, “qual tem menos tarifas?” ou “qual tem tarifas mais baixas?” invariavelmente pipocam pela cabeça do gestor financeiro.

Além disso, outros problemas podem surgir após a escolha do banco, no processo de abertura. Nesse mesmo cenário mais tradicional, é comum verificar que os bancos solicitam uma grande quantidade de documentos, xerox de comprovantes, vias autenticadas, entre vários outros. De posse de toda essa papelada, vem a espera na fila da agência para iniciar o processo de abertura da conta.

É comum, também, que os problemas se estendam ao uso da conta no dia a dia, que pode exigir várias idas ao banco por mês para resolver problemas burocráticos, devido a uma informatização insuficiente do operacional da conta. Em resumo: é burocratização atrás de burocratização.

Para evitar esses problemas, a melhor solução oferecida no mercado hoje é a utilização das contas digitais. Nas contas digitais PJ, todos esses grandes problemas apontados sequer existem: não há agências físicas, o que significa que tudo (sim, tudo) é feito pelo aplicativo, desde a abertura da conta, até o operacional do dia a dia. 

Quem pode abrir uma conta jurídica?

A conta jurídica pode ser aberta por qualquer um que possua um CNPJ regularizado.

Ou seja: empresas de grande, médio e pequeno porte, microempreendedores individuais (MEIs), trabalhadores autônomos que prestam serviço via emissão de nota fiscal… não há restrições! Qualquer pessoa que seja representante legal de um CNPJ pode abrir uma conta empresarial.

É possível ter uma conta PJ gratuita?

Uma das grandes preocupações dos empreendedores em relação à gestão financeira da empresa é a quantidade de tarifas a serem pagas pelos serviços bancários da conta PJ.

Em geral, bancos tradicionais tendem a cobrar taxas mensais que não são baratas, já que as contas jurídicas tendem a exigir mais da infraestrutura bancária do que as contas de pessoa física. 

Entretanto, a conta digital PJ oferece um grande benefício que é a manutenção sem taxas ou qualquer valor referente à anuidade de cartões, muito porque toda a sua operação é informatizada e ocorre de maneira instantânea. Assim, a conta digital PJ da Conta Simples possui tarifas diferenciadas, o que alivia o caixa da empresa e permite que as decisões sejam tomadas sem esse peso. 

Além disso, a Conta Simples oferece rentabilidade de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), ou seja, o dinheiro da empresa aplicado na Conta Simples renderá o mesmo percentual que o CDI no mesmo período.

Por que a Conta Simples possui a melhor conta pessoa jurídica?

Há inúmeras vantagens em ser cliente Conta Simples – boa parte delas você conheceu enquanto lia este artigo, como a operação fácil e desburocratizada que pode ser feita com alguns poucos toques no próprio celular.

Vamos, agora, conhecer com mais detalhes os benefícios da conta PJ da Conta Simples.

Processo de abertura de conta empresarial totalmente online

Não é mais necessário digitalizar e autenticar um sem fim de documentos e levá-los presencialmente a uma agência física, enfrentar filas, correr o risco de perder tempo. A abertura de uma Conta Simples PJ não poderia ser mais fácil.

Em poucos minutos, você preenche seus dados cadastrais, informa os principais dados da empresa, envia fotos de seu documento e o arquivo do contrato social da empresa, e pronto, abertura de conta solicitada!

Tudo é feito online, sem precisar se deslocar até uma agência física e passar por estresses desnecessários. 

Conta PJ com cartão corporativo gratuito

As vantagens do digital se estendem também aos custos: as contas empresariais da Conta Simples cobram tarifas diferenciadas no mercado e permitem a emissão gratuita de até 50 cartões corporativos (físicos ou virtuais).

Com o sistema de gestão integrado da Conta Simples já embutido no app, o gestor pode também dividir os cartões para cada centro de custo, o que permite um controle maior do time financeiro ao mesmo tempo em que dá liberdade para os times fazerem compras e transações necessárias.

Conta corrente PJ com rendimento de 100% do CDI

A Conta Simples também garante o rendimento de 100% do CDI para seus clientes. Isso significa que o valor aplicado na conta rende, em um período, 100% da rentabilidade que estiver prevista na taxa do mesmo período para o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Dessa forma, não há perdas para o cliente nas transações realizadas pela Conta Simples. 

Conta para CNPJ com Pix gratuito

A conta jurídica da Conta Simples possui todas as possibilidades de emissão e pagamentos de boletos, transferências bancárias, e também com o envio de Pix gratuito. Os times podem realizar e receber pagamentos instantâneos com poucos cliques e a mesma rapidez do serviço de pagamento eletrônico por meio da Conta Simples. Isso pode ser feito também com transferências em lote, economizando ainda mais tempo.

Conta jurídica com sistema de gestão financeira integrado

Vimos que a Conta Simples oferece uma conta PJ que funciona à base de cartões pré-pagos, isto é, cartões cujo limite é o valor do saldo da conta corrente.

A vantagem da Conta Simples é que o app possui como funcionalidade nativa um sistema de gestão financeira integrado, de uso intuitivo, que permite que a divisão das despesas por centros de custo, o que dá mais autonomia para os times e permite um controle fácil pelo time financeiro de todos os gastos que estejam saindo da conta corrente.

Também é possível emitir e exportar os extratos de utilização da conta, bem como mapear rapidamente as ordens de todas as despesas dos times por meio das funcionalidades de gestão do app. 

Quais as vantagens de ter uma conta digital PJ?

A conta digital PJ representa um avanço rumo à desburocratização da vida financeira das empresas. Isso se justifica por vários motivos. Vamos aos principais:

  • A conta digital PJ é fácil de usar do início ao fim: para abrir conta, gerenciar as despesas, realizar transações e pagamentos, não é necessário mais do que alguns toques no próprio aplicativo. Praticidade é a palavra de ordem das contas digitais;
  • Também por ser digital, esse tipo de conta PJ reduz muitas tarifas comuns aos bancos tradicionais que possuem agências físicas. Quando cobradas, as taxas das contas digitais tendem a ser muito menores e muito mais pontuais – esqueça as tarifas fixas de manutenção de conta;
  • O sistema de gestão financeira oferecido pelas contas jurídicas digitais também permite que a rotina financeira da empresa seja facilitada, já que o controle de cada gasto fica registrado automaticamente no app e é dividido por área, facilitando a visualização de como os departamentos estão gastando o orçamento;
  • Nas contas digitais PJ, o dinheiro aplicado passa a render automaticamente, a uma taxa de 100% do CDI.

A Conta Simples é um banco digital PJ?

A Conta Simples não é um banco, e sim uma fintech.

As fintechs são startups que atuam com foco em oferecer serviços e produtos relacionados ao mercado financeiro facilitados pela tecnologia. O próprio nome já aponta essa sinergia: “fintech” é um neologismo da contração das palavras “financial” e “technology”.

As fintechs trabalham com o oferecimento das contas digitais, que são contas de pagamento que contam com as mesmas funcionalidades de uma conta de um banco tradicional (só que muito menos burocratizadas).

Isso ocorre porque, embora não sejam bancos, as fintechs firmam parcerias com bancos (no caso da Conta Simples, a parceria é com o Banco Votorantim) para utilizar sua infraestrutura e, com isso, fornecer os serviços aos clientes.

Qual a diferença entre conta PJ, PF e MEI?

Uma conta PF significa conta de pessoa física, ou seja, conta aberta no sistema bancário que está associada a um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física). Já a conta PJ significa conta de pessoa jurídica, conta aberta no sistema bancário associada a um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). 

Não há diferença entre conta PJ e conta MEI: ambas são contas vinculadas a um CNPJ, portanto, têm as mesmas funcionalidades. A diferença maior reside entre contas de pessoa física e as contas PJ (também chamadas de contas empresariais ou de contas jurídicas).

Em geral, as contas PF servem para controle das finanças individuais, registrando entrada e saída de dinheiro, pagamento de boletos e faturas, realização de investimentos, entre outros. É na conta PF que deve ser feito o gerenciamento do dinheiro próprio de cada pessoa, sem misturar com o dinheiro da empresa.

as contas PJ contam com funcionalidades de gerenciamento das finanças da empresa, também registrando entrada e saída de dinheiro, pagamentos e investimentos etc. Porém, as contas PJ contam com mais funcionalidades do que as contas PF, já que também permitem que o gestor emita boletos, gerencie cartões corporativos, aprove e realize pagamentos a fornecedores, entre outros.

Perguntas frequentes sobre Conta PJ

Qual o melhor banco para PJ? 

A melhor instituição para uma empresa é aquele que não possui muitas taxas e oferece o melhor atendimento, como a Conta Simples. 
Conheça mais sobre a Conta empresarial da Conta Simples

Como abrir conta PJ grátis?

Para abrir uma conta jurídica gratuita basta acessar o site da Conta Simples, clicar em “abrir conta” e seguir os passos requeridos na plataforma.  

O que é necessário para abrir uma conta jurídica?

Para abrir uma conta pessoa jurídica você precisa ter contrato social, enviar uma foto dos representantes legais da empresa, assim como seus documentos CPF e RG. 
Veja como abrir uma Conta PJ sem erros!

Quais as vantagens de ter uma conta PJ digital?

Alguns dos principais benefícios de ter uma conta digital empresarial é ter menos burocracia na hora da abertura, atendimento ágil e online, taxas menores no mercado se comparado com outros “bancões”.
Entenda mais sobre a Conta Digital PJ.

Conta Simples
Conta Simples
A união entre conta PJ, cartão corporativo e software de gestão financeira em um só lugar. Conheça e abra sua conta gratuita!
Conta Simples
Conta Simples
A união entre conta PJ, cartão corporativo e software de gestão financeira em um só lugar. Conheça e abra sua conta gratuita!
Postagens Relacionadas
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!