Conta Simples & Revelo: visibilidade instantânea dos gastos com cartão corporativo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

FP&A da Revelo conta como a Conta Simples tornou o mapeamento das despesas mais simples e ágil

 

 

RAIO-X: REVELO

  • Setor: Recursos humanos
  • Tamanho: 100-200 funcionários
  • Investimento: Series B, liderada pelo IFC (International Finance Corporation) no valor de R$ 70 milhões
  • Stack financeiro: Omie, Transfeera, Remessa Online e Conta Simples

 

A história da Conta Simples com a maior empresa de tecnologia no mercado de recursos humanos da América Latina começou com um e-mail. A Revelo mantinha conta em um banco tradicional e sofria diariamente com inúmeros problemas no serviço de cartão. “Foi na semana que a gente não queria ver o banco pela frente. O e-mail pingou na caixa, e a gente gostou da proposta”, conta Juliana Caserta, do time de FP&A da startup.

Na época, o departamento financeiro só conseguia emitir cartões corporativos nos nomes dos fundadores, não havendo possibilidade de ter múltiplos cartões para o uso com diferentes despesas. Isso esbarrava na contratação dos diversos softwares, que somavam um investimento relevante e eram essenciais para toda a operação. 

A empresa já chegou a ficar 24 horas com um dos produtos fora do ar por conta de uma falha no pagamento com cartão.“Se der problema no pagamento, o nosso site para. Também tinha muita coisa pingada na fatura, sem identificação. Quando vinha a fatura, tinha 100 linhas”, lembra Juliana.

 

“[O nosso banco] não tinha solução de cartão digital em pleno século 21. Startup é dinâmica, precisa de agilidade, visibilidade. Precisa de coisas que sejam tecnológicas”, diz Juliana Caserta, FP&A da Revelo

 

O core da Revelo está em ajudar empresas na contratação de profissionais com suporte da tecnologia. Uma curadoria de dados classifica candidatos e dá recomendação de acordo com os filtros do recrutador.

Recentemente, a startup lançou mais duas novas linhas de negócio com foco em capacitação profissional B2B e B2C, além de processos de recrutamento de brasileiros em posições mais seniores para empresas no exterior. 

A escalada trouxe consigo o aumento de gastos. Hoje, são pelo menos 50 ferramentas contratadas. E administrar tudo isso em poucos cartões virou dor de cabeça. “A gente não tinha visibilidade instantânea do que era gasto. Para identificar de onde veio aquele gasto, era muito difícil. Eu gastava muito tempo classificando as coisas porque estava tudo num bolo só”, conta Juliana.

 

Juliana Caserta, FP&A na Revelo: Conta Simples resolveu a principal dor do financeiro, que não tinha a visibilidade que queria dos gastos

 

A chegada dos múltiplos cartões e da tão esperada visibilidade

Quando viu o e-mail da Conta Simples, o financeiro da Revelo resolveu testar a plataforma de múltiplos cartões corporativos. Parecia a solução para dar fim às horas que o CFO passava no telefone tentando impedir bloqueios de pagamentos ou pedindo aumento de limite.

 

“O maior ganho com o Conta Simples foi a possibilidade de dar mais autonomia de alguns gastos para os líderes de times da nossa empresa, com limites claros e visibilidade dos gastos”, afirma CFO na Revelo & Head do Revelo Up para Empresas, Fernando Kalil

 

Fernando Kalil, CFO da Revelo, passava horas por semana no telefone resolvendo problemas com cartão corporativo, o que mudou com a chegada da Conta Simples

 

Juliana Caserta participou de todos os processos financeiros da empresa, encontrando muitos percalços no caminho. Por exemplo, quando um dos cartões foi clonado, teve que logar software por software e passar a cobrança para outro cartão. Assim que o novo cartão físico chegou, pois não havia opção virtual no banco tradicional, fez o procedimento mais uma vez. “Hoje, com a Conta Simples, é muito mais fácil. A gente ganhou agilidade e visibilidade. É menos tempo gasto, mais facilidade. Consigo resolver, me antecipar aos problemas”, diz.

A Conta Simples abriu um leque de opções a Revelo, que hoje emite cartões corporativos de acordo com a necessidade. Segundo Juliana, atualmente, o financeiro tem 15 cartões separados por área, com cada head responsável por gerir os pagamentos e configurar os limites. Assim, disse adeus aos gastos fantasmas: “Se tem uma compra em tech, sei que o gasto é de tech, já está classificado. Pensa em 100 transações por mês”, aponta.

Visibilidade instantânea e mapeamento dos gastos

Categorizar os gastos dos cartões também acabou com outra dor do financeiro da Revelo: saber exatamente pelo que está pagando. Antes, muitas despesas se confundiam e não tinham uma pessoa responsável, pois ficava tudo em um mesmo cartão. “A gente não conseguia dividir o que era de produto, o que era de marketing… ficava uma bagunça”, lembra Juliana.

 

“Consigo acompanhar no celular o que está acontecendo. Se dá compra negada, mesmo no fim de semana, ajusto o teto. Consigo entrar e ver tudo que está acontecendo. O maior ganho é a visibilidade”

 

Essa organização facilitou o processo de conciliação. “A grande dor era saber cada gasto de cada área. Agora, isso está mapeado na hora da transição para a conciliação. O que ajudou muito foi o mapeamento de gastos, que é muito mais claro hoje, com a plataforma”, diz a Juliana, que importa direto para o ERP o relatório com os gastos por centro de custo e a categoria. Se antes eram horas classificando as despesas para o fechamento, agora, o financeiro leva 20 minutos para extrair o relatório e conciliar no ERP.

E o tempo do CFO também foi poupado. Ele não precisa mais ficar no telefone tentando encontrar um gerente para solucionar algum entrave. A própria Juliana entra em contato com o time da Conta Simples por WhatsApp. “O atendimento é ótimo, consigo resolver meu problema sem precisar pegar no telefone. Não dependo de ninguém”, conclui.

A Conta Simples oferece uma nova experiência de gestão de despesas com uma plataforma de múltiplos cartões corporativos e conta digital PJ completa. Desenvolvida para empresas da nova economia, permite um melhor controle de gastos e aumenta a eficiência na operação.

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.