Áreas em alta 2022: o que esperar do mercado de Finanças

Saiba quais serão as áreas em alta em 2022 para o mercado de Finanças e as tendências de contratação, segundo um estudo realizado pela Robert Half.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

De acordo com os especialistas, o mercado de Finanças deve apresentar algumas áreas em alta em 2022, reforçando tendências de contratação que já foram destaque em 2021.

Se você pretende fazer uma mudança de carreira ou simplesmente quer estar antenado nas oportunidades, fique de olho nesse estudo feito pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção, e saiba quais serão os cargos mais cotados para este ano.

Áreas em alta em 2022 no mercado de Finanças

Basicamente, as áreas em alta em 2022 para o mercado de Finanças são reflexo da retomada da economia em investimentos estrangeiros, operações de Fusões e Aquisições e a onda de IPOs (Initial Public Offering).

Assim, a demanda por profissionais dessas áreas, principalmente, M&A/RI/Tesouraria Estruturada, deve crescer em 2022. Confira a seguir as áreas que serão tendência para este ano, segundo o Guia Salarial 2022 da Robert Half:

  • M&A/RI/Tesouraria Estruturada: responsável por avaliar o perfil do negócio, estudar o mercado, analisar a viabilidade da empresa e elaborar modelagem financeira.
  • Controller: profissional que está à frente da gestão financeira e tributária da empresa e fornece informações relevantes para gestores e diretoria tomarem decisões.
  • Contábil/Fiscal: trabalha avaliando dados de documentos, balanços e registros da companhia, focando sempre na idoneidade do negócio.
  • Planejamento Financeiro/Controladoria: área que acompanha de perto o desempenho financeiro da empresa, verificando possíveis falhas entre o planejado e o realizado.
  • Tesouraria/Financeiro: as posições dentro dessa área estão voltadas para uma das partes mais importantes do Financeiro: a de entradas e saídas da empresa.  Destaca-se também por operações de curto prazo.
áreas em alta 2022 mercado de finanças

Indústrias que prometem contratações

Os setores que prometem o maior número de contratações na área de Finanças e Contabilidade são:

  • Tecnologia;
  • E-commerce;
  • Agronegócio;
  • Logística;
  • Infraestrutura;
  • Farmacêutica/Healthcare;
  • Bens de consumo.

Mais estratégicos e menos operacionais

Um dos principais pontos discutidos na área financeira é a transformação digital que envolve as atividades desse time, cada vez está mais alinhado com a automação

Por isso, é possível notar que os profissionais mais buscados no mercado são aqueles que demonstram maior capacidade analítica e estratégica, já que as tarefas do seu dia a dia vão se tornando menos operacionais com o avanço da tecnologia.

E você? Está pronto para enfrentar esse cenário? Quer trabalhar em alguma dessas áreas em alta em 2022 no mercado de Finanças?

Natália Plascak
Natália Plascak
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Jornalismo e tem um MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Trabalha com Marketing Digital desde 2017.
Natália Plascak
Natália Plascak
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Jornalismo e tem um MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Trabalha com Marketing Digital desde 2017.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!