A transformação digital na gestão financeira

Confira os impactos da transformação digital na gestão financeira e quais ferramentas podem ajudar os times a ter mais agilidade e eficiência.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest

Você já deve ter percebido e sentido na pele que a tecnologia e a transformação digital estão realmente surpreendendo o mundo com suas invenções e inovações, não é mesmo?

Tem tanta novidade tecnológica por aí que fica até difícil acompanhar e ficar por dentro de tudo. Mas, uma coisa é certa: muitas dessas ferramentas ajudam em diversos âmbitos, principalmente nos aspectos pessoal e profissional. 

Na área financeira, esses impactos positivos não são diferentes. O setor está entre os que apresentam uma grande maturidade digital, segundo pesquisa realizada pela McKinsey (Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país), e envolve atividades mais automatizadas e processos mais ágeis e organizados.

Ferramentas de gestão das cobranças, gateway de pagamento, softwares para o controle financeiro, plataformas de vendas online e até o próprio open banking são alguns exemplos de soluções digitais que surgiram ou se popularizaram nos últimos anos, alavancando o setor.

Esse apoio tecnológico trouxe a necessidade de uma gestão financeira diferente, que deixou de lado uma cultura mais manual e deu espaço para que o digital mostrasse suas otimizações e ganho de tempo na execução de tarefas mais complexas.

transformação digital gerada por plataformas tecnológicas

Assim, o uso de sistemas inteligentes, principalmente de plataformas digitais, refletiu também no perfil de quem trabalha nesses times. “Pelo fato de vivermos em constante mudança, acredito que a capacidade de adaptação a diferentes cenários seja fundamental para profissionais que integram os times financeiros nos dias de hoje”, destaca João Eduardo Bergamo, CFO da Swile Benefícios.

As habilidades exigidas pelo mercado também seguiram esse ritmo de transformação, provocando uma verdadeira evolução na liderança dessas equipes. “A tecnologia tem uma atuação forte na área financeira. Essas novidades tecnológicas são capazes de otimizar prazos e processos, gerando mais tempo para que os líderes financeiros tenham um trabalho mais estratégico e que contribua para o crescimento do negócio”, completa Daniel Rodrigues, especialista em recrutamento da Robert Half.

Benefícios da transformação digital para a gestão financeira

  • Acesso à informação de maneira rápida

Um dos grandes benefícios da transformação digital vivido pelos times financeiros é a possibilidade de acessar as informações de forma rápida e fácil, tanto pelos dispositivos móveis quanto pelo armazenamento em nuvem. O resultado disso acaba sendo mais praticidade e agilidade que acontece na palma das mãos, para o andamento do trabalho e para as tomadas de decisão. Ou seja, uma gestão em tempo real.

  • Organização para os processos

Outro ponto positivo que a tecnologia vem contribuindo para o setor financeiro é a melhor organização dos dados, trazendo mais controle sobre os registros e documentos. Dessa maneira, fica mais simples visualizar as informações e até mesmo ter uma noção de diferentes cenários com a ajuda de filtros e relatórios específicos.

  • Mais tempo para pensar em estratégia

Como os processos dentro dos times financeiros estão cada vez mais automatizados, sobra mais tempo para analisar a parte estratégica do negócio e pensar em alternativas que possam ser mais lucrativas. É possível notar que a transformação digital na área financeira proporcionou mais espaço para pensar e olhar o futuro com mais planejamento.

Ferramentas que podem ajudar os times financeiros

Plataformas para automação financeira estão disponíveis e uma grande quantidade de empresas as utilizam com o objetivo de conseguir mais controle no fluxo de caixa.

Com o mercado cheio de alternativas, fica difícil escolher os softwares mais adequados, não é mesmo? Por isso, a Conta Simples em parceria com a Remessa Online e a B2B Stack produziram um e-book para dar uma ajuda nessa escolha de plataformas digitais que proporcionam mais agilidade e eficiência para os times financeiros.

Para acessar o conteúdo, é muito simples. Basta clicar no link abaixo, inserir o seu nome e o seu e-mail no formulário e conferir o material. 

Conheça a Conta Simples

Uma dessas ferramentas que estão se destacando no mercado é a Conta Simples, uma fintech que trabalha para que a gestão financeira das empresas seja mais organizada. Ela une conta corrente, cartão corporativo e software de gestão de despesas em um só lugar.

A plataforma dá mais visibilidade para a gestão de despesas e mais controle ao financeiro com a possibilidade de emissão de múltiplos cartões corporativos. Assim, os gastos são categorizados, aparecem de forma organizada e as equipes que utilizam esses cartões têm mais autonomia.

Se você acha que chegou a hora de deixar o financeiro da sua empresa em ordem, conheça a Conta Simples e abra já a sua conta.

Índice

    Material Gratuito

    Kit do Gestor Financeiro

    Navegue pela era digital da gestão financeira de forma estratégia com esse kit que conta com
    um box de livros digitais + duas planilhas inteligentes e um infográfico completo
    para evitar os gastos fantasmas!

    Kit do Gestor Financeiro (Planilhas + Ebook + Infográfico)