Home » Blog » Gestão do negócio » Papo com CFO: Inovação constante – o papel do CFO na Nova Economia

Papo com CFO: Inovação constante – o papel do CFO na Nova Economia

CFO do iFood conversa com o CEO da Conta Simples, no Papo com CFO, e discute questões que envolvem a Nova Economia e a necessidade de inovação constante.

Escrito por Mauricio Gomide

Publicado em: 27 de agosto de 2021

Atualizado em: 30 de setembro de 2026

2 min de leitura

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao preencher, declaro que li e concordo com os Termos e as Políticas da plataforma
NESTE ARTIGO

A última edição do Papo com CFO contou com o CEO da Conta Simples, Rodrigo Tognini, e o VP de Finanças e Estratégia do iFood, Diego Barreto, em uma discussão sobre as habilidades e responsabilidades do CFO (Chief Financial Officer) em meio à necessidade de adaptação e inovação constante fomentada pela Nova Economia.

A live é um aquecimento para o Finance Conference 2021, principal evento nacional sobre transformação digital para gestores financeiros. Tognini e Barreto são palestrantes confirmados no evento, que acontecerá de 8 a 10 de setembro, em uma parceria entre a B2B Stack e a Conta Simples. 

Principais pontos discutidos no papo

A conversa entre os participantes girou, principalmente, em torno do papel do CFO como um dos orquestradores do crescimento em escala do negócio. Tognini destaca que já passou o tempo em que esse profissional era relegado ao fundo do escritório, processando pagamentos e colhendo notas fiscais.

“O nosso mercado tem mudado bastante”, complementa Barreto. “E a gente precisa, efetivamente, formar uma nova geração de pessoas que abordam finanças dentro das empresas de uma forma muito diferente.”

Segundo ele, há um aspecto comportamental envolvendo essa mudança, em que a busca pelo conhecimento é uma das principais competências exigidas pelo mercado. A automatização das operações do departamento financeiro e o surgimento do open banking também foram tópicos abordados pelos participantes.

Se você perdeu esta edição, é só dar o play no vídeo abaixo!

O último Papo com CFO antes do Finance Conference acontecerá no dia 2 de setembro, às 18h, com a participação da CFO e fundadora da We Dancin e consultora da Movile, Cinthia Liduário, e a Controller da RD Station, Juliana Rossi. 

Para acompanhar, basta seguir o perfil da Conta Simples no Instagram ou no Youtube.

E não perca a oportunidade de se inscrever no Finance Conference e saber mais sobre a transformação digital na gestão financeira!

Mauricio Gomide

Jornalista de formação e com quase 20 anos de mercado, Maurício Gomide (Goma) migrou para o marketing digital com foco em conteúdo, SEO e inbound. Atualmente integra o time de marketing da Conta Simples, fintech brasileira especializada em cartão corporativo e gestão de despesas.

O cartão corporativo mais inteligente do mercado.

Regras por usuário, categoria e limite para controlar cada gasto antes dele acontecer.

Artigos Relacionados

Founder Hacks: o que fundadores que já escalaram fazem diferente na gestão

Founder Hacks: o que fundadores que já escalaram fazem diferente na gestão

Founder Hacks é a série da Conta Simples em que founders abrem os bastidores de gestão, finanças e decisões que fizeram o negócio escalar.

Mauricio Gomide

25 de setembro de 2026

Ler artigo
De seguro de celular em São Paulo a 200 mil clientes: os hacks de Igor Mascarenhas, da Píer

De seguro de celular em São Paulo a 200 mil clientes: os hacks de Igor Mascarenhas, da Píer

No 1º Founder Hacks, Igor Mascarenhas conta como tirou a Píer do papel: foco radical, comunidade como canal e disciplina de caixa. Assista!

Mauricio Gomide

21 de setembro de 2026

Ler artigo
Centro de custo: o que é, como estruturar e como controlar o gasto de cada área

Centro de custo: o que é, como estruturar e como controlar o gasto de cada área

Entenda o que é centro de custo, como dividir os da sua empresa e como controlar o gasto de cada área sem depender do fechamento da fatura.

Mauricio Gomide

17 de agosto de 2026

Ler artigo