Microempreendedores individuais (MEIs) também erram. Natural, pois ninguém nasce sabendo ser MEI. No entanto, todos nós somos capazes de aprender como errar cada vez menos, correto?

Com objetivo de ajudar empresas de pequeno porte, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um protagonista de longa data na evolução do microempreendimento no Brasil.

O Sebrae, uma instituição privada ligada ao sistema S, foi criada em 1972. Dentre suas várias ações destaca-se o oferecimento de cursos para MEIs. Você tem opções dentro de diferentes linhas:

  • Planejamento e Organização
  • Gestão financeira
  • Capacitação
  • Inovação

Os cursos do Sebrae ajudam a alavancar negócios de pequeno porte. Eles podem ser realizados à distância ou em pontos físicos de atendimento. Esses estão em diversos municípios dos 27 estados brasileiros.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos. Nenhum custo para sua microempresa. É sempre bom enfatizar que é fundamental fazer economia quando possível. Por exemplo, a conta corrente de pessoa jurídica (PJ) do seu negócio vem sendo mantida com uma tarifa que você considera justa?

A revolução tecnológica que estamos experimentando tem tornado possível ficar livre desse custo, sabia? E ainda escolher melhor qual banco é capaz de ser um parceiro valioso. A Conta Simples não é um banco, mas sim uma empresa de pagamentos. Ela está capacitada a auxiliar MEIs, freelancers, startups e pequenos empresários a gerir seus empreendimentos através de soluções práticas e modernas.

O programa Super MEI tem cursos Sebrae para MEIs

Cursos à distância são perfeitos no sentido de que nos deixam à vontade para acompanhar o conteúdo no nosso ritmo. Além disso, nos poupam tempo gasto em deslocamento. Por outro lado, o ensino à distância limita as oportunidades de praticar o aprendizado, de pôr a mão na massa.

Para MEIs que moram no Estado de São Paulo, há possibilidade de fazer cursos presenciais. O Sebrae São Paulo lançou em 2017 o programa Super MEI. Em um portal só dele, você se cadastra e escolhe participar de um ou mais dos 150 cursos presenciais disponíveis no Super MEI.

O Super MEI foi criado a partir de uma parceria do Sebrae SP com o Centro Paula Souza. Assim, as aulas são ministradas dentro das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), as quais são dotadas de infraestrutura favorável à realização de treinamento prático.

O aprendizado acontece no período noturno, abrindo chance para o MEI se capacitar sem precisar se ausentar do seu negócio. Aquelas pessoas que estão planejando abrir um empreendimento, ou seja, que ainda não estão formalizadas como MEI, também podem cursar as aulas. A única exigência é ter completado 18 anos.

Quando começam as aulas? Você precisa aguardar a montagem de uma turma na sua região. De início, você anuncia seu interesse por um determinado curso, indicando no cadastro meios de contato (telefone, email) através dos quais um atendente do Sebrae-SP possa lhe informar sobre a data de início.

Como escolher um curso Sebrae para MEIs no Super MEI?

Use a página dos cursos Sebrae Super MEI para buscar aquele que seja do seu interesse. Você escolhe o município de São Paulo em que poderá estar presente para fazer o curso. Depois seleciona o segmento do mercado em que já atua ou quer atuar. Os segmentos listados no Super MEI são:

  • Alimentos e Bebidas
  • Automotivo
  • Construção Civil
  • Eletroeletrônica
  • Informática
  • Metalurgia
  • Refrigeração e Climatização
  • Têxtil e Vestuário

Por exemplo, vamos supor que você selecione “Campinas” e “Informática”. A seguir, você clica em “Pesquisar”. Os cursos que vão surgir na tela são:

  • Instalador de redes de computadores
  • Montagem, manutenção e configuração de microcomputadores

 

Ao lado do nome de cada curso, você verá um ícone “Ver Curso”. Se clicar nele, você terá acesso a detalhes do curso e à ficha de pré-inscrição. Preencha a ficha com seus dados (nome, CPF, meio de contato e outras informações), envie e aguarde a notificação do sistema.

Cursos presenciais para MEIs que não podem usar o Super MEI

E para os MEIs que moram longe do Estado de São Paulo? O Sebrae disponibiliza uma forma ágil de ajudar esses MEIs. Você encontra cursos, palestras e oficinas na modalidade presencial sendo oferecidas nos pontos de atendimento do Sebrae. Mas essas atividades não acontecem de forma contínua.

Como você faz para ficar sabendo se algum evento interessante acontecerá no ponto de atendimento Sebrae do seu município? Na parte de cima do portal do Sebrae, clique em “Sebrae nos Estados” e depois no nome do seu Estado.

Vamos supor que você clicou em “Espírito Santo”. Na página que surgir, clique em “Cursos e Eventos”. Você encontrará a lista dos próximos eventos Sebrae em todos os municípios do Espírito Santo. Querendo selecionar um município para saber os cursos e eventos que acontecem nele, você clica na palavra “Todas”. A seleção de todos os municípios, que é feita pelo sistema, será removida. Você também pode selecionar suas opções por:

  • Área de interesse
  • Data do evento
  • Tipo de evento (curso, oficina, palestra)
  • Perfil, sendo que um dos perfis disponíveis é MEI

Algumas oficinas não são inteiramente gratuitas, mas o valor cobrado para participar é bem baixo. Por exemplo, a inscrição na oficina “Sua empresa na primeira página do Google” custa R$ 10,00. Esse é um evento que está agendado para ocorrer em Recife (PE) na segunda quinzena de fevereiro. Se você pode participar, ótimo! Se não pode, verifique quando haverá algo semelhante na sua região.

Simples, não é? Então, não perca tempo, pois as transformações estão chegando, o mundo está cada vez mais digital. Sua empresa será bem sucedida na medida em que receber dedicação da sua parte.

Deixe uma resposta