Sucesso nos negócios é sinônimo de aprendizagem. Porque conquistar segurança diante das próprias decisões demanda conhecimento. Falta de tempo para se aprofundar mais no que é ser microempreendedor individual (MEI) não serve como justificativa. Os mesmos recursos tecnológicos que você usa para jogar ou interagir com pessoas podem ser usados para estudar, se reinventar como MEI.

A modalidade de ensino conhecida como educação à distância (EAD) é um grande propulsor de negócios. Tanto o MEI quanto quem pretende ser MEI não precisam se distanciar da empresa para se aprimorar. Estudam no local que desejarem, sem precisar enfrentar trânsito. Dependendo do curso ou oficina, você precisa apenas de um smartphone.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição particular que pretende contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo no país. O Sebrae tem sede em Brasília, mas também conta com pontos de atendimento em 27 estados brasileiros. Nesses pontos de atendimento, empreendedores podem participar de cursos e seminários. No entanto, o foco do nosso artigo são cursos oferecidos pelo Sebrae na modalidade EAD.

Como saber qual é o curso mais adequado para o MEI?

A resposta para essa pergunta depende, em primeiro lugar, da fase em que você está. Você já é MEI? Está planejando abrir um negócio, mas quer estudar antes? A lista de cursos EAD do Sebrae é enorme: 96 cursos. Mas você pode selecionar o curso mais adequado de acordo com o seu momento. Você escolhe o filtro “Quero abrir um negócio” ou o “Já tenho um negócio”.

Dentro da opção “Quero abrir um negócio” você vai encontrar 37 cursos. Vamos supor que você fique interessado no curso “Fluxo de caixa”. Muito bem, você escolheu um tópico importante, pois vai aprender como oferecer uma gestão financeira segura para o próprio negócio. Esse curso tem duração de 3 horas e você terá até 15 dias para concluí-lo.

Se você está no momento “Já tenho um negócio”, você encontra cursos EAD como esses:

  • Estratégias de vendas para o comércio eletrônico
  • Já sou empresário. E agora?
  • Como construir uma loja virtual
  • Boas práticas no serviço de alimentação

Modernidade nos cursos EAD Sebrae para MEIs

Pode ser que você acabado de abrir um micro empreendimento que tem a ver com tradição. Exemplos: serviço de restauração de instrumentos musicais ou oficina de produção de cachaça. Nada impede que você agregue modernidade à sua ideia. Por exemplo, abrir seu negócio para as inovadoras ferramentas digitais.

Não conhece as ferramentas? Os cursos EAD Sebrae te capacitam a entender essas ferramentas úteis e poderosas para fazer seu negócio deslanchar. Por que não ter um site para divulgar seu negócio? É possível aprender a construir uma página fazendo um curso EAD Sebrae.

E por que não ter como aliada uma startup digital? A Conta Simples, diferentemente de bancos e agências de crédito, é uma instituição de pagamento. Disposta a apresentar soluções administrativas para MEIs e pequenos empresários, a Conta Simples oferece abertura de conta digital para pessoa jurídica (PJ). Isso porque ela está ciente dos entraves aos quais os bancos convencionais submetem os microempreendedores. Uma das vantagens de ser correntista PJ de conta digital é usar aplicativos de celular para realizar pagamentos e transferências. E não pagar por taxa de manutenção.

Se sua microempresa atua no setor de prestação de serviços, a Conta Simples também é uma alternativa viável. Você poderá receber pagamentos dos seus clientes através de maquininha de cartão, ou através de envio de dinheiro ou através de TEDs. Tudo isso sem cobrança daquelas tarifas altas que acabam dificultando o crescimento do negócio. Moderna e antenada com o mundo contemporâneo: assim será sua empresa.

Cursos EAD Sebrae para MEIs já consolidados no mercado

Você já tem estrada como MEI, aprendeu bastante, mas deseja expandir seu empreendimento. Com sensatez e conhecimento, claro. Sim, o Sebrae oferece vários cursos que abordam assuntos mais direcionados para a expansão, inovação e conquista de novos clientes.

Por exemplo, no curso “Liderança: como desenvolver times de alta performance”, você aprenderá como é o desempenho de um bom líder e as estratégias que ele deve usar. Já no curso “Planejamento para inovar”, você tem acesso a ferramentas de criatividade que trarão inventividade e ousadia para a empresa sem que ela corra riscos.

Para MEIs que já prestam serviços como guia em viagens e passeios ou exercem atividades como anfitrião para turistas, alguns cursos EAD Sebrae que podem ser benéficos:

  • Turismo receptivo
  • Meios de hospedagem

Ambos os cursos têm duração de apenas 6 horas e permissão para serem completados em até 15 dias.

Gratuidade dos cursos EAD Sebrae para MEIs faz diferença

Proporcionar gestão financeira eficaz faz com que o MEI tenha uma carreira longa e próspera. Então, o Sebrae é um forte ponto de apoio para MEIs, pois seus cursos são inteiramente gratuitos. Não há cobrança de matrícula nem de mensalidade. Você deve apenas se cadastrar, informando seu CPF e outros dados.

Aprendizado é investimento e, ao contrário do que acontece em outras organizações, no Sebrae o MEI não tem custo algum. Portanto, o que não for investido no curso, pode ser alocado para aumentar a lucratividade do negócio.

Por outro lado, saiba fazer sua empresa crescer ao deixar, por exemplo, de pagar anuidade de cartão de crédito. Sim, se sua conta corrente é digital, por que o cartão de crédito não pode ser digital também? Um cartão de crédito digital pré-pago e gratuito. Acesso à fatura via celular sempre que você quiser.

Empreendedores de verdade conhecem o real valor do próprio trabalho. São os vanguardistas, os sintonizados com o futuro. Seja um deles!

Um comentário em “Cursos EAD Sebrae para MEIs

Deixe uma resposta