Obter investimento para a sua empresa é muito importante, especialmente quando o negócio está se desenvolvendo, ou quando precisa de capital para montar o seu negócio. No entanto, quando precisamos de capital para investir na nossa empresa, o empréstimo bancário pode não ser a melhor opção.

Os empréstimos têm muita burocracia, envolvem o pagamento de juros, e a verdade é que não oferecem muitas vantagens. Apesar disso, ter um negócio implica, muitas vezes, ter de arranjar dinheiro para crescer e se desenvolver.

Então, qual a melhor forma de obter capital para investir na empresa? Aquelas que não envolvem instituições financeiras.

Tipos de investimento que pode conseguir para sua empresa

Muitas vezes, principalmente numa fase inicial, a maior parte das empresas consegue investimentos da família e dos amigos. Estas pessoas são aquelas que mais acreditam em você, e sabem qual o seu potencial.

Mas assim que o negócio começa crescendo, se torna necessário obter outros investimentos, os quais não poderão mais ser obtidos no nosso grupo íntimo de relacionamentos. Existem algumas opções válidas, entre as quais destacamos:

  • Investidor Anjo – Pessoas físicas com economias procurando negócios para investir esse dinheiro. Geralmente essa pessoa só aplica o dinheiro em alguma área de atuação em que se sinta confortável. Por isso, a maior parte dos investidores anjos também tomam parte nas decisões.
  • Aceleradora – Nesse caso falamos de uma organização. Esta fornece o espaço de trabalho e dá capacitação (treinamento), além do dinheiro em troca de uma participação na empresa.
  • Crowdfunding – Um grupo de pessoas acredita em seu projeto e coloca dinheiro na sua proposta. É quase como uma vaquinha eletrônica.

Vejamos um pouco mais em detalhe como funcionam os vários tipos de investidores.

Sócio investidor

Aqui a ideia é procurar um parceiro de negócios, um sócio investidor que tenha interesse no seu negócio e se mostre disponível em investir algum capital.

Neste caso, como falamos de um sócio, no sentido literal da palavra, é muito importante encontrar alguém que tenha sua total confiança e que demonstre experiência no negócio. Afinal de contas, a partir do momento em que a parceria é celebrada, ele tomará decisões dentro da empresa. Dependendo do investimento, ele poderá se tornar mesmo no principal acionista.

Rodadas de Investimento

Esta é uma forma de conseguir investimento mas sem perder o controlo e ações da empresa. A ideia é pedir um investimento que depois retorna aos investidores com juros acrescidos ao valor inicial. Apesar de, neste caso, os investidores não serem sócios, é comum que façam parte da tomada de decisões dentro da empresa.

As rodadas de investimentos são feitas reunindo potenciais investidores, depois de feita uma avaliação da empresa. Durante a reunião você faz a sua apresentação e a sua proposta.

Crowdfunding

São plataformas de empréstimo coletivo onde poderá fazer uma solicitação de recursos mediante apresentação do seu negócio. Aqui, os potenciais investidores fazem uma avaliação do negócio e dão uma quantia estipulada por eles mesmos.

Se optar por essa solução, reúne o capital desejado e retorna com os lucros no prazo estipulado.

Como se preparar para pedir investimento

Agora que sabe as melhores formas de conseguir um investimento para a sua empresa, é importante saber se preparar para conseguir melhores resultados. Tem de ter em mente que está a apresentar o seu negócio, a vender a sua ideia para conseguir captar a atenção dos investidores, ou potenciais investidores.

Como tal, é necessário seguir alguns passos importantes para ser bem-sucedido. Veja como fazer para conseguir um bom investimento para o seu negócio.

Pitch

Para convencer os investidores que eles estão fazendo um bom negócio investindo em sua empresa, o mais importante é montar uma apresentação boa, mas rápida, que não canse quem está assistindo.

Um ponto crucial é mostrar para os investidores que o seu negócio tem potencial de escala. Isso alicia para os ganhos futuros e, com certeza, eles se sentirão mais tentados em colocar capital em sua empresa.

É imprescindível que esteja preparado, com um discurso bem articulado, pensado em todos os aspectos.

Insumos e Equipe

A sua equipe tem de estar ciente que a empresa está buscando investidores, e eles têm de ter em mente a importância desses investimentos para o crescimento da organização. Como tal, é muito importante preparar todos os trabalhadores para essa nova fase.

Ter um espírito de equipe forte, adotando um discurso de união, é crucial nesse momento. Não faça especulações sobre o que pode acontecer no futuro.

É também importante se preparar quanto aos insumos. Muito provavelmente será necessário adquirir novos equipamentos ou mudar de infraestrutura.

Valor

Muitos empreendedores acabam pedindo mais dinheiro do que realmente precisam quando buscam investidores para as suas empresas. Esse é um dos maiores erros que pode cometer. Não deve pedir nem dinheiro a mais, nem dinheiro a menos.

Quando pede dinheiro a menos do que precisa, o risco de falhar é muito alto, e todos perderão dinheiro, tempo, e esforço. Mas pedir dinheiro a mais também não favorece a sua empresa. Isso pode gerar um grande desconforto nos investidores, e pode acabar não conseguindo o investimento que tanto precisa.

Legalidade

É importante se assegurar que tudo corre como o planejado. Assim sendo, é imprescindível ter um bom advogado orientando todo o processo de investimentos.

Aqui vale perder tempo com acordos de confidencialidade, documentos de propriedade intelectual, patentes, marca, licenciamentos de softwares, e outros documentos.

O que apresentar para conseguir investimento?

Quer esteja buscando um investimento com um investidor, quer esteja procurando um empréstimo junto do banco, é importante demonstrar o valor da sua empresa.

Se o seu negócio está no início, é importante ter em mente que uma grande porcentagem da decisão reside no empreendedor. Isso porque ainda não existem resultados, então não há uma base de faturamento que possa ser avaliada pelas instituições financeiras ou pelos investidores.

Tem de ter um discurso fluente, forte, bem organizado, que demonstre quais os problemas que o seu produto/serviço vão resolver, e qual a probabilidade de dar certo. É ainda fundamental que diga diretamente o que espera dos seus investidores, ou eles acabam não sabendo o que espera deles.

Nessa fase inicial, é muito provável que nenhum banco lhe dê o que precisa. Geralmente eles só trabalham com empresas que estejam consolidadas. E mesmo que lhe concedam um empréstimo nessa fase, os juros serão bem superiores, pois os riscos são maiores.

Sendo assim, se está ainda iniciando o seu negócio, o melhor é procurar um investimento fora dos bancos e instituições financeiras. As opções que demos anteriormente são excelentes para qualquer estágio do negócio, e poderá ser uma boa solução se queremos crescer sem estar dependentes da burocracia desse tipo de instituição.

Gostou desse artigo? Não deixe de ler os nossos outros artigos com dicas ótimas para fazer o seu negócio se desenvolver!

Deixe uma resposta