Você já ouviu falar das fintechs?
Se ainda não ouviu falar delas, provavelmente ouvirá muito em breve, mas é bem provável que já tenha ouvido algo a respeito das contas digitais ou das contas de pagamento.

Vamos tentar entender melhor o que são as fintechs, as diferenças entre elas e os bancos, além das vantagens e das desvantagens de cada um, para que você possa escolher melhor entre um banco e uma fintech, entre uma conta corrente e uma conta de pagamento ou uma conta digital, para você ou para a sua empresa.

O que são as fintechs?

Nos últimos anos começaram a surgir empresas que atuam no mercado financeiro e que foram chamadas de fintechs. Este nome vem da junção em língua inglesa das palavras “tecnologia” e “financeiro”, ou “financial” e “technology”, pois sua principal característica é a de atuarem no mercado financeiro utilizando para isso os recursos tecnológicos mais atuais.

São startups que chegaram ao mercado financeiro oferecendo o seu principal produto que são as contas de pagamento, que também são contas digitais. Como não são vinculadas a um banco, o uso dessas contas digitais é 100% online, o que significa que o cliente desse tipo de conta pode realizar todas as operações e movimentações financeiras, pessoais ou da sua empresa, utilizando um smartphone, um tablet, um notebook ou um desktop.

O sucesso das contas de pagamento oferecidas pelas fintechs começou, nos últimos dois anos, a chamar a atenção dos próprios bancos, ao ultrapassarem, hoje em dia, 1 milhão de contas digitais abertas em todo o país. Alguns bancos criaram as suas próprias contas digitais, em uma tentativa de atingir parte desse público conectado.

Eles criaram e extinguiram produtos a partir daí e alguns bancos mantém hoje as suas chamadas contas digitais, sem que elas ofereçam nada além do que já era oferecido pelo seu internet banking, mas não são 100% digitais.

Diferenças entre um banco e uma fintech

Os bancos tradicionais possuem as agências bancárias como principal forma de contato e atendimento a seus clientes. Para abrir uma conta bancária é necessário se dirigir à uma agência mais próxima de sua casa ou de seu escritório, ou ainda outra de sua preferência, munido da documentação que normalmente é exigida. Se um problema surgir em sua conta, é provável que o cliente precise ir novamente à sua agência para resolvê-lo.

Atualmente os bancos investem muito em seus atendimentos online e em seus internet banking. Com isso, um grande volume de operações e atendimentos que eram realizados apenas pela agência agora são também resolvidos de forma online.

Com as fintechs, a sua conta não está vinculada à nenhuma agência e nenhum tipo de ambiente físico. Para abrir uma conta de pagamento com uma fintech, o cliente só precisa de um smartphone. A partir da abertura, todas as outras operações financeiras e atendimentos são realizados também no ambiente online. O cliente de uma conta de pagamento ganha muito em praticidade, rapidez, segurança, transparência e em alguns casos como o da Conta Simples, em melhores tarifas pelos serviços.

As contas digitais podem ser oferecidas tanto pelos bancos como pelas fintechs, mas somente essas últimas realmente fazem jus ao nome, pois as contas digitais oferecidas pelos bancos não possuem atendimento e serviços totalmente no ambiente online e por isso nem deveriam ser chamadas de contas digitais. Entenda melhor:

Conta corrente digital: Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais passaram a oferecer produtos chamados por eles de contas digitais, para atingir esse público que não dispensa a tecnologia. Alguns deles até conseguem oferecer a maioria de seus serviços no ambiente online, mas como não deixam de ser bancos, haverá sempre algum serviço, solicitação ou resolução de problema que vai continuar dependendo da presença em uma agência bancária.

Conta de pagamento digital: Fintechs

As fintechs oferecem as contas de pagamento, que são contas totalmente digitais, ou seja, cujas operações e serviços são realizados 100% no ambiente online. O cliente pode usar seu smartphone em qualquer hora e qualquer lugar, para realizar uma movimentação financeira ou ter acesso às suas movimentações em tempo real. O atendimento nessas contas também é diferenciado e totalmente online.

Existem somente três coisas que os bancos oferecem e que as fintechs não:

  • Talões de cheques
  • Operações de crédito
  • Aplicações

Ainda assim, o cliente de uma conta de pagamento pode, por exemplo, descontar seus cheques recebidos fotografando-os. Para as demais operações do dia a dia de uma pessoa física ou jurídica, as contas de pagamento digitais são a solução mais moderna e menos burocrática do mercado financeiro atual!

A solução das fintechs

Dirigir-se a uma agência bancária para resolver problemas financeiros é algo que já é completamente ultrapassado. Queremos resolver nossos problemas e realizar nossas atividades do dia a dia cada vez mais utilizando a internet, então nada melhor do que uma conta digital para nos ajudar com nossas vidas financeiras, de forma muito mais prática e fácil!

 

Um comentário em “Fintechs vs Bancos

Deixe uma resposta