O mercado de trabalho está passando por grandes transformações. Ao mesmo tempo em que alguns empregos estão simplesmente desaparecendo, outros estão surgindo. Ocupações que no passado só serviam para descolar uma graninha extra se transformaram em carreiras de sucesso. Nesse cenário, o destaque vai para o trabalho de freelancer.

Trata-se de uma modalidade de trabalho realizado geralmente à distância, através da internet. Os freelas, como são conhecidos os profissionais que atuam nessa área, são independentes e fazem seu próprio horário. Podem trabalhar de terno ou de pijama, desde que possuam uma boa conexão de internet.

Por lidarem com um grande número de clientes, os freelancers precisam de ferramentas para gestão e organização de tempo e recursos. Os prazos são os piores inimigos de um freela. O orçamento que possuem é variável, crescendo e diminuindo conforme a demanda de pedidos em determinado mês.

Para conseguir economizar na hora de fazer transações, os freelancers dão preferência para as contas digitais. Elas, além de serem mais práticas, permitem o envio e recebimento de dinheiro por um custo bem mais baixo do que o cobrado pelos bancos tradicionais. Existem opções de conta com custo zero, inclusive.

Por que a conta digital pode ajudar o freelancer

Se você é freelancer ou um profissional independente, que lida constantemente com transações financeiras, a conta digital pode ser a melhor opção para gerir o seu negócio. Esqueça o transtorno de ter que se deslocar até uma agência bancária para ter que depositar uma grana ou pagar uma conta. Faça tudo através do seu aparelho celular.

As contas digitais são criações modernas, tendo surgindo após o avanço da internet e dos meios de comunicação virtuais. As fintechs, empresas que unem tecnologia e serviços financeiros, são as responsáveis por dar vida à maioria das opções de contas digitais presentes no mercado.

Até mesmo os bancos estão lançando suas próprias contas digitais, temendo perder espaço para esses novos players. A grande verdade é que eles já perderam, só não se deram conta disso ainda. Essa nova modalidade de conta oferece várias vantagens para os clientes, sendo bem diferente do modelo de conta adotado pelos bancos tradicionais.

Veja só o que um freelancer precisa enfrentar no seu dia a dia:

  • Múltiplos clientes, o que resulta em múltiplas fontes de pagamento;
  • Necessidade de avaliar a situação financeira constantemente, em razão da variação entre os ganhos durante o mês;
  • Contas para pagar, incluindo internet, despesas pessoais e lazer;
  • Reserva de hotéis e outras habitações, já que estão sempre viajando.

Uma conta tradicional simplesmente não resolve os problemas enfrentados pelos freelancers. Eles estão em um ritmo muito mais acelerado do que o trabalhador comum e por isso precisam de um serviço que esteja sempre disponível, em qualquer lugar, e com valores baixos, para garantir a economia.

O que é uma conta digital

Talvez você esteja se perguntando o que é uma conta digital. Será que existe tanta diferença assim para uma conta convencional? A resposta é sim! Uma conta digital funciona de forma quase que exclusiva pela internet. O método de acesso preferido é através do celular. Isso significa que você deve possuir o aplicativo da conta instalado.

Todas as transações financeiras realizadas no banco convencional podem ser realizadas através da conta digital. Pagar contas, fazer transferências, pedir empréstimo e até mesmo abrir a conta bancária. Tudo sem a necessidade de assinar papelada, enviar documentos físicos ou passar por análise de crédito.

Algumas empresas de abertura de conta digital para Pessoa Física, como é o caso do Nubank, permitem a abertura da conta em questão de minutos. O cartão é criado e entregue diretamente na residência do cliente. O cartão físico é só uma praticidade, uma vez que todos os serviços podem ser realizados sem ele.

Benefícios da conta digital

Quem trabalha como freelancer, formalmente ou não, pode se beneficiar e muito da conta digital. Primeiro, ela é uma verdadeira agência bancária que cabe dentro do bolso. Não importa onde você for, se estiver com o celular nas mãos pode ficar tranquilo com relação aos assuntos financeiros.

Outro ponto de relevo – bem importante mesmo – diz respeito às taxas. Se você tem uma conta em banco, sabe como eles gostam de cobrar por qualquer serviço realizado. Uma simples transferência via DOC ou TED pode custar aproximadamente R$10,00 na maioria das instituições. Imagine precisar fazer cinco, dez transações por mês. O resultado pode ficar salgado.

As contas digitais praticamente acabam com esse problema. Algumas das opções disponíveis no mercado não cobram taxas de manutenção, e taxas reduzidas de transferências. Mas tome cuidado, algumas limitam o número de transações gratuitas, ao passo que outras deixam tudo ilimitado. Para quem deseja economizar, essas últimas são as melhores.

A burocracia para ter uma conta digital também é muito menor. Na verdade, o processo é tão simples que qualquer pessoa consegue fazer. Só de poder abrir a conta pelo celular já é um grande avanço. Quem é freelancer sabe como o tempo é valioso. Os jobs não podem esperar!

Vale a pena ter uma conta digital?

Com base em tudo que falamos sobre o assunto, é possível afirmar, sem erro, que a conta digital é a melhor opção para freelancers e profissionais liberais em geral. São muito mais práticas e baratas. Se você procurar bem, vai encontrar opções de contas digitais que oferecem até mesmo mimos, como cartão de crédito ou descontos em hospedagens e viagens de avião.

A Conta Simples é uma conta de pagamentos digital, sem custos de manutenção e que oferece os serviços que você precisa para operar, como transações via TED e boletos, além de disponibilizar um cartão de crédito para uso empresarial. Por ser pré-pago, você nem precisará se preocupar com faturas. Basta depositar uma grana e usar como quiser, para pagar suas despesas como PJ.

Se você já é cliente de alguma instituição financeira tradicional, a dica é que você crie uma conta digital, mas sem cancelar o seu contrato atual. Com a experiência de uso, decida o melhor momento para se tornar 100% digital. Dessa forma você terá tempo para avaliar qual a melhor opção para o seu negócio. Conta digital para freelancers

Deixe uma resposta