O papel do CFO na construção de um time financeiro eficiente

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nos dias de hoje, não é novidade que o mundo do trabalho vem exigindo cada vez mais um time financeiro eficiente. 

Seja para trazer mais retorno, seja para contornar momentos desafiadores, o fato é que o departamento financeiro precisa de uma boa liderança, principalmente aquela que saiba orientar e impulsionar o crescimento de pessoas e do próprio negócio. 

Nesse caso, o responsável por esse papel é o CFO (Chief Financial Officer), profissional que, além de controlar os gastos, trabalha com estratégias alinhadas ao negócio para gerar mais desenvolvimento para a empresa.

E sabe o que mais? Ele precisa ter certas habilidades para formar um time financeiro eficiente e que dê apoio a essa tarefa. 

Continue a leitura e veja que tipo de atitude esse líder pode ter, de acordo com o João Eduardo Bergamo, CFO da Vee Benefícios, para construir equipes de grande desempenho. Ele abordou esse tema no Papo com CFO, da Conta Simples.

trabalho em equipe para um time financeiro eficiente
Mohamed Hassan, por Pixabay

Como construir um time financeiro eficiente

Tenha uma boa comunicação

Usar e abusar da comunicação sempre foi uma recomendação para as lideranças de times, e com o time financeiro, não poderia ser diferente. Esse direcionamento se intensificou com a chegada da pandemia, que colocou grande parte das equipes em home office e demandou mais reuniões para manter todo mundo na mesma página. As ferramentas tecnológicas fizeram a sua parte e aproximaram os times com uma grande diversidade de recursos. Isso tudo reforçou a importância de deixar canais abertos com os liderados, assim como uma boa interação com a equipe para ter um time financeiro alinhado e trabalhando de forma efetiva.

Cultive a autonomia

Outra coisa que ajuda bastante a construir um time financeiro eficiente é quando a liderança dá autonomia para a equipe e cobra responsabilidade. Lembre-se de que essa postura ajuda a desenvolver as pessoas e motiva quem está sendo liderado dessa forma, porque o profissional se sente parte do negócio e percebe que suas opiniões estão contribuindo com alguma iniciativa.  

Leia também: De gerente a CFO: o que você precisa saber para chegar lá

                             CFO do futuro: novos desafios exigem novas soluções

Trabalhe em conjunto com a tecnologia

Os avanços tecnológicos são responsáveis por inúmeros benefícios para os times financeiros. No mundo dos negócios, tempo é dinheiro, por isso utilizar ferramentas que facilitem o dia a dia de trabalho, com o armazenamento de informações de maneira organizada e categorizada, pode fazer o time trabalhar de forma mais eficiente. Diante disso, é importante ficar antenado e saber o que pode ser incorporado para otimizar as atividades da equipe.

A Conta Simples pode ajudar muito nesse aspecto, porque ela é uma plataforma que auxilia na organização e na visibilidade da gestão das despesas. Ela também conta com múltiplos cartões corporativos que trazem paz para os times financeiros e ganho de tempo para uma atuação mais estratégica. Vale a pena conferir!

Leia também: Guia essencial de ferramentas para times financeiros

Entenda: descentralizar é preciso

Um modelo descentralizado de trabalho facilita muito a vida de quem exerce as funções dentro do departamento financeiro. As coisas fluem e funcionam de forma melhor, já que os times têm mais autonomia para gerenciar seus gastos. Lembre-se de que a descentralização traz inúmeros benefícios para a equipe, inclusive ganho de tempo e agilidade nos processos.

Adapte-se e não tenha medo do novo 

A capacidade de se adaptar a diferentes cenários é outro ponto que se destaca quando o assunto é o papel do CFO na construção de um time financeiro eficiente, afinal, essas equipes vivem em constante mudança e precisam rapidamente se adequar ao novo a todo momento. Ter esse jeito mais dinâmico e maleável pode realmente ajudar tanto a liderança quanto os profissionais que atuam em cargos mais operacionais.

Faça acontecer

O perfil de sair da cadeira e interagir mais com os outros times também acarreta em uma gestão financeira mais eficiente. A postura de um CFO que busca mais integração e a solução de problemas de uma forma mais ativa contribui bastante para o engajamento da equipe e a realização de um trabalho mais ágil.

Registre e documente

Sabe aquela cultura de documentação que muitas vezes pode parecer chata e burocrática? Então, é ela que pode facilitar o aprendizado de novos entrantes nos times financeiros e ser uma fonte de conhecimento para a própria empresa. Por isso, não deixe de lado essa prática e documente os processos que acontecem dentro do financeiro. Certamente, isso vai ser uma mão na roda na hora em que pessoas novas chegarem na equipe ou algum funcionário deixar o time.

Bom, deu para notar que com algumas condutas o CFO pode construir um time financeiro eficiente e de destaque dentro da empresa, certo? O importante é encarar os desafios e tirar o melhor aprendizado deles. Assim, vai ser possível destravar o crescimento pessoal e ajudar na expansão do negócio.

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.