CFO as a service nas startups

CFO as a service para empresas: conheça as vantagens

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já pensou em organizar a gestão financeira do seu negócio sem precisar contratar um Diretor Financeiro? Conheça as vantagens que o modelo de CFO as a service traz para as empresas. 

Uma boa gestão financeira é o pilar que mantém uma empresa saudável, mas também pode ser o calcanhar de Aquiles de quem empreende. Por conta disso, soluções que visam a manter a qualidade e a economia em equilíbrio dentro das startups vêm ganhando espaço no mercado. 

É o caso do CFO as a service, um recurso financeiro que supre a necessidade de contratação de profissionais –  como CFOs e analistas – e que apoia as companhias na gestão operacional, tática e estratégica, promovendo economia e crescimento do negócio.

O que é CFO as a service?

Quando uma empresa é criada, logo surge a necessidade de contratar um Diretor Financeiro para administrar as finanças. No entanto, esse pode ser um dos recursos mais caros do quadro empresarial, além de uma das posições mais ociosas nos primeiros anos de vida da companhia. É por isso que o CFO as a service surge como uma solução eficiente para a gestão financeira do negócio.

O CFO as a service nada mais é que um recurso de compartilhamento de gestão financeira. É uma parceria de alto valor que funciona basicamente como ter um Diretor Financeiro cujo conhecimento é aplicado em diversas companhias, sem a necessidade de atuação em tempo integral. 

Embora seja um conceito relativamente novo no Brasil, a busca por CFO as a service para empresas vem ganhando espaço de maneira acelerada no país, sobretudo entre startups. A razão é o custo/benefício. Afinal, a eficiência e a economia que o modelo gera permite que os empreendedores se beneficiem de um recurso de qualidade para o crescimento de seus negócios.

No dia a dia, o modelo de CFO as a service é responsável por analisar e executar todas as atividades e os processos financeiros. Além de mapear as necessidades atuais e futuras da companhia de acordo com os seus objetivos.

O recurso reduz os custos de contratação de um CFO (ou diretor) e de um analista em tempo integral, ao mesmo tempo em que mantém a visão e o controle financeiro em equilíbrio. O resultado: mais energia e recursos para a escalada do negócio.

CFO as a service

Benefícios do CFO as a service para empresas

A economia gerada ao dispensar a contratação de um profissional full time é uma das principais vantagens do CFO as a service. Mas não é a única. O modelo de negócio conta ainda com uma metodologia padrão e as melhores práticas do mercado, o que traz uma série de benefícios para as empresas: 

  • Otimização de tempo com uma solução altamente inteligente cuidando das demandas financeiras, seu time tem mais tempo para se dedicar a outras atividades e pensar em ideias para o crescimento da empresa.

  • Visão ampla sobre a situação da empresa, uma vez que contar com um CFO as a service possibilita fazer análises financeiras e gerar insights sobre o negócio.

  • Curva de aprendizado mais rápida do que a de um profissional interno, pois o recurso já traz consigo as boas práticas e insights do ecossistema.

  • Aprimoramento financeiro: a solução é capaz de entregar projetos financeiros alinhados às suas necessidades, além de elaborar sistemas de controle, processos e métricas para o dia a dia da empresa.

  • Apoio na tomada de decisões, auxiliando os gestores em momentos importantes, como a escolha de melhor proposta de compra e novas oportunidades de negócio.

  • Gestão e planejamento: além de fazer a gestão financeira, o CFO as a service auxilia no controle e correção do fluxo de caixa, fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

  • Análise de processos: ao avaliar como os processos são conduzidos pelo seu time, em combinação com os dados que a empresa possui, você tem visão de controles internos que precisam ser adotados para manter a empresa operando corretamente.

 

Colocando o modelo de negócio em prática

Agora que você já sabe como funciona o CFO as a service, já pensou em colocar tudo isso em prática no seu negócio? 

Um exemplo de CFO as a service disponível no mercado é o da Triven, startup que oferece soluções de finanças, investimento e consultoria para personalizar e fortalecer a gestão financeira de startups e estimular o crescimento do ecossistema de inovação. 

A solução combina tecnologia, serviço premium e dados proprietários para analisar informações e orientar na tomada de decisões estratégicas. Assim você tem acesso a resultados de maneira mais ágil, além da vantagem de contar com a expertise de um serviço já utilizado e reconhecido por outras empresas pelo país.

Ao confiar atividades como a elaboração de relatórios financeiros e a interface com a estrutura de contabilidade a um CFO as a service, você e o seu time têm mais tempo para se dedicar ao que mais importa: o crescimento do seu negócio.

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.