Case Polishop: como Appolinário criou uma máquina de sucesso

Veja as explicações de João Appolinário, fundador da Polishop, sobre estratégias omnichannel e multicanal e algumas lições aprendidas pelo empreendedor ao longo de sua trajetória profissional.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest

Uma empresa que oferece uma experiência única e consistente a todos os clientes, independente do canal em que atua. Essa é a proposta da Polishop, varejista brasileira fundada em 1996, por João Appolinário.

Com um faturamento anual estimado em mais de 1 bilhão de reais, a Polishop surgiu com uma estratégia de Marketing inovadora para sua época. 

No fim da década de 90, João começou um negócio que vendia 30 produtos por meio de infocomerciais na TV. A ideia era explicar de forma detalhada o produto e despertar nas pessoas o interesse em adquiri-lo. Para isso, comprava espaços na TV em canais de pouca expressão.  

Assim, criou uma máquina de sucesso, baseada em uma estratégia omnichannel. Pouca gente sabe, mas existe uma diferença entre esse tipo de estratégia e a estratégia multicanal. Você sabe distingui-las? Então, acompanhe a seguir a explicação do próprio Appolinário sobre isso e alguns insights desse empreendedor.

appolinário da polishop

Qual é a diferença entre uma estratégia omnichannel e uma estratégia multicanal?

Segundo João Appolinário existe uma grande diferença entre a estratégia omnichannel e a estratégia multicanal.

Na estratégia omnichannel, todos os canais da empresa falam uma única coisa. Não existe uma concorrência entre eles, porque existe uma integração. O cliente tem contato com uma única oferta, e o objetivo é melhorar a experiência desse cliente com a empresa. Esse é o modelo da Polishop.

Já na estratégia multicanal, os canais de venda de produtos são variados e não existe toda essa preocupação ao redor do cliente e da integração. 

Como a inovação pode surgir no dia a dia da empresa?

Muita gente por aí acha que a inovação é algo muito difícil de ser praticado no dia a dia das empresas. Para essas pessoas, a resposta de Appolinário é bem simples e uma coisa em que ele sempre acreditou: “inovar é questionar o que existe”.

Ele mesmo fez isso quando fundou a Polishop e passou a entender a importância de vender benefícios que trazem valor para os seus clientes. Por isso, a dica deixada pelo empreendedor é que você pode inovar naquilo que você já faz. Não é preciso inventar a roda ou alguma coisa extremamente complexa para colocar em prática a inovação. Aquilo que já é feito pode trazer grandes oportunidades para os negócios. 

3 áreas que prometem, de acordo com Appolinário

Além de todos esses pontos levantados, o fundador da Polishop também lembra que existem três áreas promissoras, atualmente, no contexto em que a gente vive.  

  1. Beleza – porque cada vez mais as pessoas estão mais vaidosas;
  2. Saúde – porque cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde;
  3. Tempo – porque ele é sagrado para todos. 

“Valorize essas três coisas e entregue pelo menos uma delas para seus clientes”, destaca Appolinário.

A relevância do óbvio

Para finalizar, Appolinário também aponta a importância de explorar determinados aspectos com os clientes. “Não deixe de falar o óbvio. O que é óbvio para você nem sempre é para o seu cliente”, esclarece o empreendedor.

Resumindo

Deu para perceber que João Appolinário tem grandes lições para compartilhar, certo? Ao longo de sua trajetória profissional ganhou experiência e construiu uma verdadeira máquina de sucesso com a Polishop e sua proposta inovadora.

Para ele, é importante oferecer algo exclusivo, de qualidade e que apresente um benefício claro para o cliente. 

E você? Pronto para colocar tudo isso em prática no seu negócio?

Índice

    Material Gratuito

    Kit do Gestor Financeiro

    Navegue pela era digital da gestão financeira de forma estratégica com esse kit que conta com
    um box de livros digitais + duas planilhas inteligentes e um infográfico completo
    para evitar os gastos fantasmas!

    Kit do Gestor Financeiro (Planilhas + Ebook + Infográfico)