Como a inovação pode acontecer no dia a dia do financeiro?

Confira as dicas dos cofundadores da Conta Simples e da Accountfy de como é possível colocar em prática a inovação no dia a dia do financeiro.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Um relatório produzido pela Gartner no ano passado mostrou que 70% dos boards de diretores esperam acelerar iniciativas e estratégias na área digital depois que a pandemia forçou rápidas mudanças em muitos setores e em diversos comportamentos. 

No financeiro, isso não é diferente, por isso a gente vê muita empresa por aí sabendo da importância de colocar em prática a inovação mas com alguns receios de sair da zona de conforto e testar novas possibilidades. 

“A área financeira cuida de uma das partes mais delicadas de uma empresa: o seu caixa. É difícil muitas vezes mostrar para as pessoas que sempre fizeram as coisas da mesma forma porque elas acham que podem perder alguma coisa se mudarem isso”, explica Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples, fintech que vem ganhando mercado com uma solução de conta digital, múltiplos cartões corporativos e sistema de gestão de despesas

O importante mesmo é não perder de vista que a tecnologia é uma realidade e, querendo ou não, ela já tem o seu espaço dentro de muitos times que otimizam seu tempo e transformam o trabalho em algo mais estratégico, com a riqueza dos dados e bastante inteligência por trás de processos.

Por isso, fica o alerta: “se o profissional não der espaço para a inovação, provavelmente o próximo passo dele será bastante complicado”, lembra Goldwasser Neto, CEO e cofundador da Accountfy, plataforma SaaS (Software as a Service) que transforma dados contábeis em informações gerenciais para tomadas de decisão. 

Como fazer a inovação acontecer no dia a dia do financeiro

Como, às vezes, esse assunto pode parecer bastante abstrato e ficar só no campo das ideias, o Simplifica resolveu trazer dicas desses grandes profissionais para ajudar a fazer a inovação acontecer no dia a dia do financeiro da sua empresa.

Segundo Rodrigo, é preciso começar com pequenos passos. “A minha orientação é começar devagar e não mudar tudo, 360 graus. Provavelmente, se você mudar tudo vai se perder e achar que a tecnologia não serve para a área de finanças”, recomenda o CEO da Conta Simples. 

Assim, é importante avaliar tudo que é feito dentro financeiro para identificar qual processo pode ter aquela mãozinha da tecnologia para melhorar o funcionamento. “Analise processo por processo e veja por qual deles é possível começar. Por exemplo, você pode começar pelo sistema de cobranças ou pela parte de planejamento orçamentário, automatização de pagamentos”, destaca Rodrigo, com algumas opções. 

O fato é que é preciso começar. O avanço certamente virá com o passar do tempo e de pequenas ações. “Para facilitar, eu escolheria um processo, procuraria uma solução no mercado que ajuda nesse sentido, faria uma cotação, pediria uma demo e referências para quem já utiliza essa tecnologia”, completa Tognini.

O resultado dessas iniciativas, de acordo com Rodrigo: grandes transformações no financeiro e a quebra de muitos paradigmas. “Quando você vê que a barreira vai caindo, as pessoas vão entendendo e percebendo a economia de tempo em determinados processos e perdem o medo de mudar.”

“Prova-se para a empresa que você garantiu eficiência em um processo e vai se ganhando crédito para as próximas”, conclui Goldwasser.

E você? Está pronto para dar os primeiros passos e deixar a inovação acontecer no dia a dia do seu financeiro? Conheça a Conta Simples e saiba como ela pode te ajudar com a gestão financeira da sua empresa.

Natália Plascak
Natália Plascak
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Jornalismo e tem um MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Trabalha com Marketing Digital desde 2017.
Natália Plascak
Natália Plascak
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Jornalismo e tem um MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Trabalha com Marketing Digital desde 2017.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!