PM3 & Conta Simples: organização que dá suporte ao crescimento

Especialista financeiro da edtech lista ganhos trazidos com uso da plataforma e reforça sua importância em momento de expansão da empresa
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

RAIO-X: PM3 

  • Setor: Cursos online
  • Tamanho: 0-50 funcionários
  • Stack financeiro: Paypal, Stripe e Conta Simples

Rapidez, facilidade e praticidade. Três palavras muito buscadas hoje em dia no mundo do trabalho e que poucos conseguem realmente utilizá-las em seus processos, certo? 

O financeiro da PM3, a edtech referência e especializada na formação de profissionais da área de gestão de produtos digitais no Brasil, encontrou tudo isso com apenas uma decisão: a de usar a Conta Simples.

Fundada em 2018 por Marcell Almeida, Bruno Coutinho e Dan Mark Printes, a PM3 foi parcialmente vendida em março de 2021 para o Grupo Alura, o maior grupo de educação na área de tecnologia no Brasil. Com as transformações do mercado, ela não pára de crescer, já que os cursos online de tecnologia e produto no Brasil estão ganhando cada vez mais espaço. 

Ao todo, 25 funcionários fazem toda a engrenagem da empresa funcionar. “Em junho do ano passado, eram apenas nove pessoas. Mas, o pessoal aqui está bem empenhado em continuar a fazer o negócio crescer”, lembra Roberta Marton, assistente financeiro da empresa. 

Quando Roberta entrou para fazer parte da equipe (no segundo semestre de 2021), não fazia muito tempo que o CEO da empresa, Marcell, tinha aberto a conta na Conta Simples. Basicamente, eles precisavam de uma solução que fizesse um controle melhor no financeiro e que tornasse os processos mais ágeis dentro da área. 

“O negócio estava crescendo, e precisávamos de algo fácil para verificação dos depósitos de pagamentos dos cursos. A conta na Conta Simples veio para resolver isso e dar acessibilidade, autonomia, agilidade e ajudar nesse processo de crescimento”, explica Roberta.

Atualmente, as operações no financeiro da PM3 são feitas apenas pela própria Roberta. Segundo ela, além da Conta Simples, outros dois ERPs ajudam a organizar as tarefas. “Estou começando a estruturar tudo mesmo. Consigo tocar os trabalhos de forma tranquila, porque temos muitos processos automatizados. Usamos o Paypal, para operações internacionais, e o Stripe, que conversa diretamente com o e-Notas para a emissão das notas fiscais.”

Facilidade de uso e controle financeiro

Sabe aquela sensação de paz quando tudo está funcionando como deveria ser? Então, o financeiro da PM3 tem isso. “Quando comecei a trabalhar na PM3, outros dois bancos eram utilizados. Em um deles, tive que cadastrar um celular, e o pessoal precisou ir até uma agência para cadastrar esse número para fazer as movimentações. Quando fui fazer o primeiro pagamento, eu não tinha autorização para fazer a transação. Um usuário master era exigido para essa autorização. Na Conta Simples, essa autorização foi liberada rapidamente e, em um passe de mágica, consegui fazer as movimentações”, aponta Roberta. 

Roberta Marton, da PM3
Roberta Marton, da PM3

Para ela, a plataforma, tanto o aplicativo quanto o internet banking, é bem intuitiva e proporciona mais controle no financeiro com os múltiplos cartões. “Uma coisa que me chamou muita atenção na Conta Simples foi a possibilidade de ter múltiplos cartões, distribuí-los por departamentos e inserir um budget para cada um deles. Nunca tinha visto isso em outros bancos. Achei muito interessante porque a gente consegue fazer um controle bem próximo do que as pessoas estão gastando e do que podem gastar.” 

É importante lembrar que essa organização por centros de custo também deixa as coisas mais claras e facilita bastante na hora de identificar os gastos. “Dessa forma, acaba aquela história de pegar o cartão com um responsável e demorar muito tempo para fazer as compras necessárias. Com a Conta Simples, a pessoa faz a compra de acordo com o orçamento que ela tem e consegue agilidade, porque não precisa depender de uma outra pessoa para conseguir comprar o que precisa. Ter essa autonomia torna tudo realmente mais simples”, reconhece Roberta. 

Na PM3, isso funciona bem com aproximadamente 10 cartões ativos. Eles são usados principalmente para áreas como Marketing, Produto, Administrativo, Comercial e o próprio Financeiro.

Gestão financeira mais fácil, simples e prática

Em meio a tantas vantagens, fica difícil ficar longe de comparações. Por isso, a conclusão de Roberta sobre a experiência de uso da ferramenta não poderia ser mais positiva. “Não tenho dúvidas de que a Conta Simples tornou a gestão financeira da PM3 mais fácil. Faço bastante a comparação da plataforma com a fatura que chega do banco tradicional, em que preciso identificar cada despesa. Na Conta Simples, já tenho todas as informações, com tudo separado e organizado. Fica muito mais simples fazer a conciliação.”

“A sensação ao usar a Conta Simples é de praticidade, porque aquilo que as pessoas complicam se transforma em algo simples, fácil e rápido. É bem uma questão de ajudar e descomplicar a vida do financeiro mesmo”, completa a especialista.  

Natália Plascak
Natália Plascak
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Jornalismo e tem um MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Trabalha com Marketing Digital desde 2017.
Natália Plascak
Natália Plascak
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Jornalismo e tem um MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Trabalha com Marketing Digital desde 2017.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!