Anywhere office: tendência ou modismo?

Trabalho remoto e de qualquer lugar no mundo viram tendência, deixando empresas em alerta para não perder profissionais
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest

Viagens de moto e passagens por cerca de 150 cidades. Há três anos, Rodrigo Schmiegelow adotou o anywhere office como modelo de trabalho e começou a fazer o que mais gosta: conhecer culturas regionais enquanto tem uma renda.

“Estava com planos de viajar já há muitos anos. Um pouco antes da pandemia, guardei um pouco de dinheiro e fechei alguns trabalhos freelancers. Com a covid-19 se espalhando pelo mundo, precisei voltar para casa, mas isso me deu a oportunidade de fechar mais alguns clientes e aumentar meu faturamento, oficializando de vez a vida nômade digital”, conta o empreendedor que está à frente de uma escola de mídias digitais.

anywhere office do Rodrigo
Rodrigo Schmiegelow em Potrerillos, caminho de Mendoza a Santiago pelos Andes

A realidade do Rodrigo é o sonho de consumo de muita gente por aí e vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos.

Como qualquer estilo de vida, ele também carrega seus desafios. Nesse caso, conseguir uma conexão de internet com wi-fi e um espaço com o mínimo de conforto para as longas jornadas. “Uma das cidades pelas quais passei, o wi-fi do lugar em que eu estava hospedado não era bom. Como eu tinha algumas entregas para fazer, rodei a cidade inteira em busca de um espaço de coworking e acabei em um café”, lembra Rodrigo.

Mas, afinal, o que é anywhere office?

Nos últimos anos, muita gente passou a avaliar seu estilo de vida e a questionar determinadas rotinas que até então estavam sendo vividas no automático. Assim, colocou-se em prática o anywhere office, ou seja, o conceito do escritório em qualquer lugar. 

Outro ponto que contribuiu para esse cenário foi o home office vivido com a pandemia, já que a flexibilidade que o trabalho remoto proporciona foi experimentada e ficou difícil de ser ignorada.

Os números estão aí para comprovar. De acordo com o relatório da consultoria MBO Partners, o salto na quantidade de profissionais norte-americanos que compraram a ideia do anywhere office foi expressivo. No primeiro ano de pandemia, cresceu 50%. Depois, mais 42%. Isso significa um aumento de 112% de 2019 a 2021.

anywhere office e nômades digitais
Fonte: relatório Digital Nomads: Advancing the Next Way of Working

Como o mercado está se transformando

Algumas áreas, logicamente, são mais afetadas pela possibilidade de adotarem o trabalho remoto, afinal, apresentam mais afinidade com esse tipo de modelo mais flexível. 

É o caso, por exemplo, da área de tecnologia. “O mercado de tecnologia se globalizou da noite para o dia com a pandemia. Hoje, o mercado de um profissional dessa área não é mais a cidade ou o estado onde ela ou ele mora, mas sim o mundo todo. Esse mercado vai se aquecer cada vez mais e as empresas brasileiras terão que aprender a competir com empresas americanas, canadenses e europeias pelos profissionais”, analisa Lucas Mendes, cofundador da Revelo, uma das maiores plataformas de recrutamento e seleção da América Latina no setor de tecnologia.

Lucas Mendes fala sobre home office e anywhere office
Lucas Mendes, cofundador da Revelo

E o que isso significa para os profissionais? “Para os profissionais, isso quer dizer um aumento grande na procura, uma valorização forte do conhecimento de inglês e uma adequação dos salários locais aos valores praticados globalmente”, explica Mendes.

Sobre as contratações na área, Lucas afirma ainda que é uma tendência que veio para ficar sem sombra de dúvidas. “O trabalho remoto é algo que não volta atrás, e as empresas que tentarem forçar os seus times de tecnologia a voltar ao escritório (seja de maneira permanente ou em regimes “híbridos”) vão perder seus melhores profissionais. O que acontece é que se um profissional se vê forçado a voltar ao escritório e não deseja fazer isso, ele consegue facilmente outras propostas que oferecem essa flexibilidade”, conclui o especialista.

E você? Pretende adotar o anywhere office na sua vida ou prefere voltar para a rotina do escritório?

Índice

    Material Gratuito

    Kit do Gestor Financeiro

    Navegue pela era digital da gestão financeira de forma estratégica com esse kit que conta com
    um box de livros digitais + duas planilhas inteligentes e um infográfico completo
    para evitar os gastos fantasmas!

    Kit do Gestor Financeiro (Planilhas + Ebook + Infográfico)