Clarke e Lemon na Conta Simples: zero burocracia para startups em early stage

A simplicação de processos pode ajudar muito as startups em early stage, já que proporcionam mais tempo para desenvolver soluções.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest

CEO da Clarke Energia e CFO da Lemon Energia contam como a simplificação dos processos atraiu as empresas para a Conta Simples, uma opção para startups em early stage

RAIO-X: CLARKE ENERGIA

  • Setor: Energia
  • Tamanho: 0-50 funcionários
  • Investimento: Rodada Seed (US$ 600 mil) liderada pela Canary
  • Stack financeiro: Conta Simples e Zero Paper

RAIO-X: LEMON

  • Setor: Energia
  • Tamanho: 0-50 funcionários
  • Investimento: Segunda rodada de investimento liderada por Z-Tech e Capitale
  • Stack financeiro: Conta Simples e Omie

A experiência do Pedro Rio como empreendedor e cliente em bancos tradicionais não era das melhores. Quando abriu a primeira empresa, teve que esperar por 30 dias de análise e acabou recusado. Esse é o caso de muitas startups em estágio inicial, que recebem investimentos, mas não conseguem acesso aos serviços das instituições financeiras. 

Em 2019, na hora de dar vida à Clarke Energia, que atende a pequenos consumidores no mercado de energia, Pedro procurou no Google por fintechs que entregassem o que ele queria: zero burocracia. Um dos resultados da pesquisa foi a Conta Simples que, em alguns dias, abriu a conta da startup.

Cofundador e diretor de gente, gestão e finanças da Clarke Energia, Roberto de Moraes conta que todo o fluxo financeiro da empresa roda hoje pela Conta Simples, o que inclui pagamentos de fornecedores e do próprio time, além do uso do cartão corporativo para todo o stack de TI, Google Ads e mídia paga no Facebook. O grande uso do departamento está na emissão de boletos e na realização de PIX, maiores demandas do negócio. 

“O não burocrático, pra mim, é o mais importante. Tem um valor gigante poder resolver as coisas com mais velocidade”, diz Pedro, CEO da Clarke, que cita poder “desembolar” qualquer dificuldade com a equipe de atendimento ao cliente por meio do WhatsApp.

Pedro Rio, cofundador da Clarke Energia, uma das startups em early stage
Pedro Rio, cofundador da Clarke Energia, que deixou de se preocupar com burocracias quando aderiu à Conta Simples

Controle versus autonomia: o dilema das startups em early stage

Ariel Amar não precisou passar por esses percalços com os bancos tradicionais, pois conheceu a Conta Simples logo no início da Lemon Energia, que conecta desenvolvedores de energia renovável a pequenos consumidores. O principal uso da plataforma está nos múltiplos cartões corporativos para os gastos com as licenças de software.

Atualmente, são 8 cartões virtuais divididos por centro de custo – todos com um responsável e um teto de gastos. “Essa é a grande funcionalidade. Não deixo a galera usar cartões de outros lugares”, afirma Ariel, cofundador e CFO da startup. Ele também cita a facilidade da exportação das faturas para a conciliação com o ERP. O sistema já gera os arquivos em OFX (formato largamente utilizado por bancos e ERPs), o que torna o processo mais simples para o departamento financeiro. 

“Os múltiplos cartões corporativos são a funcionalidade que a gente mais usa. Não tem endorsement mais forte. É fácil de usar, fácil de cancelar, ajuda bastante”, diz Ariel Amar, CFO da Lemon Energia 

Ariel Amar, cofundador e CFO da Lemon Energia, uma das startups em early stage
Ariel Amar, cofundador e CFO da Lemon Energia, trouxe processos mais simples para o financeiro com a Conta simples

Ariel afirma que engessar processos não é compatível com a realidade de uma startup, especialmente as em early stage. “Um dos principais dilemas de um financeiro em uma startup é o tradeoff entre controle e autonomia”, conta o CFO, que vê na emissão de cartões virtuais o “melhor dos dois mundos”. 

Com as funcionalidades de uma plataforma inteligente de gestão de gastos, Ariel foi capaz de permitir que quem direcione os gastos na ponta seja o time, que tem mais contexto e, provavelmente, vai tomar a melhor decisão. “Tudo isso sem comprometer a segurança ou o budget da empresa, dada a granularidade que existe em estabelecer limites individuais para os cartões”, conclui.

A Conta Simples oferece uma nova experiência de gestão de despesas com uma plataforma de múltiplos cartões corporativos e conta digital PJ completa. Desenvolvida para empresas da nova economia, permite um melhor controle de gastos e aumenta a eficiência na operação.

Índice

    Material Gratuito

    Kit do Gestor Financeiro

    Navegue pela era digital da gestão financeira de forma estratégica com esse kit que conta com
    um box de livros digitais + duas planilhas inteligentes e um infográfico completo
    para evitar os gastos fantasmas!

    Kit do Gestor Financeiro (Planilhas + Ebook + Infográfico)