Tudo sobre o software de gestão de despesas nas empresas

Fique por dentro de tudo sobre software de gestão de despesas e saiba como essa ferramenta está se tornando essencial nos dias de hoje.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Os gestores financeiros da nova economia já sabem: por que contratar profissionais para se dedicarem exclusivamente a tarefas operacionais se já é possível adotar soluções digitais? Cada vez mais estratégicos, os times financeiros estão automatizando processos e concentrando suas energias naquilo que é planejado para o negócio.

Caberá ao software de gestão de despesas dar conta dos processos financeiros rotineiros em um contexto no qual o banco fará muito mais do que apenas oferecer conta corrente, TED e DOC.

Para entender o que é um software de gestão de despesas, sua importância e o mercado em que ele se insere, continue a leitura! 

O que é gestão de despesas?

Gerir despesas corporativas é monitorar, controlar e analisar os gastos administrativos de uma empresa. A boa gestão se preocupa ainda com a redução das despesas no processo, sem que isso comprometa a qualidade do produto ou serviço ofertado. 

Leia também: O guia da gestão de custos para sua empresa

Por que é importante?

Entender o onde, o como e o porquê de cada gasto é fundamental para a saúde financeira de uma empresa. Só assim é que o responsável pelas finanças terá clareza sobre o comportamento de gastos da empresa e poderá trabalhar em prol de uma gestão estratégica.

O que é uma gestão de despesas estratégica?

A estratégia por trás da gestão de despesas está em planejar e implementar políticas e procedimentos para o controle dos gastos corporativos. O objetivo é modificar o comportamento de gastos da empresa, evitando compras desnecessárias e garantindo menos perdas no processo.

Processos gerenciais financeiros

A gestão de despesas é parte fundamental de um processo ainda maior, a gestão financeira. Afinal, o gestor que domina os gastos da empresa tem maior clareza sobre os outros processos envolvendo a receita ou reserva financeira, por exemplo. Segundo o CEO e fundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini, a rotina desse profissional das finanças de uma empresa é marcada por uma série de processos gerenciais financeiros que demandam tempo e atenção. São eles:

Banco vs gestão de despesas

Qual é o papel do banco na gestão de despesas? Em uma primeira análise, as empresas buscam os bancos para necessidades básicas como a conta corrente e suas possibilidades de transferência bancária. Para Tognini, no entanto, esses dias estão contados: “a conta corrente, fazer o TED, o PIX, ela vai ser cada vez menos visível para o cliente, o cliente está dentro de um processo gerencial financeiro”. 

O CEO explica que o banco deverá ser a base desses processos de gestão financeira: “não dá pra fazer isso só com conta-corrente, tem que ir além, tem que evoluir para um software”, conta.

É assim, segundo Rodrigo Tognini, que os gestores financeiros da nova economia deixa de se preocupar com essas tarefas burocráticas, como pagamentos e aprovações, e passa a concentrar sua atenção nas questões mais estratégicas: “vender, contratar, trazer mais receita, crescer a empresa”, diz.

Mas, o que é um software de gestão de despesas?

O software de gestão de despesas é qualquer sistema ou conjunto de comandos em linguagem de programação que ajuda o gestor financeiro a controlar os processos gerenciais financeiros em torno dos gastos corporativos de forma fácil e rápida. 

Em um cenário de transformação digital das finanças, essas soluções digitais são fundamentais no contexto organizacional, conferindo celeridade e maior controle aos times financeiros.

Entre as funcionalidades de um software de gestão de despesas estão, por exemplo:

  • Soluções para aprovação e solicitação de gastos de forma simples;
  • Dashboards e relatórios com informações das transações;
  • Análises de despesas, categorizações e agendamento de pagamentos etc.

Quando uma empresa deve começar a usar software de gestão de despesas?

Não há dúvida: digitalizar a gestão financeira traz uma série de benefícios para empresas de qualquer porte e setor. As organizações que adotam essas soluções digitais experimentam, no curtíssimo prazo, as melhorias de processo trazidas pelo software

Software de gestão de despesas em tela de computador

No entanto, para as empresas da nova economia que vivem um processo de expansão, a adoção de um software de gestão de despesas é estratégica. É que as startups que estão crescendo precisam organizar a casa e montar um balanço que será apresentado para bancos e investidores em potencial.

Para quem é o software?

Os mais altos cargos de uma empresa podem recorrer ao sistema de gestão de despesas para a obtenção de dados necessários para decisões estratégicas. Na rotina dos times financeiros, um software de gestão de despesas traz melhorias de processo para gestores, na determinação do orçamento, e para os outros colaboradores, que precisam fazem compras e pagamentos no dia a dia.

Os contadores também conseguem acompanhar as movimentações financeiras da empresa, enquanto controllers buscam os dados confiáveis para realização de relatórios.

O software de gestão de despesas da Conta Simples

O software de gestão de despesas da Conta Simples surgiu, de acordo com Rodrigo Tognini, para atacar uma dor pouco explorada pelos players do mercado: esse olhar para os processos gerenciais financeiros das empresas. 

O sistema, como conta Tognini, nasceu do contato próximo com o cliente. Em um primeiro momento, a dor percebida foi a necessidade de uma plataforma de cartões corporativos. Depois, a fintech começou a olhar para a gestão de despesas para empresas. Para isso, os responsáveis pela concepção do software foram até as empresas para entender quais eram as demandas: “deixa eu ver como você faz sua folha de pagamento; como você faz a sua conciliação bancária?”

Na Conta Simples, o software faz parte de um tripé composto ainda pela conta corrente digital e pela plataforma de cartões corporativos, uma solução integrada para dar autonomia aos times financeiros, sem perder de vista o controle e a visibilidade de cada processo em tempo real.

FAQ sobre a Conta Simples

O que é a Conta Simples?

Conta Simples é uma startup brasileira no segmento de serviços financeiros, que oferece uma conta digital para pessoa jurídica, múltiplos cartões corporativos dentro de um sistema de gestão de despesas.

Saiba mais sobre a Conta Simples

Qual o propósito da Conta Simples?

A startup nasceu com o propósito de facilitar a vida das empresas da nova economia, resolvendo problemas, como:

– demora para abertura da conta PJ;
– falta de cartões corporativos para pagamentos e compras da empresa;
– reprovação na análise de crédito de grandes bancos;
– suporte automatizado e ineficiente na hora de resolver as questões bancárias;
– perda de tempo com burocracias;
– falta de controle e organização na gestão dos gastos.

Ou seja, ela surgiu para dar paz ao financeiro das empresas e acabar com as barreiras que os bancos tradicionais foram colocando para quem monta um negócio hoje em dia no Brasil e precisa de agilidade para solucionar essas questões.

Conheça a Conta Simples

Quais são os produtos e serviços da Conta Simples?

– Conta-corrente completa – internet banking e app;
– Múltiplos cartões corporativos (virtuais e físicos);
– Realização de pagamentos – inclusive boletos e transferências em lote;
– Alçada de aprovação de pagamentos;
– Múltiplos perfis de acesso (gestor, usuários de cartão, contador/BPO);
– Realização e recebimento de transferência via TED e PIX;
– Rentabilidade de 100% do CDI;
– Exportação de extrato em PDF, OFX e XLS;
– Saque disponível em toda a rede de bancos 24 horas.

A Conta Simples não cobra mensalidades, e as tarifas para serviços são as menores do mercado.

Fale com nossos consultores!

Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!