Desvende os segredos do Google Ads para afiliados

Está pensando em investir no marketing de afiliados? Então, entender como utilizar o Google Ads é indispensável. Veja tudo que você precisa aqui!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Empreender na internet e investir no marketing de afiliados é uma tendência que tem levado milhares de pessoas a mergulhar no universo digital e buscar as melhores práticas para alcançar o sucesso nesse setor.

Assim, entender como utilizar o Google Ads para afiliados é indispensável, já que essa é uma das ferramentas de anúncios pagos mais completas da atualidade e que serve como uma grande aliada em uma estratégia de vendas. 

Para lucrar, o afiliado precisa ampliar o alcance do seu público-alvo, impulsionando as vendas. E, nada melhor do que o maior buscador do mundo para ser um parceiro nessa jornada.

Porém, diante de tantas técnicas e ferramentas disponíveis, escolher a estratégia ideal para investir em anúncios pagos e alavancar os resultados pode ficar um pouco confuso.  

Por isso, reunimos as principais dicas e informações, para que você comece a utilizar o Google Ads para afiliados da melhor maneira possível! 

Confira!

Google Ads para afiliados

Como criar uma conta no Google Ads para afiliados?

Criar uma conta no Google Ads para afiliados é simples e leva apenas alguns minutos. Antes de mais nada, é preciso ressaltar que não há diferença entre uma conta para afiliados e uma conta convencional do Google Ads.

O primeiro passo para começar a anunciar na plataforma é possuir uma conta no Gmail, a plataforma de e-mails do Google. Depois, siga as orientações abaixo:

  1. Com um endereço do Gmail, acesse o site do Google Ads;
  2. Efetue o seu cadastro;
  3. Realize as configurações solicitadas.

O suporte do Google traz também mais instruções para se inscrever e configurar sua primeira campanha no Google Ads para afiliados.

Como funciona o Google Ads para afiliados?

O Google Ads para afiliados é uma das principais ferramentas utilizadas pelos gestores de tráfego e profissionais do marketing digital , sendo capaz de aumentar ainda mais a visibilidade de produtos, marcas e serviços na principal rede de pesquisa do mundo.

Ao configurar um anúncio na plataforma, que oferece formatos diversos, o anunciante consegue segmentar seu público e investir em uma audiência qualificada, que se relacione ou que tenha interesse no produto ou serviço oferecido.

Se você é um afiliado, por exemplo, que vende produtos de beleza, é muito mais interessante anunciar para um perfil de público que pode ter interesse de compra ou alguma identificação com o segmento, do que anunciar para uma grande quantidade de pessoas com interesses distintos.

Por meio de uma estratégia baseada na escolha de palavras-chave, os anúncios configurados na rede têm muito mais chances de gerar resultados positivos e conversões.

Entre os formatos de anúncio do Google Ads para afiliados, destacam-se:

  • Rede de pesquisa (search): anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa, quando a palavra-chave relacionada é mencionada. Normalmente, aparecem destacados no início e no fim da página de pesquisa. Aqui, o afiliado só tem custo quando o usuário clica no link do anúncio;
  • Rede de display: são gráficos exibidos em uma ampla rede composta por sites, portais de notícias, blogs e etc. Esses anúncios são uma excelente estratégia de marketing digital, já que podem ser configurados por palavras-chave, segmentação de público (interesses, informações demográficas, etc) e remarketing (impactando usuários que já visitaram alguma de suas páginas ou conteúdos). Entre os formatos da rede display, estão: banner, texto, anúncios no Gmail e aplicativos;
  • YouTube: são campanhas exibidas antes ou durante a visualização de um vídeo na plataforma. Nesse formato, o anunciante só paga quando as pessoas interagem com a campanha;
  • Aplicativos: esses anúncios são exibidos em toda a rede de pesquisa do Google, YouTube, Google Play, além de apps, a fim de aumentar os downloads de aplicativos. Se o seu negócio possui aplicativo e deseja aumentar o número de downloads, essa é uma estratégia de anúncios bastante recomendada.

Mas não é só escolher o formato desejado e pagar as campanhas que vai garantir o sucesso das suas ações de marketing com o Google Ads para afiliados.

É preciso também investir na qualidade do anúncio, fazendo um bom planejamento de palavras-chave e seguindo boas práticas na configuração das campanhas, sempre prezando por atingir a melhor performance possível. 

Como utilizar o Google Ads para afiliados?

Com o Google Ads para afiliados, os anúncios de seus produtos podem ser exibidos sempre que uma pessoa pesquisar termos relacionados à campanha no Google.

Para que isso aconteça, primeiro é necessário analisar e escolher as palavras-chave certas. São elas que vão conectar seus anúncios aos seus clientes.

Por exemplo, se você é um afiliado que vende um curso de culinária para bolos confeitados, você pode utilizar o termo “pasta americana” como uma palavra-chave, que será associada ao anúncio que fala sobre esse conteúdo do curso. 

Assim, quando alguém pesquisar o termo “pasta americana” ou algo semelhante, seus anúncios serão exibidos ao lado dos resultados de pesquisa e, também, em alguns sites da rede do Google.

Keyword Planner: A ferramenta ideal para seu planejamento de campanhas no Google Ads

Vale ressaltar que o Google Ads para afiliados disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para mapear palavras-chave, o Keyword Planner, que auxilia a pesquisa por palavras ou frases relacionadas a produtos ou serviços e serve como norte para suas campanhas. 

A ferramenta também fornece estimativas de lance sugerido para cada palavra-chave escolhida. Isso facilita a definição e controle do seu orçamento para essas ações de marketing.

Com as palavras-chave e o orçamento definidos, você já pode segmentar o seu público-alvo (localização geográfica, faixa etária, interesses, etc) e criar seu anúncio no Google Ads para afiliados.

A partir daí, é só escolher o tipo de campanha, personalizar a aparência do anúncio, seguir todas as etapas necessárias, como a inclusão de títulos e descrições, inserindo também seu link de vendas na URL do anúncio, que é para onde os cliques devem ser direcionados. 

E atenção: antes de publicar seu anúncio, não deixe de configurar o Pixel de conversão do Google Ads para afiliados, que vai rastrear e contabilizar as vendas feitas.

Métricas importantes para olhar nas campanhas de Google Ads para afiliados

Com seu anúncio criado e publicado, fique de olho nas métricas de marketing digital para garantir que sua estratégia de anúncios está trazendo os resultados esperados. Algumas delas são:

  • Custo por clique (CPC) recebido no anúncio, que é quando o anunciante paga pelo clique que o anúncio rebece;
  • Custo por mil visualizações (CPM), que se baseia na quantidade de vezes que o anúncio é visto;
  • Custo por leads (CPL), que deve levar em consideração o investimento na atração versus a conversão de clientes.

Quais os cursos de Google Ads para afiliados disponíveis no mercado?

Agora que você já sabe como utilizar o Google Ads para afiliados, que tal conhecer de perto as melhores dicas e passos para impulsionar seus anúncios? 

Selecionamos alguns cursos de especialistas na área, que podem ajudar na sua estratégia de vendas. Confira!

●     Curso Google Ads para afiliados do Joba: nesse curso, o Joba, que é empreendedor digital e viajante, traz os principais macetes para vender no Google Ads, como afiliado.

●     Curso Google Ads para afiliados da Gabi Cervantes: um passo a passo que promete trazer dicas valiosas para quem quer empreender no universo digital, criando um modelo de negócio 100% automático e com investimento inicial acessível.

●     Curso Google Ads para afiliados do Samário: o principal objetivo desse curso é apresentar de forma simples como ganhar dinheiro na internet, trabalhando de casa.

Boas práticas de quem vai usar o Google Ads como afiliados

Para obter bons resultados com seus anúncios, é fundamental fazer com que eles gerem alguma identificação com o seu público-alvo.

Imagina que você está pesquisando por um produto, mas acaba sendo impactado por um anúncio que traz o produto, mas não gera em você uma resposta satisfatória? As chances de você clicar nesse anúncio são mínimas, concorda?

Por isso, invista em estratégias que façam com que seus potenciais clientes tenham a sensação de que aquele anúncio foi feito para ele, que o seu produto é a solução para seus problemas.

Você torna isso possível quando cria bons títulos e descrições para suas campanhas, trazendo exatamente a mesma palavra-chave da busca, por exemplo. Além disso, o Google recomenda escrever todas as palavras com iniciais maiúsculas para chamar mais atenção e atrair mais cliques.

Outra dica importante é possuir um espaço próprio para direcionar os cliques. Esse espaço pode ser uma landing page ou site, por exemplo, que é o que vai possibilitar que os usuários sejam rastreados, via estratégia de remarketing.

Com a sua página própria de destino e as tags de rastreamento implementadas, você vai ter os dados necessários sobre a jornada do seu público, podendo planejar os próximos passos da campanha de maneira assertiva.

Cuidados importantes ao investir em Google Ads sendo afiliado

Para garantir o sucesso das ações no Google Ads para afiliados, é preciso acompanhar de perto algumas métricas de marketing digital.

Afinal, se você está investindo dinheiro na atração e conversão de clientes, é essencial saber se você está fazendo isso da forma correta e evitar perdas financeiras. Deixar as campanhas “soltas” é muito arriscado e traz menos previsibilidade para suas ações de divulgação.

Por isso, além das métricas que citamos anteriormente (CPC, CPL e CPM), é preciso ficar de olho em indicadores, como:

  • Custo por Visita (CPV):  valor gasto em anúncios dividido pelas visitas;
  • Custo por aquisição ou venda (CPA): custo médio por venda ou transação;
  • Retorno sobre Gasto com Anúncios (ROAS): refere-se ao retorno sobre o valor gasto em anúncios, ou seja, o custo da mídia patrocinada;
  • Retorno sobre Investimento (ROI): refere-se à relação entre o valor de venda, custo do produto vendido e gastos com anúncios de marketing.

Perguntas frequentes sobre o Google Ads para afiliados

Como usar os 100 reais do Google Ads?

O Google Ads disponibiliza um cupom de R$100,00 para ajudar novos anunciantes em suas campanhas e você pode aproveitá-lo para experimentar a ferramenta. Veja como utilizar o Google Ads para afiliados!

Como configurar o Google Ads para vender?

Para configurar o Google Ads para vendas, é preciso:
– Resgatar seu cupom;
– Entrar na sua conta;
– Escolher as palavras-chave e criar um anúncio;
– Acompanhar as métricas para otimizar sua campanha.
Veja outras formas de utilizar o Google Ads para afiliados.

Como criar conta no Google Ads para Hotmart?

Criar uma conta no Google Ads para Hotmart segue os mesmos passos da criação de uma conta convencional na plataforma de anúncios. 
Aproveite para entender mais sobre o Google Ads para afiliados.

Conta Simples
Conta Simples
A união entre conta PJ, cartão corporativo e software de gestão financeira em um só lugar. Conheça e abra sua conta gratuita!
Conta Simples
Conta Simples
A união entre conta PJ, cartão corporativo e software de gestão financeira em um só lugar. Conheça e abra sua conta gratuita!
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!