Facebook Ads: tudo que você precisa saber para começar agora

Seja para trazer mais visibilidade para o seu negócio ou aumentar as vendas, o Facebook Ads é um grande aliado. Veja dicas e otimizações!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

O Facebook é uma das melhores ferramentas para se conectar com algum público. Isso porque é estimado que mais de 2 bilhões de usuários passem pela rede por mês. Também é conhecido que essa plataforma tem um dos melhores custos-benefício para atrair atenção para uma marca.

Não importa se você já é um gestor de tráfego experiente ou está iniciando agora uma estratégia de anúncios, é preciso conhecer o que é Facebook Ads e como essa ferramenta pode ser sua aliada. Vamos lá?

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é a plataforma de anúncios online do Facebook, rede social do grupo Meta. Segundo a própria empresa, a ferramenta é apresentada como “mais de dois bilhões de pessoas usam o Facebook todo mês. Por isso, não importa qual tipo de público deseja alcançar, você o encontrará aqui”.

A plataforma é amigável e dinâmica, pensada tanto para quem está começando quanto para quem já é especialista em tráfego pago. Assim, ela tem diversas ferramentas para criação de anúncios, em diferentes formatos e objetivos.

Como funciona o Facebook Ads?

Com o Facebook Ads, você pode criar, customizar e acompanhar anúncios no Facebook. Elas podem ser personalizadas de acordo com o público que você quer atingir e, a partir desses parâmetros, a plataforma mostra a campanha no feed de quem estiver no grupo definido. 

Para ser efetivo, o anúncio precisa ter uma combinação harmônica entre investimento, segmentação de público, prazo e formato. Esses fatores são variáveis e precisam ser definidos para cada empresa. Não existe um padrão do que é certo ou errado, apenas o que funciona melhor para cada negócio. 

Quando surgiu o Facebook Ads?

A rede social Facebook começou em uma universidade, você sabia? O protótipo do que hoje conhecemos como Facebook Ads nasceu quase na mesma época e se chamava Flyers e era usado para anunciar festas no campus. 

Como anunciar no Facebook Ads?

Confira 10 passos para começar a anunciar no Facebook Ads agora mesmo!

  1. Crie uma página comercial
  2. Defina um objetivo
  3. Faça a configuração
  4. Selecione o orçamento e a hora para divulgação
  5. Defina seu público-alvo
  6. Selecione o canal de veiculação
  7. Otimize a campanha
  8. Personalize o anúncio
  9. Faça a publicação
  10. Analise os resultados do anúncio

Crie uma página comercial

Para anunciar no Facebook Ads, você precisa criar uma conta para o seu negócio, já que não é possível fazer campanhas pelo perfil pessoal. 

Defina um objetivo

Ao criar um anúncio, você terá três opções dentro do gerenciador do Facebook: reconhecimento, para aumentar a visibilidade da sua marca, consideração, para levar pessoas para outra página, e conversão, para fazer os usuários executarem alguma ação como comprar um produto ou serviço. 

Faça a configuração

Esse é o momento de definir para onde as pessoas impactadas pelo seu anúncio serão levadas: um site, uma landing page, um e-book, entre outros. 

Selecione o orçamento e a hora para divulgação

Escolha entre o orçamento diário, que é a média que você gastará por dia em anúncios, ou total, que é quanto você pretende gastar durante todo o tempo. Depois disso, detalhe a data de início e fim da campanha.

Defina seu público-alvo

Este é o momento em que você deve segmentar a sua audiência. Dá para selecionar parâmetros como gênero, idade, localização, entre outros. Conforme você preenche, o Facebook te mostra a estimativa de alcance.

Selecione o canal de veiculação

No Facebook Ads, é possível anunciar, além do Facebook, no Instagram, Audience Network ou no Messenger. Também existe a opção de posicionamento automático, em que a campanha será exibida na plataforma que o Facebook achar melhor para sua audiência. 

Otimize a campanha

Selecione a otimização de campanha que melhor se encaixe com o seu objetivo. Se é, por exemplo, uma landing page, uma boa opção é “visualizações de página de destino”.

Personalize o anúncio

Chegou o momento de montar o anúncio que aparecerá para o público selecionado. Você poderá personalizar título, texto e imagem. Também é possível anunciar em carrossel e com vídeo.

Faça a publicação

Finalmente, chegou o momento da publicação! É só realizar o pagamento da campanha via cartão de crédito ou paypal. Depois disso, o Facebook irá analisar seu anúncio e, caso aprovado, será veiculado. Confira o que pode bloquear sua conta no Facebook Ads aqui.

Analise os resultados do anúncio

Mais do que fazer a publicação do anúncio, é necessário acompanhar os resultados. Dentro do gerenciador de anúncios é possível gerar relatórios com os dados relevantes. Entre as métricas oferecidas, estão:

  • alcance do anúncio;
  • detalhamento demográfico;
  • quantidade de cliques;
  • valor gasto na campanha.

Por que usar o Facebook Ads?

Usar o Facebook Ads é mais que uma estratégia para vender mais. Por ser a rede mais usada pelos brasileiros, considerando o grupo Meta, a sua marca também terá a visibilidade aumentada, ou seja, mais pessoas podem conhecer o seu negócio.

Além disso, o retorno é mais rápido, já que o tempo de análise é curto e a veiculação quase imediata. Também, com acesso ao detalhamento demográfico, você conhece conhecer melhor o seu público dentro da rede, comparando dados, gostos e comportamentos. 

Dicas para otimizar anúncios no Facebook Ads

Para criar uma campanha de sucesso no Facebook, confira algumas dicas!

  • Instale o Pixel do Facebook, pois essa ferramenta ajuda a rastrear as ações realizadas no seu site, assim você consegue otimizar as campanhas;
  • Selecione um objetivo para a campanha que seja alinhado aos objetivos do negócio para que o público realize a ação pensada na estratégia;
  • Defina seu público-alvo para que o Facebook encontre as pessoas certas para mostrar seus anúncios;
  • Foque em resultados comerciais, não em cliques, para conseguir resultados melhores. Assim, o Facebook direcionará o anúncio para quem tem mais probabilidade de comprar seu produto, não apenas de clicar no anúncio;
  • Se possível, seja flexível com seus anúncios. A inteligência do Facebook consegue analisar em quais locais eles terão chances de apresentar melhor desempenho.

Quanto tempo demora a análise do Facebook Ads?

Segundo o Facebook, a análise de anúncio é normalmente concluída em 24 horas. Todas as campanhas veiculadas são analisadas por uma tecnologia automatizada que aplica as Políticas de Publicidade disponíveis no site. 

Com base nessa avaliação, o anúncio é rejeitado ou aprovado. Quem teve a campanha rejeitada pode criar uma nova ou solicitar uma segunda análise, caso acredite que algo tenha acontecido errado. 

Quanto custa o Facebook Ads?

Para ter um cadastro na plataforma de anúncios do Facebook Ads não é cobrado nenhum tipo de mensalidade. Já um anúncio no Facebook custa o valor que você tiver disponível para investir. 

É você quem indica ao Facebook quanto vai gastar em publicidade. Dessa forma, o resultado alcançado será proporcional ao investimento feito, podendo ser de centavos até milhares de reais. Alguns tipos de anúncios mais avançados vão exigir um valor mínimo para funcionar, mas, nesses casos, a plataforma exibirá um aviso. 

Como acelerar o seu negócio com o Facebook Ads?

Anunciar no Facebook Ads não é difícil, mas, quem está começando pode ter algumas dificuldades com a quantidade de setups e quem tem outras tarefas como gestor de tráfego pode não ter tempo suficiente para preencher esses microprocessos.

Dessa forma, foi pensada em uma solução para otimizar esse trabalho e fazer anúncios com pouquíssimos cliques e em segundos. A Hackr Ads surgiu para acelerar seu negócio quando o assunto é anunciar na internet. Quer conhecer mais? Fale com a gente!

Facebook Ads: tudo que você precisa saber para começar agora

Perguntas frequentes sobre o Facebook Ads

O que é Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Segundo o Facebook, o Gerenciador de Anúncios é o ponto de partida para veicular anúncios no Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network. Ele é uma ferramenta completa para criar anúncios, gerenciar quando e onde eles serão veiculados e acompanhar o desempenho das campanhas em relação às suas metas de Marketing.

O Facebook Ads é pago?

O Facebook Ads, assim como o Gerenciador de Anúncios, é gratuito. O pagamento é feito apenas quando é solicitada a veiculação de alguma campanha. Nesse caso, o pagamento é feito via cartão de crédito ou paypal.
Entenda mais sobre o Facebook Ads.

Como anunciar no Facebook Ads?

1. Crie uma página comercial
2. Defina um objetivo
3. Faça a configuração
4. Selecione o orçamento e a hora para divulgação
5. Defina seu público-alvo
6. Selecione o canal de veiculação
7. Otimize a campanha
8. Personalize o anúncio
9. Faça a publicação
10. Analise os resultados do anúncio

Maria Luiza Precioso
Maria Luiza Precioso
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada em Letras pelo CEFET-MG e tem um MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio e um MBA em Jornalismo pela Facuminas. Trabalha com Marketing Digital desde 2018.
Maria Luiza Precioso
Maria Luiza Precioso
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada em Letras pelo CEFET-MG e tem um MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio e um MBA em Jornalismo pela Facuminas. Trabalha com Marketing Digital desde 2018.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!