pequenas e médias empresas

Como uma startup pode competir com grandes empresas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se você tem um negócio, e acredita que ele pode realmente fazer a diferença na vida dos consumidores, você certamente poderá estar diante de um cenário onde a startup pode competir com grandes empresas no mesmo segmento. 

Com o avanço tecnológico e diante de tantos recursos de impulsionamento de ideais e objetivos, uma nova empresa certamente pode alcançar excelentes resultados, fazendo com que os grandes mercados passem a enxergá-la até mesmo como uma concorrente. 

Entretanto, é para que você consiga escalar o seu negócio de maneira certa e até mesmo utilizar os grandes negócios do seu segmento de trabalho como inspiração, é necessário fazer isso de maneira estratégica.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como uma startup pode competir com grandes negócios nos dias de hoje.

Fazendo uma startup competir com grandes empresas

Atualmente, se você tem um negócio inovador e com uma ideia escalável, certamente haverá espaço e possibilidades para transformar isso em algo grande e extremamente importante para a vida do seu consumidor.

Para isso, além de fazer com que as pessoas passem a conhecer o seu negócio, é preciso ter em mente alguns fatores que poderão fazer a diferença no crescimento do negócio no médio e no longo prazo. 

Assim, com algumas das dicas que selecionamos abaixo, certamente você como gestor, será capaz de levar sua empresa o seu time, a fazer frente com grandes empresas do mesmo mercado que o seu. 

Escute seu cliente

Apesar desta regra ser obrigatória para qualquer negócio, quando falamos de empresas que querem competir com gigantes do mesmo nicho, este tópico merece atenção triplicada.

Por exemplo, se você vai contrastar um novo produto, e já possui um atendimento complicado de início, ou não consegue resolver seus problemas em um primeiro momento, a insatisfação será inevitável. 

E é justamente isso que você não deve fazer. Para isso, esteja sempre atento às suas necessidades, busque fazer mais do que ele espera de você e tente surpreendê-lo na medida do possível. 

Para isso, não é necessário grandes investimentos. Desta maneira, a sua startup pode competir com grandes empresas utilizando uma forte cultura organizacional, onde os valores do negócio estejam acima de egos e valores financeiros.

Um exemplo bastante sólido que serve de inspiração, é a Nubank. A startup que iniciou com uma ideia simples, conseguiu e tornar uma das maiores fintechs do País, iniciando apenas com um propósito e com a opinião dos consumidores. 

Nunca se esqueça da inovação

Em sequência, um dos principais fatores que fazem grandes startups se destacarem no universo do empreendedorismo, podem ser atribuídos justamente à sua inovação constante.

Neste caso, a experiência do usuário que irá consumir o produto é sempre levada em consideração, fazendo com que o cenário onde uma startup pode competir com grandes empresas seja real.

Diferentemente de grandes empresas que encaram as mudanças como algo perigoso, já que possuem renome no mercado e os testes precisam ser amplamente realizados antes de colocar um novo produto em circulação, você pode usar esse gargalo ao seu favor.

Não se esqueça que, para competir com esses gigantes do seu segmento, é preciso atacar justamente na sua deficiente. 

Ou seja, se você estiver levando em consideração as necessidades do seu consumidor, certamente sua empresa continuará crescendo de maneira gradativa.

Preços acessíveis

Se grande parte do crescimento das startups pode ser atribuído ao atendimento e necessidades específicas dos consumidores, disponibilizar produtos e serviços com preços acessíveis também faz com que esse negócio se diferencie no mercado. 

Afinal, o grande segredo de uma startup para uma grande empresa, é justamente conseguir pensar em métodos de venda com alta escalabilidade.

Por isso, pense em como dividir todo o seu produto ou serviço em diferentes módulos, que atendam diferentes personas e públicos do seu negócio.

Um exemplo de startup que deu certo seguindo este mesmo modelo de negócio, é a Contabilizei, que disponibiliza serviços contábeis para micro e pequenos empreendedores pela metade do preço

Desta maneira, além de conseguir entender de maneira mais fácil quem é a maior parcela do seu consumidor, as inovações e modelo de negócios poderão se tornar mais específicas. 

Agilidade

Outro ponto que acaba se tornando um grande diferencial e ajuda a uma startup poder competir com grandes empresas, é a agilidade de atendimento e oferecimento do produto.

Entregar em um tempo mais rápido que grandes concorrentes, certamente abrirá portas para que você consiga criar um relacionamento muito mais próximo com essas pessoas e de longo prazo, fundamental para escalar a empresa em pouco tempo.

Ouça o seu consumidor

Se existe uma maneira onde uma startup pode competir com grandes empresas de maneira extremamente competente, é o setor de atendimento.

Em muitos casos, esses grandes negócios deixam a desejar a posição do cliente, seja na hora de uma reclamação, retirada de dúvidas, entre outros fatores. Essa, é a sua oportunidade de fazer diferente.

Assim, avalie se existe a possibilidade de se aproximar dessas pessoas, mandar e-mails para informar a situação do seu pedido, e principalmente, buscar saber o que eles têm a dizer sobre a sua empresa.

Esta, além de ser uma das melhores maneiras de melhorar os processos internos de um negócio, faz com que o consumidor desenvolva o sentimento de pertencimento, aumentando ainda mais o nível de confiabilidade no que você disponibiliza para ele.

Criar uma startup para competir com grandes empresas vale a pena?

Se o seu objetivo como empreendedor, é criar um negócio capaz de mudar a vida das pessoas e fazer a diferença em seu mercado, certamente a sua startup pode competir com grandes empresas

Entretanto, é muito importante que esse não seja o seu único foco. Afinal, para que isso aconteça, é necessário estruturar todo um processo e ser comparado como um gigante do seu nicho, deve ser visto apenas como uma consequência. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de seguir a Conta Simples nas redes sociais. E também, não esqueça de compartilhar sua opinião conosco. 

a única conta digital pj

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.