Como aumentar a produtividade de sua gestão

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O aumento de regulamentações e burocracias, as mudanças tecnológicas e o desafio contínuo de atrair e reter funcionários qualificados são pressões constantes para as equipes financeiras. Esses fatores afetam diretamente a sua produtividade, que é essencial para a definição de estratégias que garantem sustentabilidade aos negócios. 

A pandemia aumentou ainda mais a importância de investir no aumento de produtividade, mas também tornou esse processo mais complexo. Embora estudos mostrem que trabalhadores remotos são tão ou mais produtivos que seus colegas de escritório, lidar com uma força de trabalho remota torna ainda mais difícil a tarefa dos gestores, principalmente os financeiros, de avaliar e aperfeiçoar colaboradores e desenvolver equipes.

Nesse cenário, a tecnologia se tornou ainda mais fundamental. Plataformas de gestão financeira, que automatizam e simplificam as tarefas ajudam a fazer mais com menos. Com dados de faturas e recibos centralizados, os colaboradores ganham autonomia e não precisam perder tempo em busca por aprovações. A segurança também aumenta: cada pedaço de papel é armazenado em formato digital na nuvem, então há uma trilha de auditoria completa, tornando fácil identificar um recibo ou fatura. Isso resulta em mais eficiência e produtividade — com acesso a dados em tempo real, a empresa ganha uma visão completa do relacionamento com fornecedores e clientes e permite que tenha conversas mais produtivas e tome decisões mais efetivas. 

 

 

Consequentemente, não só os processos se tornam mais inteligentes, mas também a operação da força de trabalho. Em vez de se preocupar com tarefas repetitivas, os colaboradores podem usar os dados para tomar decisões de negócios e desenvolver estratégias para ganhar mais agilidade. Uma pesquisa com pequenas e médias empresas apontou que aquelas que usam uma solução integrada de viagens, despesas e faturas economizam em média 530 horas por funcionário financeiro por ano. Além disso, esse trabalho mais significativo se traduz em funcionários mais engajados e, portanto, mais produtivos. As empresas que usam tecnologia para conectar fontes distintas de dados de gastos têm 60% mais confiança dos funcionários e 24% mais satisfação do cliente.

Segundo a Harvard Business Review, a produtividade das equipes, e consequentemente das empresas, está relacionada ao tempo que cada colaborador gasta com suas tarefas, o talento que trazem ao trabalho e a energia que está disposto em investir. Na pandemia, a maioria das organizações experimentou uma redução na produtividade de 3% a 6% devido à colaboração ineficiente, desperdício de formas de trabalho e um declínio geral no engajamento dos funcionários. Tudo isso, porém, pode ser revertido com uma gestão mais automatizada e menos burocrática. 

 

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.