Diego Santana no ambiente de trabalho

Gestão eficiente: Diego Santana descomplica o financeiro de sua empresa com a Conta Simples

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Empreendedor Diego Santana revela que múltiplos cartões e uso da plataforma facilitaram a gestão financeira de seus negócios 

RAIO-X: Diego Santana

  • Setor: Cursos e mentorias
  • Tamanho: 0-50 funcionários
  • Stack financeiro: Conta Azul e Conta Simples

 

Quem tem o empreendedorismo na veia não nega suas raízes, não é mesmo? A história de Diego Santana, eleito o melhor profissional de Marketing pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), mostra justamente isso.

Seguindo desde muito cedo os passos do pai, o empreendedor cresceu rodeado por boas ideias. “A vida inteira meu pai empreendeu. No interior da Bahia, ele foi o primeiro a levar o micro-ondas para a cidade e, como novidade, fazia pipoca na praça e ganhava dinheiro com as pessoas assistindo à preparação disso. Eu o via encontrando oportunidades e fazendo a coisa acontecer. Acho que isso foi crescendo comigo”, lembra Diego.

Com apenas 13 anos, Santana já dava aulas de informática e mentorias para professores e gerava uma renda extra com esse empreendimento. “Eu tinha habilidade com computadores e era o único que sabia mexer com eles na região. Embora tenha sido meu primeiro emprego, entendi que era algo que eu gostava de fazer: ensinar e trabalhar com o digital”, destaca. 

Aos 16, veio a emancipação para conseguir seu primeiro CNPJ e a criação do primeiro site como lojista, uma ocupação que durou quase 11 anos. “Acho que quebrei umas três vezes, se não me engano. Com 23 anos, já negociava milhões de reais em vendas. Depois, quando decidimos encerrar a participação da empresa que atuava com construção [na época, o setor enfrentava muitas dificuldades], criei uma agência de Marketing, porque sempre gostei dessa área”, conta o profissional.

Em dois anos, a nova empreitada já rendia bons frutos e ganhava espaço no mercado como a melhor agência de pequenas e médias empresas do Brasil para e-commerce. “Lançamos quase 3 mil lojas virtuais que criamos do zero até a escalada da operação”, explica. 

Crescimento sem barreiras

Passado algum tempo, Diego ouviu o conselho de um de seus mentores, Alfredo Soares, CEO da VTEX, uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service), e começou a trilhar carreira solo. Assim como muitos profissionais, precisou se reinventar depois que a pandemia virou tudo de cabeça para baixo. “Precisei encontrar outra fonte de aquisição porque as palestras, meu principal foco, acabaram por conta do isolamento social. Criei, então, meu primeiro infoproduto, a Mentoria Flix.” 

A Mentoria Flix é um curso gravado no estilo Netflix. Nele, o Diego Santana mostra a evolução de um negócio. Como foi um curso gravado em dois anos e baseado nas suas mentorias como especialista, o aluno consegue ver desde o estágio inicial até a consolidação do negócio com as técnicas ensinadas por ele.

O curso foi estreado em março de 2020 e estourou em vendas. Hoje, são 4 mil alunos e um faturamento de mais de R$ 1,5 milhão gerado com ele. 

Como bom empreendedor, Diego também viu necessidade em entender quem era seu público. Após uma rápida pesquisa, descobriu que cerca de 40% de seus seguidores eram gestores de tráfego. Assim, criou o curso de gestão de performance, que traz conteúdo justamente para essas pessoas.

Em Florianópolis, na casa da irmã, gravou apenas uma aula para ver se a experiência dava certo. O resultado disso tudo: um susto com o engajamento. “Eu tinha 180 seguidores e 180 pessoas na live do Instagram que criei para esse lançamento. Desses, 160 se tornaram alunos. Eu realmente me assustei com essa resposta imediata, porque é um curso com um ticket médio mais alto”, aponta Diego.

Com essa realidade, o quarto do sobrinho se transformou em cenário, dando continuidade às gravações das aulas. “Formamos a maior rede de gestores de tráfego independente nacional e talvez internacional. Viajei bastante pelo mundo e não conheci um projeto como esse. Montamos um verdadeiro ecossistema, pois todos os lojistas que me seguem vão poder contratar os gestores que são os meus alunos. Construímos, assim, um marketplace online”, comemora.

Todas as empresas de Diego atuam em um segmento bem comum hoje no mercado que é a gestão de tráfego e a aceleração de negócios digitais. Elas têm essa finalidade de pegar um projeto (offline ou online) e acelerar para atingir faturamentos altos e resultados rápidos. No final das contas, são aproximadamente 40 pessoas envolvidas nessas iniciativas.

Assim como todo processo de crescimento, as barreiras também surgiram e precisaram ser transpostas para não impedir a expansão do negócio. “Por diversas vezes, tivemos campanhas fora do ar porque o pagamento travava. Geralmente, isso acontecia e demorava para ser resolvido, causando uma perda muito grande para nós. A Conta Simples foi excelente para resolver esse problema.”

Detalhe: uma grande vantagem do cartão pré-pago da Conta Simples é que ele é aceito em plataformas de anúncios, compras de ferramentas e softwares e compras internacionais. Isso dá uma certa tranquilidade para quem trabalha com gestão de tráfego lidar melhor com possíveis bloqueios.

Controle da gestão financeira e fácil interação 

Na área financeira, três pessoas são responsáveis por colocar tudo funcionando, e duas ferramentas auxiliam esse time: a Conta Azul, para emissão de notas fiscais, e a Conta Simples, para pagamentos e recebimentos. “Hoje, posso dizer que temos um processo muito bom, porque trabalhamos com baixo custo e alto lucro, e conseguimos fazer uma gestão mais eficiente de todos os nossos gastos e despesas”, afirma o empreendedor.

Segundo ele, as principais dores que a Conta Simples conseguiu resolver para o seu negócio estão relacionadas aos cartões (físicos e digitais), com o fim de seus bloqueios em campanhas e um controle da gestão financeira de uma forma mais eficiente, e à interface da plataforma, um ambiente fácil de usar e muito intuitivo. “O nome da Conta Simples já diz tudo. Você entra lá, e está tudo na mão”, brinca o empreendedor. 

Depois que teve mais informações sobre a plataforma, a recomendação foi certa. “Conheci o Ricardo Gottschalk, CRO & Co-founder na Conta Simples, em uma palestra em Fortaleza. Marcamos uma reunião em São Paulo, e ele me explicou de fato a ferramenta. Pude entender muito mais claramente onde a Conta Simples iria chegar. Gostei de usar a plataforma e comecei a indicar para os meus gestores. Por mais que eu não tenha um milhão de seguidores, os meus 50 mil confiam muito no que eu digo. Por isso, eu me responsabilizo muito pelo que falo nas redes sociais”, ressalta Diego. 

Para ele, a parceria é vista de uma forma que auxilia bastante no cotidiano de seus negócios e não apenas nas campanhas de anúncios. “Hoje, uso a Conta Simples para tudo. Como comecei com uma rotina de viagens [todo ano, ele e sua equipe fazem uma confraternização da empresa fora do Brasil), levei o cartão da Conta Simples para Cancun e passei a mostrar como ele está presente no meu dia a dia. Acho que por isso a aderência da nossa parceria deu muito certo. Não é algo forçado, é natural”, conclui. 

“Toda a gestão financeira foi facilitada pelo aplicativo da Conta Simples, porque a gente tem tudo na palma da mão e o controle categorizado de cada coisa que fazemos. Dessa forma, conseguimos ter uma gestão financeira bem mais eficiente”, completa Diego.

 

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.