Assetz descobre as âncoras de carreira do CFO brasileiro em estudo inédito

Saiba o que uma pesquisa inédita da Assetz descobriu sobre as âncoras de carreira do CFO brasileiro.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest

Independentemente da área de atuação, as âncoras de carreiras ajudam bastante os profissionais com a percepção sobre si mesmos e no desenvolvimento de uma forma geral.

Quem ocupa o cargo de CFO (Chief Financial Officer) tem a oportunidade de ter essa característica mapeada em uma pesquisa inédita realizada pela Assetz, consultoria de recrutamento e seleção especializada exclusivamente na contratação de líderes de Finanças, em parceria com o Centro de Estudos em Negócios do Insper. 

O resultado mostra algumas tendências relevantes, assim como algumas surpresas que podem gerar reflexões e futuros questionamentos. 

Mas, afinal, como funcionam os testes de âncoras de carreira?

Antes de conhecer as principais respostas dadas para esse levantamento, é interessante entender melhor como funcionam os testes de âncora de carreira.

Mesmo tendo sido criada há algum tempo, a teoria do teste âncora de carreira continua sendo útil para quem está em busca de autoconhecimento para guiar sua vida profissional.

Segundo Edgar Schein, PhD em psicologia social pela Universidade de Harvard e professor da escola de negócios do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, as âncoras são pilares que direcionam as decisões de carreira de cada indivíduo. O teste tem como objetivo mostrar para cada profissional quais delas apresentam maior peso em sua experiência de trabalho.

Na maior parte dos casos, um desses pilares se firma com maior força na trajetória profissional de uma pessoa. Aqui vão eles:

  1. autonomia;
  2. segurança;
  3. competência técnico-funcional;
  4. competência administrativa geral;
  5. criatividade empreendedora;
  6. dedicação a uma causa;
  7. desafio puro;
  8. estilo de vida.

Sabendo quais são as suas âncoras, fica mais fácil buscar empresas que estão alinhadas com elas e uma carreira com mais satisfação profissional.

Faça o teste de âncora de carreira

O que diz o estudo da Assetz no quesito âncoras de carreira

O estudo feito pela Assetz mostrou que as âncoras de carreira para os CFOs estão firmadas, principalmente, no desafio puro (45%) e em autonomia e independência (39%). 

Questões como momento (35%) e propósito da empresa (29%) também aparecem entre os primeiros lugares, evidenciando a valorização por empresas que demonstram possibilidades de expansão.

A surpresa aparece mesmo em assuntos relacionados à inovação e criatividade com poucas respostas, sem grandes diferenças entre empresas nacionais e estrangeiras.

âncoras de carreira feminino

âncoras de carreira masculino
Foram propostas 81 perguntas a 128 CFOs de grandes empresas de diversos setores da economia

Segundo Felipe Brunieri, sócio-fundador da Assetz, a pesquisa trouxe a confirmação de algumas hipóteses e uma ampliação de horizontes. 

“Percebemos que os CFOs querem realmente ser desafiados em termos de carreira e de perspectivas. Eles também desejam ter autonomia e independência dentro da companhia e dão importância para empresas que têm um viés de crescimento e de expansão”, resume Brunieri. 

Leia mais: pesquisa sobre o perfil do CFO no Brasil em 2021 na íntegra

Diante desse resultado, é possível perceber que os líderes financeiros que estão na ativa no mercado realmente sabem o que querem e trabalham para se inserir em empresas que estão de acordo com o que valorizam.

E você? Já descobriu qual é a sua âncora de carreira?

Índice

    Material Gratuito

    Kit do Gestor Financeiro

    Navegue pela era digital da gestão financeira de forma estratégia com esse kit que conta com
    um box de livros digitais + duas planilhas inteligentes e um infográfico completo
    para evitar os gastos fantasmas!

    Kit do Gestor Financeiro (Planilhas + Ebook + Infográfico)