Entenda tudo sobre o mercado de afiliados no Brasil

Veja como anda o mercado de afiliados no país e como é ser um profissional dessa área que cresce utilizando estratégias do marketing digital.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

O ambiente digital vem se tornando cada vez mais popular e, com isso, abrindo mercado para diferentes setores. É o caso, por exemplo, dos afiliados, uma área que está completamente relacionada ao conceito de venda de produtos online.

De acordo com um levantamento divulgado pela Neotrust no início deste ano, as vendas digitais no Brasil registraram um faturamento recorde em 2021. O montante atingido superou R$161 bilhões, o que representa um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. 

As projeções para o futuro também demonstram prosperidade. Estudos  mostram que, até 2024, as vendas pela internet devem crescer 57% no país, contribuindo para esse cenário de expansão

Com isso em mente, muitas pessoas têm optado por investir no mercado de afiliados, em que é possível ter mais autonomia  e gerar renda, por meio da venda de produtos, sejam eles físicos ou digitais.

Por ser uma área relativamente nova, dúvidas sobre como começar e como é ser um profissional desse mercado podem surgir. Mas, calma, que a gente vai ajudar você a entender tudo sobre esse tema!

Vamos lá?

Imagem com um homem anunciando em um megafone produtos para venda por meio de marketing de afiliados

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é um conjunto de estratégias que possibilitam que pessoas, como eu e você, ajudem a divulgar e a impulsionar as vendas de um ou mais produtos, por meio das redes sociais ou de outros canais digitais.

Isso significa que, se um cliente efetuar a compra de um produto por meio da divulgação de um terceiro que não é a empresa fabricante, a pessoa que divulgou recebe uma espécie de comissão por cada conversão registrada em seus canais de divulgação.

O que é um afiliado?

Antes de conhecer o que é um afiliado, é importante compreender a origem desse conceito, que surgiu com o marketing de afiliados, um braço do marketing digital. 

Como já falamos, o avanço da era digital trouxe inúmeras possibilidades para pessoas empreenderem, já que, na internet, é possível comprar e vender produtos de forma 100% online. 

Um afiliado é o profissional que utiliza estratégias de marketing digital em seus canais próprios para captar e realizar vendas online de um produto (seja ele físico ou digital) criado por outra pessoa ou empresa. A partir da venda desse produto, ele recebe uma comissão em dinheiro.

Basicamente, o afiliado é qualquer pessoa que recebe dinheiro para conseguir vender produtos, por meio de suas recomendações. Os principais canais utilizados para fazer essa divulgação são blogs, sites, grupos de WhatsApp ou Telegram, páginas de venda e, claro, as redes sociais.

O interessado se junta a um programa de marketing de afiliados e escolhe um ou mais produtos para promover e divulgar. A partir daí, os afiliados passam a ter suas vendas contabilizadas por um link gerado exclusivamente para identificar suas conversões.

Se você tem interesse em se tornar um afiliado, você não precisa abrir mão do que você já faz. Essa atividade pode ser encarada como  uma renda extra, que vai ajudar a melhorar o seu orçamento.

Se você já tem conhecimento básico de marketing digital, deve saber que estratégias de divulgação em canais digitais podem ter um custo elevado. Por isso, é fundamental entender bem as formas mais viáveis de ingressar nesse meio e aproveitar ao máximo todos os benefícios que ele pode proporcionar.

O que faz um afiliado digital?

Embora o processo de se tornar um afiliado seja algo simples, você precisa estar atento a alguns pontos importantes, antes de mergulhar de cabeça nesse universo. 

Se você deseja trabalhar como afiliado digital, precisa entender que tem muito trabalho pela frente para fazer o negócio prosperar. Não é só ter um espírito empreendedor que vai gerar sucesso.

Sem estratégia e um planejamento bem definidos, é muito pouco provável que você tenha lucro. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo a trabalhar como afiliado:

  • Crie conteúdos diversificados para divulgar o produto: explore diferentes formatos, com newsletters, podcasts ou blogposts. Investir nisso é fundamental para engajar o público e apresentar soluções para suas eventuais dores;
  • Mantenha seus canais atualizados: atualizar regularmente seus canais de divulgação, aumenta a sua presença digital e traz mais visibilidade para os produtos ofertados;
  • Seja um usuário ativo das redes sociais: possivelmente, as pessoas que seguirem o seu perfil já se identificam com o conteúdo que você produz. Por isso, utilize suas redes sociais, não apenas para manter sua audiência entretida, mas também para gerar negócios. 

Como anda o mercado de afiliados?

Com o fortalecimento do e-commerce e o aumento das vendas online impulsionados pela pandemia, o mercado de afiliação se tornou um dos mais quentes no momento. 

Vale ressaltar que o mercado de afiliados é considerado uma das estratégias mais assertivas na atração de novos clientes para uma média de 30% dos profissionais de marketing. 

Esse dado foi divulgado pela National Retail Federation, que avaliou dados relacionados às vendas online realizadas em 2020.

Diante disso, podemos concluir que  o mercado de afiliação é, atualmente, uma grande oportunidade para quem quer faturar com a venda de produtos

Sem contar que, nesse ramo, não precisa ter dor de cabeça com o produto ou serviço ofertado em si, já que você não é o responsável pela sua criação, mas sim  um parceiro do produtor.

Conheça os 5 melhores programas de afiliados no Brasil

Um dos passos, ou melhor, o primeiro passo para começar a trabalhar nesse mercado é escolher e se cadastrar em um programa de afiliados

Esse cadastro se dá por meio de uma plataforma, que faz a intermediação entre o afiliado e o dono do produto, desde a gestão do pagamento até a entrega do produto ao cliente final.

É por meio da plataforma, que funciona como um grande banco de produtos, que o afiliado vai escolher para promover, gerando um link de vendas exclusivo para suas conversões.

Por isso, é fundamental conhecer as principais plataformas para entender os benefícios de cada uma delas. 

Confira a seguir uma lista com as plataformas de afiliados mais conhecidas no Brasil:

  • Hotmart afiliados: possivelmente, essa é a plataforma de afiliados mais popular no Brasil, sendo especializada na comercialização de produtos digitais, como cursos e outros tipos de infoprodutos. Seu banco de produtos é super extenso, contemplando diversos segmentos;
  • Amazon afiliados: considerado um dos melhores programas, o Amazon afiliados oferece diversos produtos de diferentes categorias e a possibilidade de venda de produtos fabricados pela própria empresa, como Kindle e Alexa, por exemplo, além de eletrônicos, e-books, roupas e muito mais;
  • Eduzz afiliados: nessa plataforma, produtores de conteúdo digital são conectados aos afiliados, que ajudam a divulgar seus produtos e, claro, aumentar as vendas. Como o próprio nome já sugere, está relacionada a uma linha educativa com a disponibilização de cursos, aulas e diversos outros produtos;
  • Monetizze afiliados: voltada para a venda de produtos físicos e digitais, conta com produtores de conteúdos dos mais diversos segmentos, permitindo que seus afiliados ganhem com vendas que não realizaram diretamente, quando o comprador adquire outro produto do mesmo produtor, por exemplo;
  • Afiliados Magazine Luiza: no Magazine Você, como é chamada a plataforma da gigante do varejo, os afiliados podem divulgar qualquer produto da loja, tendo direito a comissões de 1% a 12% do valor total das vendas.

Como ser um afiliado?

Para que você possa se tornar um afiliado digital, é preciso estar atento a alguns pontos. 

Primeiramente, é necessário ser maior de 18 anos e já portar algum tipo de documentação oficial. 

Além disso, você precisa:

  • De um documento de identificação;
  • De uma conta de e-mail;
  • Possuir uma conta digital.

Tendo esses dados em mão, é só escolher a plataforma de afiliados de sua preferência e criar uma conta, que normalmente é gratuita.

A partir daí, defina os produtos que quer vender e decida qual estratégia de divulgação utilizar para realizar as conversões. 

Dependendo do tipo de estratégia escolhida, você pode ser classificado em dois tipos de afiliados:

  • Afiliado Árbitro, que baseia sua estratégia de vendas em anúncios digitais, como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.
  • Afiliado Autoridade, que utiliza a criação de conteúdos como a sua principal estratégia de vendas, trabalhando sua reputação e credibilidade para “educar” sua audiência.

Como divulgar link de afiliado?

Existem alguns canais em que você pode divulgar seu link de afiliado, que, sem dúvida, vão ser fundamentais para atingir seu público-alvo e realizar suas vendas.

Abaixo, veja os que mais têm potencial para trazer resultados:

  • Blog ou site: utilizar um blog ou site ainda é uma das estratégias mais utilizadas para a venda de produtos. Isso porque, nesses espaços, você tem maior domínio sobre os caminhos que vai utilizar para vender o produto. Vale ressaltar que, para que a utilização desse canal seja eficaz, você precisará conhecer técnicas de otimização de conteúdo no buscador do Google (SEO). Aqui, investir em anúncios de mídia paga também se torna fundamental;
  • Redes sociais: fáceis de usar, esses canais que já fazem parte do nosso dia a dia não só podem como devem ser incorporados à sua estratégia de divulgação. Por meio das redes sociais, você pode influenciar amigos e demais seguidores a adquirirem o produto. É possível, ainda, investir em anúncios pagos e segmentar sua audiência, aumentando as chances de conversão;
  • E-mail Marketing: nesse canal, você pode criar listas de contatos e realizar envios regulares de conteúdo divulgando seu produto para sua base de potenciais clientes. 

Agora que você conhece os principais canais, pode traçar estratégias para vender seu produto, combinando todos eles. 

Lembre-se sempre: quanto mais canais utilizar, mais chances você tem de atingir o público e aumentar suas vendas.

Como vender como afiliado? 

Para vender como afiliado, é preciso ir além da utilização de canais. É importante conhecer bem técnicas de marketing digital, que vão ajudar a aumentar ainda mais as conversões. 

Confira abaixo 3 dicas para aumentar seu faturamento como afiliado:

  1. Invista em conteúdo de valor: só colocar seus produtos à venda pode não ser suficiente para gerar conversões. Nesse sentido, criar conteúdos relevantes para o seu público, relacionando-o, sempre que possível, à solução de alguma dor por meio da aquisição do produto, vai aumentar a sua percepção como uma referência no assunto e ajudará nas vendas;
  2. Aposte nos anúncios digitais: embora a presença orgânica seja muito importante, investir em estratégias de mídia paga pode ajudar a vender mais. A depender de onde o seu público está, você pode utilizar canais, como Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads, entre outros. Assim, você vai poder segmentar ações no perfil do seu público, aumentando o tráfego para os seus canais e, consequentemente, aumentando as chances de conversão;
  3. Fidelize seu público: ao fidelizar seu público, você estará construindo uma audiência. Isso só é possível se você nutrir um bom relacionamento com ele e se mantiver próximo. Há diversas formas de fazer isso, por exemplo, promover sessões de perguntas e respostas, conteúdos sazonais (relacionados à datas comemorativas), entre outros caminhos.

Marketing de afiliados é pirâmide?

Embora o marketing de afiliados e esquema de pirâmide sejam coisas completamente diferentes, muitas pessoas ainda confundem esses conceitos e acabam não sabendo as diferenças entre esses dois modelos. 

Primeiro, é importante lembrar que o esquema de pirâmide é aquele que se baseia no recrutamento de outras pessoas. Ou seja, para lucrar, você precisa convencer novas pessoas a entrar no negócio. Só quem ganha realmente é quem está no topo da pirâmide. 

O fluxo é mais ou menos assim: você aceita participar, mas para começar a ganhar, precisa convidar outras pessoas a entrar também. Apenas quando elas comprarem e começarem a vender para outras pessoas é que você vai começar a lucrar.

Já os afiliados digitais são como vendedores de loja de shopping, que vendem os produtos de outra pessoa ou empresa e ganham uma comissão por cada venda realizada.

Perguntas frequentes sobre os afiliados

Qual é o melhor programa de afiliados?

O melhor programa de afiliados vai ser aquele que atender melhor o seu perfil como vendedor e o tipo de produto do seu interesse.

Diante das diversas opções disponíveis, é preciso conhecer bem o mercado para decidir qual é capaz de trazer os resultados mais positivos para você.

Tipo de produto e valor pago por venda são alguns critérios que precisam ser considerados.

O que é ser um afiliado?

Ser um afiliado é realizar a divulgação e a venda de um produto fabricado por um terceiro, por meio de estratégias de marketing digital, recebendo uma comissão por cada venda realizada. 

Aproveite e saiba mais sobre o mercado de afiliados.

Como me tornar um afiliado?

Para se tornar um afiliado, primeiramente, você precisa se cadastrar em uma plataforma de marketing de afiliados em que  você terá acesso a um link exclusivo, que contabilizará cada venda realizada pelos seus canais de divulgação.

Entenda mais sobre o programa de afiliados.

Como é trabalhar como afiliado?

Trabalhar como afiliado permite que você, além de passar a ser seu próprio chefe, tenha alguns benefícios.
Nesse ramo, você não precisa ser especialista e pode começar com baixo investimento, até mesmo, como uma renda extra. O modelo de trabalho permite flexibilidade de horário. 

Além disso, como você vai apenas divulgar o produto fabricado por um terceiro, você não precisa se preocupar em dar suporte aos clientes. 

Quais sites posso ser afiliado?

Existem diversas opções de sites e plataformas disponíveis para você trabalhar como afiliado. As mais populares são:

Hotmart afiliados;
Amazon afiliados;
Eduzz afiliados;
Monetizze afiliados;
Afiliados Magazine Luiza.

Conta Simples
Conta Simples
A união entre conta PJ, cartão corporativo e software de gestão financeira em um só lugar. Conheça e abra sua conta gratuita!
Conta Simples
Conta Simples
A união entre conta PJ, cartão corporativo e software de gestão financeira em um só lugar. Conheça e abra sua conta gratuita!
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!