8 conselhos de CEOs para empreendedores iniciantes

Empreender é enfrentar desafios diariamente. E para quem está iniciando essa jornada, devido a falta de experiência, esses desafios podem aumentar ainda mais. Por isso, aprender com quem já está no mercado há mais tempo é fundamental para evitar alguns erros de principiantes.

Pensando nisso, nosso time da Conta Simples entrou em contato com 8 CEOs de sucesso e pedimos que eles compartilhassem conselhos para empreendedores iniciantes. Continue lendo e confira!

Segue em ordem alfabética:

Bruno Bannach – CEO da Jestor

Bruno Bannach

“Sempre converse com seus clientes e entenda suas dificuldades para você poder criar algo útil para eles.” 

Bruno é CEO da Jestor, um sistema de gestão totalmente customizável para pequenas e médias empresas. E o conselho dele para iniciantes é sobre a atenção que você deve ter com os seus clientes. 

Segundo ele, um produto ou serviço, para ser algo escalável, precisa resolver um problema forte de alguém. Então, não comece pela solução ou só com coisas da sua cabeça, mas por um problema real do seu cliente.

Greg Kelly – CEO da Eqseed

greg

“Acerte seu modelo de negócios e product market fit antes de buscar escala”

Greg Kelly é CEO da EqSeed, uma plataforma online que permite que investidores descubram e invistam em startups de alto potencial. E o seu conselho é sobre acertar o modelo de negócios e product market fit antes de buscar escala.

“No início sua maior vantagem é de ser enxuta. Isso permite sua empresa a constantemente desenvolver novas ideias e testá-las no mundo real com rapidez, agilidade e baixo custo.” diz o CEO.

“Esqueça escala até ter conseguido comprovar definitivamente que clientes reais estejam dispostos a pagar pelo seu produto, e que este também seja replicável e consequentemente, escalável. Tome todo o tempo necessário para acertar isso antes de qualquer outra coisa.” completou Greg.

Guta Tolmasquim – CEO da Brand Gym

gu

“Se preocupe desde o início em construir marca.”

Guta é CEO da Brand Gym, uma agência de branding que atende empresas de perfil empreendedor e startups. E o seu conselho é em relação a construção de marca.

Esse processo se baseia em contar uma história consistente ao longo dos anos. E quando bem feito, a marca passa confiança, credibilidade, qualidade e segurança para os clientes. Além de ficar na memória deles, se torna a principal opção de compra.

Porém, segundo a CEO, a maioria dos empreendedores percebem tarde demais a importância (second timers são quem mais investe em branding). Marca pode trazer grande resultado financeiro.

João Miranda – CEO da Hash

joão

“Saiba escolher seus cofundadores.”

João Miranda é CEO da Hash, uma plataforma whitelabel e plug-and-play que permite construir serviços de pagamentos com soluções financeiras personalizadas para empresas. E para João, saber escolher seus cofundadores é essencial.

“Empreender é uma tarefa desafiadora. Escolher quem vai fundar o negócio com você e caminhar ao seu lado em todos os momentos, é a primeira decisão e uma das mais importantes.” diz João.

Por isso, ele aconselha buscar pessoas com valores e ideais iguais aos seus, mas com skills complementares. E mais: é preciso ser alguém que também acredite no propósito do negócio.

Pedro Rio – CEO da Clarke

pedro clarke

“Desenvolva a capacidade de manter o seu time engajado com o desafio do seu negócio.”

Pedro é CEO da Clarke, uma startup especializada em gestão digital de energia para pequenas e médias empresas. 

Para ele, todo empreendedor deve desenvolver a capacidade de manter o seu time engajado com os desafios do seu negócio, e para isso, escolher um bom time, com os líderes certos, é fundamental. 

Rodrigo Tognini – CEO da Conta Simples

rodrigo conta simples

“Ache 100 pessoas que amam o seu produto.”

Rodrigo é CEO da Conta Simples, uma conta bancária 100% digital focada para pequenas e médias empresas. E o conselho dele é ter foco.  

Para ele, é essencial iniciar focando em fazer poucas coisas, muito bem feitas e para poucas pessoas. 

“Uma das maiores dificuldades de empreendedor(a) no começo da jornada é conseguir falar não. Por experiência própria, posso falar que da resultado” diz ele.

Rubem Andrade – CEO da Zag

rubem zag

“Descubra o seu propósito.”

Rubem Andrade é CEO da Zag, uma plataforma de gestão de despesas para empresas. E o conselho que ele compartilhou com a gente é sobre encontrar o seu propósito. 

“O que você diria se alguém te perguntasse: por que você nasceu? Para descobrir esta resposta, é preciso exercitar a autoconsciência, conhecer sua personalidade e o que é mais adequado pra você.”

Para ele, um grande empreendedor conecta o seu propósito aos seus empreendimentos. E nesta conexão, está o sucesso.

Zoë Póvoa – CEO da OZLLO

“Esteja focado em montar o melhor time.”

A Zoë é CEO da OZLLO, uma plataforma online que vende produtos de luxo de marcas nacionais e internacionais, novos e seminovos. E o conselho de Zoe é: Foque em montar o melhor time.

Para ela, montar uma startup é que nem montar um quebra cabeça e as peças são as pessoas. Você precisa achar as peças que se destacam naquela multidão e colocá-las nas posições ideais. 

Isso porque, uma peça no local errado pode prejudicar o resultado final. Mas com as peças nos locais certo, nasce a magia.

Conclusão

O início da jornada como empreendedor pode parecer assustador, mas não desista. O caminho é longo, cheio de obstáculos, mas vale a pena.

Seguindo esses conselhos para empreendedores iniciantes, de quem já é experiente no mercado, pode te ajudar a chegar no caminho certo e evitar prejuízos.

banner

1 resposta a “8 conselhos de CEOs para empreendedores iniciantes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *