Você sabe o que é Orçamento Base Zero?

Uma das saídas para realizar o planejamento orçamentário da sua empresa é usando o orçamento base zero.

Esse é um formato para fazer uma projeção das despesas da companhia, mas sem utilizar a base histórica.

Isso porque, para realizar o orçamento base zero é preciso fazer um orçamento individualizado para cada centro de custos dentro da sua empresa.

Mas como calcular o orçamento base zero (OBZ)? Entenda como funciona e por que utilizar esse método para preparar o planejamento financeiro da sua empresa.

O que é o Orçamento Base Zero?

A metodologia de orçamento base zero é um formato onde todas as áreas da empresa elaboram detalhadamente a previsão de gastos, definindo cada um dos centros de custos de forma individual.

Esse modelo de orçamento não leva em consideração a média histórica automatizada dos custos e despesas, o que permite evitar prejuízos.

Mas o que é o orçamento?

Portanto, para entender a necessidade de utilizar a metodologia da base zero, é importante entender o que é orçamento e qual a importância.

Isso porque, um orçamento tem como objetivo fazer o planejamento dos gastos, as despesas e as receitas da empresa.

Assim, é possível fazer uma previsão e traçar os resultados esperados a partir das estratégias geradas para esse fim.

Para isso, é importante entender o cenário no qual a empresa está inserida, a situação econômica e, principalmente, mensurar a capacidade do negócio para atender a meta planejada.

Então, um dos usos principais do orçamento é para calcular as estimativas de fluxo de caixa que são essenciais para fazer implementações e avaliar a evolução dos valores diante das estratégias.

Com isso, a elaboração do orçamento é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão para financiamento e investimentos para executar os planos operacionais previstos.

No entanto, o orçamento oferece os dados necessários para definir as metas e controlar as despesas e custos dentro da empresa.

Elaborar o orçamento é fundamental para o planejamento financeiro da empresa

Qual a diferença do orçamento base zero em relação aos outros?

Geralmente as empresas fazem o cálculo do orçamento levando em consideração uma média das despesas realizadas nos últimos anos.

No entanto, esse é um formato automatizado para fazer a previsão de custos e despesas de um orçamento, sem levar em consideração os resultados e diferenças calculadas.

Porém, como o OBZ se baseia em diversos orçamentos realizados nos setores diferentes da empresa, isso evita desperdícios.

Assim, os gestores precisam estar atentos e organizar os gastos das suas áreas, verificando possíveis excessos e as necessidades operacionais da empresa.

Portanto, o uso do orçamento base zero é uma metodologia que visa a redução dos custos, com a alocação correta dos recursos.

Com isso, para adequar o setor para o OBZ é preciso definir objetivos e metas a partir de uma avaliação criteriosa dos gastos.

A metodologia do orçamento base zero

Para montar um orçamento baseado na metodologia base zero é preciso seguir duas fundamentais premissas:

  •         deve assegurar a sobrevivência da empresa durante o cenário e, no caso do cenário positivo, o orçamento deve oferecer condições para o aproveitamento de oportunidades.
  •         a totalidade dos gastos fixos deve ser próxima ou abaixo da margem de contribuição que a empresa tem, mesmo no pior cenário.

Assim, é importante identificar os gastos desnecessários para realocar os valores em ações importantes e necessárias para o crescimento da empresa.

No entanto, um ponto importante ao adotar o OBZ é que a equipe precisa ter tempo e o treinamento correto para buscar as informações necessárias para a elaboração.

Porém, não basta só otimizar o orçamento da empresa. É preciso também criar ferramentas para o controle das ações efetivas em relação aos gastos orçados, para garantir a correta aplicação.

Então, para garantir um planejamento financeiro ajustado com os objetivos e metas da sua empresa, a dica mais importante é sair da elaboração automática do orçamento.

Assim, avançar com o orçamento base zero é uma excelente forma de otimizar a gestão da sua empresa.

Que tal, agora que você entendeu como funciona o orçamento base zero, que tal conhecer um pouco mais sobre os recursos Conta Simples que podem ajudar a sua empresa na gestão dos gastos!

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *