blog_image_dropshipping

Vai começar no dropshipping? Entenda como viabilizar uma operação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muitos empreendedores apostam na operação de dropshipping para ganhar dinheiro no Brasil e no mundo.

E eles não estão errados! Essa é uma atividade que atrai não só pela rentabilidade, mas também pelos custos baixos para o funcionamento do negócio.

Então, ao gerar lucros consideráveis, o dropshipping se tornou uma tendência no mercado e ganha cada vez mais adeptos.

Mas, a grande dúvida dos novos investidores é: como fazer uma operação de dropshipping e começar a ganhar dinheiro?

Para te ajudar a entender o mundo do dropshipping, preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber para viabilizar uma operação.

O que é uma operação de dropshipping?

O dropshipping é uma operação logística muito utilizada pelos empreendedores que atuam no mercado de e-commerce, lojas virtuais e no marketplace.

Na prática, o dropshipper é um vendedor dos produtos que não estão disponíveis no estoque da empresa.

Após a realização da venda, o pedido é repassado para o fornecedor específico do produto, que é o responsável pela entrega para o cliente.

Então, esse tipo de negociação funciona muito bem eletronicamente, onde o dropshipper é o gestor logístico da compra.

Esse formato de negócio tem virado tendência e se expandiu para os mais variados segmentos de produtos comercializados na internet.

Mas, você já deve ter visto algo parecido, quando falamos da revenda de produtos por catálogo, principalmente os cosméticos.

O dropshipper é o revendedor de uma mercadoria que está disponível no estoque de uma empresa, que se responsabiliza pelo transporte, manuseio e a entrega final.

Como viabilizar uma operação?

As operações de dropshipping respeitam as características específicas do segmento de mercado que se pretende atuar.

No então, basicamente a operação funciona da seguinte maneira:

  • O cliente realiza uma compra na empresa;
  • A seguir, após a confirmação do pagamento, o pedido é liberado para envio;
  • Então o fornecedor é acionado e os dados de entrega do cliente são repassados;
  • Na sequência, fica a cargo do fornecedor a separação, embalagem e envio da mercadoria.

Portanto, o primeiro passo para começar a desenvolver o seu negócio no dropshiping é garantir o funcionamento de todos esse processo.

Escolha os fornecedores

Busque fornecedores especializados no produto que você pretende vender. É imprescindível que ele tenha um sistema de qualidade na entrega e monitoramento do produto.

Não foque somente no preço, já que o serviço oferecido deve ser o ponto principal da sua tomada de decisão.

Ofereça para o cliente

Depois que você encontrou o fornecedor, você pode oferecer o produto para os seus clientes levando em consideração o estoque em tempo real.

O cliente precisa saber que o produto está disponível e que a entrega será realizada dentro do prazo determinado pelo seu acordo entre a sua empresa e o fornecedor.

Para evitar falhas na gestão logística, depois que o pedido e pagamento for registrado na sua loja virtual, deve ser automaticamente transferido para o seu fornecedor.

Logística de entrega

O seu fornecedor é responsável pela embalagem do produto, o transporte e entrega para o cliente, gerando um código de rastreamento.

Retorno de produtos

Nesse caso, o fornecedor também é o responsável pela realização do processo. Cabe a sua loja virtual apenas o contato entre as partes.

Mas é claro, esse processo todo não é visível para o cliente. Ele está comprando da sua empresa, a sua marca está à frente da negociação.

Vantagens e desvantagens do dropshipping

Assim como todo tipo de negócio, existem pontos positivos e negativos para a realização dessa operação.

Vantagens do dropshipping

Baixo investimento de capital inicial

Essa, com toda certeza, é uma das maiores vantagens do dropshipping, já que é possível abrir uma loja virtual, sem precisar investir altos valores para garantir o estoque.

Facilidade de entrada no mercado

A gestão de um e-commerce no modelo dropshipping é mais simples, uma vez que não é preciso administrar produtos físicos.

Os processos de gestão e logística das encomendas ficam a cargo do fornecedor contratado.

Baixos custos com despesas

De modo geral, sem precisar gerir estoque e investir em produtos, não existem custos para manutenção.

Custos fixos com localização

Uma empresa no formato dropshipping não precisa de escritório fixo, pode trabalhar o país inteiro apenas com uma boa conexão de internet.

Diversificação de produtos

Como não é necessário adquirir os produtos, é possível trabalhar com diferentes nichos de mercado, ampliando a oferta para os clientes.

Negócio escalável

Ainda pensando na facilidade de não precisar de estoque, é possível escalar e expandir a atuação no mercado enquanto houver margem para lucro.

Desvantagens do dropshipping

Baixa margem de lucro

Por ser um mercado altamente competitivo e com pouca barreira de entrada, os preços praticados para alcançar os clientes podem não deixar tanta margem de lucro.

Por isso, é preciso estudar as necessidades dos consumidores para encontrar nichos que permitam aumentar a lucratividade.

Controle de estoque

É preciso monitorar o estoque diário do fornecedor para sincronizar com a oferta da sua loja.

É importante usar ferramentas que simplifiquem esse processo e garantem que você ofereça produtos que estão disponíveis para entrega.

Custos de envio

No dropshipping a empresa trabalha com diversos fornecedores e, para cada um deles, haverá um cálculo de custo de envio.

Sendo assim, é importante entender essa logística para não reduzir a sua margem de lucro.

Como viabilizar o dropshipping na sua empresa?

Para criar uma estratégia de trabalho eficiente para o dropshipping é preciso seguir alguns passos que serão essenciais para o funcionamento da operação:

  • Adote uma margem de estoque segura, para evitar que você ofereça aos seus clientes produtos que não estão disponíveis para entrega;
  • Prefira fornecedores que trabalhem sistemas integrados de comunicação. Isso facilita o processo de sincronização de estoque e de transmissão de informações;
  • Escolha fornecedores que possuam centros de logísticas em pontos estratégicos, isso pode afetar o tempo de entrega e evita atrasos para o cliente;
  • Conheça o trabalho logístico de operação do fornecedor, já que ele será essencial para o sucesso do seu negócio.

Como se tornar relevante no mercado de dropshipping?

A modalidade de negócio online no estilo dropshipping apresenta expressivo crescimento ao longo dos anos.

Portanto, o desafio para os novos empreendedores é saber explorar as áreas mais atrativas para estabelecer o seu negócio a longo prazo.

No entanto, para conseguir se tornar uma autoridade no dropshipping, é importante ter solidez e criar confiança nos clientes.

Por isso, não esqueça que o diferencial é a melhor porta para atrair clientes, entregando aquilo que eles não encontram em outros lugares, seja serviço ou produto.

Seja um explorador dos nichos que os concorrentes apresentam falhas, isso poderá trazer um crescimento acentuado.

Lembre-se sempre que as referências estão em empresas e pessoas que tornaram negócios prósperos, esquecendo aqueles que somente sobrevivem ao mercado.

Uma dica interessante seria escolher um nicho que você domine e, ao mesmo tempo, que ainda não tenha muita representatividade pelos concorrentes.

O dropshipping é uma operação de negócios muito valiosa, que em meio as suas especificidades, precisa ser orientada para a sua empresa.

Então, entendendo o seu mercado e adequando as operações às necessidades do seu cliente, o dropshipping tende a ser muito rentável e diversificado.

Quer conhecer mais sobre uma operação de dropshipping de sucesso, aproveite para ler o artigo “Conheça 13 profissionais de dropshipping que estão se destacando no mercado”!

banner a conta digital pj

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.