Uma das formas de pagamento mais populares e preferidas dos brasileiros é o boleto bancário. Isso acontece devido ao baixo nível de acesso ao crédito no país. 

Atualmente 49% das empresas e 39,6% da população com idade superior a 18 anos não tem acesso a crédito. Isso faz com que o ecossistema do país gire sobre o famoso código de barras, que já ultrapassou, segundo a Febraban, o volume de 3,7 bilhões de boletos pagos.

Apesar do boleto ser a principal modalidade de pagamento, existem alguns desafios que prejudicam sua experiência, como a demora na confirmação do pagamento e a demora no comprovante da transação. Mas a FEBRABAN, Federação brasileira dos Bancos, tem criado projetos para melhorar e fortalecer a forma de pagamento.

Como o objetivo deste texto é explicar tudo que é preciso saber sobre emissão de boletos, vamos separar os temas nos tópicos abaixo:

  • O que é um boleto bancário?
  • Como funciona o boleto bancário e quais são suas vantagens?
  • Quais são os tipos de boleto?
  • Segurança nos boletos com registro
  • O futuro do boleto bancário como meio de pagamento

O que é um boleto bancário?

Boleto bancário é o meio de pagamento mais usado no Brasil que permite cobrança e recebimento de pagamentos. Pessoas jurídicas e físicas podem usá-lo, desde que tenham conta bancária ou uma carteira de cobrança. 

Existe alguns modelos que são usados, como: avulso, recorrente e formato de carnê. Em qualquer um dos casos é preciso especificar campos que garantem que o valor pago chegue ao destino. 

Como funciona o boleto bancário e quais são suas vantagens?

Para que seja possível emitir boletos de cobrança, o primeiro passo é habilitar uma conta destinada a isso à instituição financeira ou de pagamento. A Conta Simples, por exemplo, oferece uma solução de emissão de cobrança via boleto bancário.

Para cobrar (cedente) um boleto bancário, tanto pessoa física como jurídica, é necessário identificar o cliente (sacado). Assim, é possível estabelecer um prazo para pagamento, que é a data de vencimento.

Para efetuar o pagamento, pode ser utilizado diferentes formas. Além das lotéricas, caixas de agência, terminais de autoatendimento e aplicativo das contas digitais. Casas lotéricas e algumas agências do correios também recebem o pagamento pelo famoso papel com código de barras.

Após o pagamento, o valor é debitado em um prazo estabelecido pelo banco. Geralmente é de 2 a 3 dias úteis.

Quais são os tipos de boleto?

Existem três formas de se trabalhar com boleto bancário: avulso, recorrente e no formato carnê. O boleto avulso é a forma de cobrar o cliente por uma compra à vista, em uma única operação. 

Já o boleto recorrente são enviados de forma periódica para o cliente que realizam compras no modelo de assinatura. O envio é feito de forma automática na data programada. É uma ótima alternativa em um mercado onde o acesso ao crédito no país é baixo.

Por fim, o boleto por carnê você recebe a sequência de boletos, cobrando prestações de uma compra ou valores de uma prestação ou parcelas. Geralmente, os carnês necessitam de análise de crédito. A análise consiste em avaliar a capacidade de pagamento do consumidor.

Segurança nos boletos com registro

Desde setembro de 2018, o Banco Central estabeleceu normas para emissão de todos os boletos serem registrados com CNPJ ou CPF tanto do emissor quanto do pagador, além do valor da cobrança e prazo de vencimento. 

Com isso, este meio de pagamento se torna mais seguro pois elimina os riscos de cobranças indevidas.

O futuro do boleto bancário como meio de pagamento

Muita gente acredita que essa forma irá se extinguir. Mas não acreditamos nisso. Ele é um padrão de pagamento brasileiro e vai continuar existindo durante bastante tempo. Alguns dos principais motivos são  taxas de acesso ao crédito no país e o número de pessoas desbancarizadas, fazendo com que o boleto tenha grande força na cultura do brasileiro.

Existem várias mudanças que estão sendo feitas pelos órgãos regulatórios para a modernização do sistema de pagamento via boleto, que deve trazer diversas melhorias que irão perpetuar a existência do boleto por muito tempo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.