Tráfego pago: o que é, como funciona e como fazer

Saiba como funciona o tráfego pago e quais são as ferramentas que podem ser usadas para colocar uma estratégia em prática.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

“O tráfego pago é um potencializador de resultados que coloca os serviços e produtos de empresas na rua mais movimentada do mundo, a internet”. É como define Rodolfo Sá, coordenador de Marketing do Hackr Ads

Essa é uma estratégia muito usada pelas empresas para aumentar a visibilidade do negócio ou atrair novos clientes, potencializando os resultados. 

Quer saber mais sobre o que é tráfego pago, o que faz um gestor de tráfego e como começar a usar essa estratégia? Continue a leitura!

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é uma estratégia para atração de visitantes em uma página específica da internet de investir em anúncios de publicidade digital. Ao contrário do tráfego orgânico, ele depende de investimento para gerar resultado. 

Fazem parte do que consideramos tráfego pago aqueles visitantes que interagiram com um anúncio e chegaram até uma página específica. Entre as principais fontes para essa estratégia hoje estão o Google Ads, plataforma de anúncios do Google, e o Facebook Ads ou Instagram Ads, do grupo Meta. 

Como precisa de investimento para funcionar, quando o capital dedicado para aquela publicação termina, ele sai do ar e não aparecerá mais para o usuário. Por isso, é interessante usar outras estratégias além do tráfego pago para aumentar o número de visitantes da página em questão. 

análises de dados proporcionadas por meio de tráfego pago em acesso online

Como funciona o tráfego pago?

Para fazer tráfego pago, você deve:

  1. Escolher a plataforma que seu público-alvo estará presente;
  2. Estruture a sua campanha para começar a gerar tráfego. No início, foque em gerar mais rentabilidade;
  3. Meça os dados da sua campanha com as tags de conversão.

Simplificando, para fazer tráfego pago é necessário ter cadastro na plataforma de anúncios, definir o método, criar o comunicado e fazer as configurações para que ele seja exibido ao seu público-alvo. 

No entanto, para entender melhor como funciona o tráfego pago, não basta apenas saber como publicar um anúncio, é preciso conhecer a parte técnica. Existem duas formas de pagar para que seu material seja divulgado: o custo por clique, ou CPC, e o custo por mil impressões, ou CPM.

Os anúncios são exibidos nos resultados de busca ordenados por um leilão, ou seja, o maior lance fica melhor posicionado. Dessa forma, você pode optar por pagar por clique (CPC) ou por aparecer mil vezes na busca (CPM).

Talvez você esteja se perguntando qual vale mais a pena, o CPC ou o CPM, mas a real é que depende da sua estratégia. Se a sua ideia é levar tráfego real para sua página, já que pagará apenas pelos cliques, com um orçamento determinado para a campanha, o CPC é mais indicado. 

Já o CPM é usado quando a empresa está buscando maior visibilidade, fazendo com que o anúncio apareça mais vezes e auxilie no posicionamento da marca. Essa estratégia funciona muito bem para negócios recém-criados. 

Por que investir em tráfego pago?

A maior razão para se investir no tráfego pago é a possibilidade de direcionar anúncios certeiros para pessoas na internet buscando por palavras-chave que estão relacionadas ao seu produto ou serviço. 

Essa é uma estratégia poderosa quando usada da maneira correta para o público certo, já que é possível selecionar públicos que já têm interesse ou consomem produtos e serviços parecidos com o do seu negócio.

Principais plataformas para fazer tráfego pago 

Existem várias plataformas para começar uma estratégia de tráfego pago, separamos as principais para você conhecer. 

Google Ads

Hoje chamado de Google Ads, mas antes conhecido como Google Adwords, é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dela que seu anúncio aparece na página de busca e sites parceiros. 

Essa é uma forma de atrair um tráfego qualificado, já que é possível segmentar o público que quer atingir. É possível selecionar por localidade, faixa etária, interesse e várias outras possibilidades, além de fazer testes A/B para entender quais anúncios funcionam melhor. 

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de fazer anúncios do grupo Meta, que inclui o Instagram Ads também. Assim, no mesmo gerenciador é possível anunciar nas duas redes sociais

Ela também oferece recursos para segmentação da audiência e é muito utilizada principalmente para aumentar a visibilidade da marca.

Instagram Ads

Como dissemos no tópico anterior, é possível anunciar no Instagram Ads na plataforma do Meta. Ele permite criar anúncios em fotos, vídeos, feed e até stories.

YouTube Ads

Se o seu negócio tem um potencial maior de atrair e encantar um possível cliente por meio de vídeos, anunciar no YouTube pode ser uma ótima alternativa, já que as comunicações são veiculadas dentro dos próprios vídeos, como uma sugestão

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads, do LinkedIn, é muito usado por aquelas empresas que tem negócios B2B, já que é uma rede voltada aos negócios. É possível anunciar na timeline (Sponsored Content), na barra lateral (Text Ads) ou como mensagem na caixa de entrada (Sponsored InMail).

A segmentação pode ser feita por cargo ocupado, formação, nível de experiência, indústria, tamanho da empresa e outros. 

O que faz um gestor de tráfego pago?

O gestor de tráfego pago tem a responsabilidade de atrair o público-alvo para um site específico. Para isso, esse profissional precisa de um bom conhecimento analítico, ser direcionado pelos dados para entender o melhor canal, as possibilidades e otimizações, além de ter afinidade com tecnologia e ferramentas de marketing digital. 

Além das habilidades específicas para o cargo, quem ocupa a função de gestor de tráfego precisa conhecer o marketing digital na totalidade, não apenas a mídia paga. Isso porque a aquisição de tráfego pago e por vezes até do tráfego orgânico serão funções desse profissional. 

Das principais atribuições do gestor de tráfego pago, podemos citar:

  • fazer estudos de palavras-chave e de públicos-alvo para veiculação de campanhas;
  • planejar, criar e otimizar campanhas de mídia paga;
  • distribuir a verba entre canais de mídia paga;
  • analisar e acompanhar campanhas de mídia paga;
  • criar relatórios e dashboards para mensurar resultados das contas e campanhas.

Rodolfo Sá, coordenador de Markerting do Hackr Ads, define o que é gestor de tráfego:

“O gestor de tráfego tem como principal atribuição aumentar o número de pessoas qualificadas em um site, em uma rede social ou até mesmo no WhatsApp de uma loja. Seu trabalho consiste, portanto, em aumentar o lucro de empresas por meio de anúncios online”.

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

A principal diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago é o investimento financeiro para aumentar os acessos a uma página específica

No tráfego pago, tudo irá depender de quanto investimento você vai aplicar nas suas campanhas digitais e na capacidade de criar anúncios atraentes e relevantes. Essa estratégia tem um retorno mais rápido.

Já o tráfego orgânico exige esforços em uma estratégia de médio ou até mesmo longo prazo que precisa de dedicação e técnica para funcionar. Isso porque é necessário trabalhar os conteúdos de uma forma mais atraente para que naturalmente sua audiência se interesse. 

Tráfego pago para iniciantes

O tráfego pago é um ótimo caminho para quem quer aumentar o lucro do negócio. “Talvez não seja o único caminho, mas imagine você precisar competir com aquele anúncio que te persegue o dia inteiro por todos os sites da internet. Não dá! Portanto, hoje é obrigatório ter uma boa presença digital por meio de anúncios online”, lembra Rodolfo.

Nesse caso, uma dúvida recorrente é: como começar essa jornada da melhor forma possível? Bom, se você já entrou em uma plataforma de anúncios, deve ter percebido que são diversas abas, colunas e números que podem confundir até os mais experientes. 

É claro que com o tempo você se acostuma com as plataformas e consegue fazer seus anúncios de uma forma mais rápida, porém, se você precisa aumentar a visibilidade da marca ou atrair mais visitantes e não tem tanto tempo para dedicar a essa tarefa, a recomendação é simples.

“Basicamente, em vez de usar a plataforma tradicional, em que você terá que apertar pelo menos 20 botões para começar a anunciar, você pode usar o Hackr Ads, que faz o seu anúncio aparecer no seu bairro ou em todo o Brasil em poucos segundos e com pouquíssimos cliques”, revela o coordenador de marketing da ferramenta.

Além disso, o Hackr Ads foi além. Pensando na pessoa que não tem experiência em como anunciar na internet e está iniciando agora, eles criaram uma universidade virtual, em que você terá aulas completas e um passo a passo com alguns dos maiores nomes do mercado do marketing digital.

Se quiser saber mais sobre como começar a anunciar na internet de forma fácil, conheça o Hackr Ads!

Se você ainda tem dúvidas sobre como começar a trabalhar com tráfego pago ou quer conhecer segredos que ainda não te contaram? Assista o vídeo abaixo com uma aula exclusiva com o Sérgio Fernandes, especialista no assunto!

Como ganhar dinheiro com tráfego pago?

Existem diversas maneiras para trabalhar com tráfego pago e hoje vamos apresentar três diferentes.

A primeira, para vender algum infoproduto. Você é especialista em algum assunto? Então, pode comercializar produtos como e-books, videoaulas, podcasts e outros online. Neste caso, o trabalho é fazer a divulgação e venda do material próprio, mas também valem as parcerias, como veremos a seguir.

Também é possível ganhar dinheiro com tráfego pago por meio de programas de afiliados. Afiliado é quem divulga produtos e serviços de terceiros e ganha comissão a cada venda. Essa divulgação pode ser feita por meio de anúncios.

A terceira maneira de se profissionalizar nessa área é justamente como gestor de tráfego. Seja como especialista contratado ou consultor, é possível oferecer serviços de planejamento estratégico, operação e análise de resultado das campanhas.

Perguntas frequentes sobre tráfego pago

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é uma estratégia muito utilizada nos dias de hoje em Marketing Digital que tem como objetivo atrair visitantes para uma página específica da internet por meio de investimentos em anúncios de publicidade digital.
Entenda melhor sobre tráfego pago

Como funciona o tráfego pago?

Para fazer tráfego pago, é preciso fazer o cadastro na plataforma de anúncios que está de acordo com a estratégia da empresa (seja ela Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, etc), definir o método em que ele será divulgado, criar o comunicado e fazer as configurações para que ele seja exibido ao seu público-alvo. 

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

A principal diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago está no fato de que o tráfego pago demanda um investimento financeiro e o tráfego orgânico não exige isso.

Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!