Tarifas bancárias: quais são?

As tarifas bancárias são um gargalo de gastos que o empresário precisa estar atento no planejamento financeiro da empresa.

Isso porque, esses valores influenciam diretamente nos valores da movimentação de dinheiro na conta.

Portanto, é importante entender e levar em consideração todas as taxas bancárias que estão sendo pagas.

Algumas são baixas e podem passar despercebidas na movimentação, mas no montante de dinheiro transacionado, podem ser bastante onerosas para a empresa.

Você sabe quais são as tarifas que você está pagando para o seu banco? Entenda quais são e quanto custam esses processos cobrados.

O que são as tarifas bancárias?

As tarifas são as cobranças realizadas pelos serviços bancários prestados ao cliente. Esses valores são debitados automaticamente da conta ao serem processados.

No entanto, todos esses valores cobrados precisam ser demonstrados para o correntista no extrato bancário, para que ele tenha acesso aos custos por transação.

Portanto, cada banco tem autonomia para definir uma tabela de valores que serão cobrados dos seus clientes.

Diferença entre tarifas, taxas e juros

Aqui vale a pena fazer uma breve explicação sobre a diferença dos três tipos de custos para o cliente de uma conta bancária.

As tarifas são serviços opcionais oferecidos pela empresa financeira que incide em custos administrativos para a sua realização.

As taxas, como já dissemos anteriormente, são valores cobrados por serviços que estão disponíveis e são prestados ao cliente.

Portanto, ao solicitar um serviço, os valores das taxas definidos pela instituição bancária são cobrados obrigatoriamente.

Os juros são os valores cobrados quando uma conta não é paga na data exata. Esse valor é cobrado obrigatoriamente nos boletos ou será debitado diretamente na conta do cliente.

É importante estar atento aos custos da sua conta.

Quais são as principais tarifas bancárias?

Para manter o rigoroso controle financeiro, é importante saber todos os pagamentos que estão sendo realizados, inclusive relacionados à conta.

Falando dos serviços bancários, separamos as principais taxas cobradas por bancos e instituições financeiras.

Emissão de cartões

Geralmente, as instituições não cobram o primeiro cartão físico. Porém, em caso de roubo, perda ou extravio, o segundo e demais cartões físicos adicionais são passíveis da taxa.

Talão de cheques

Apesar de não ser mais tão utilizado, os bancos cobram uma taxa pela emissão do talão ou pelas folhas impressas nos caixas eletrônicos.

Saques

As instituições podem limitar o número de realizados mensalmente pelos clientes. Existem tarifas específicas para os locais onde são efetuados os saques.

Por exemplo, banco 24 horas, caixa eletrônico ou em outros pontos de acesso específicos.

Transferências bancárias

Existem dois tipos de transferências bancárias que podem ser realizadas a partir da sua conta.

Transferência entre contas do mesmo banco

No caso da transferência entre contas do mesmo banco ou plataforma financeira, exceto DOC e TED, podem ser limitadas pela instituição.

Os valores a serem cobrados variam de acordo com a plataforma utilizada para transferência, como o caixa eletrônico, internet Banking, agências ou telefone.

Para transferência para outros bancos

As tarifas para transações de DOC ou TED são limitadas para cada tipo de pacote de adesão feito pelo cliente.

Ultrapassado o limite, passam a vigorar os valores previstos no contrato para cada processo realizado.

Por exemplo, as duas primeiras transferências TED realizadas na Conta Simples são gratuitas, a partir da terceira o valor é de R$ 2,99.

Emissão de boletos

Outro serviço muito utilizado pelas empresas é a emissão de boleto de cobrança ou de recebimento. Para processar essa solicitação, os valores das taxas estão definidos no contrato.

Na Conta Simples as duas primeiras emissões de boletos de cobrança são gratuitas. No entanto, a partir da terceira, o valor da tarifa é de R$ 2,89.

Como entender as tarifas que necessito?

É importante entender que o pagamento de tarifas faz parte do planejamento financeiro da empresa, ele não pode ser ocultado.

Por isso, as tarifas devem estar previstas dentro dos custos do seu negócio. Com isso, devem ser administradas tanto quanto outros gastos da empresa.

Aliás, é importante considerar os benefícios que uma funcionalidade da sua conta pode ajudar na gestão financeira da sua empresa.

As funcionalidades Conta Simples

Por exemplo, quantas horas por dia você precisa colocar um funcionário para fazer o pagamento dos boletos?

Os clientes da Conta Simples podem usufruir da funcionalidade de pagamento de boleto em lote, no qual podem realizar essa operação de pagamento para até 200 documentos simultaneamente.

Aí você pode se perguntar: vale a pena pagar a tarifa para esse tipo de serviço? A resposta é sim! Se você tem um profissional do financeiro que passa horas somente nessa tarefa!

Porém, a resposta pode ser não, se você não precisa pagar um grande volume de boletos por mês.

Portanto, na hora de abrir uma conta empresarial, a dica mais importante é identificar quais os serviços que são oferecidos e se eles se adequam às necessidades da sua empresa.

Quer mais um exemplo? Se você precisa de cartões corporativos para os seus funcionários de diferentes setores.

Como controlar todos os gastos e monitorar como os cartões estão sendo utilizados? Nesse caso você pode pagar uma tarifa para ter acesso ao serviço de gestão de cartões.

Por isso, se esses são serviços que você acredita que são essenciais para a sua empresa, uma dica importante é conhecer as funcionalidades da Conta Simples.

Portanto, na hora de fazer o planejamento financeiro da sua empresa avalie quais são as tarifas que valem a pena ser gastas.

É importante também que você identifique quais são aquelas necessárias para o andamento do negócio.

Mas também, não deixe de identificar quais são as tarifas que você pode reduzir o uso do serviço, que não prejudica o seu trabalho.

Então, agora que você conhece quais são as tarifas bancárias, visite nosso site e conheça os serviços Conta Simples que podem ajudar a otimizar o planejamento financeiro da sua empresa.

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *