Startups Unicórnios: Quem são elas?

Startups Unicórnios

Entre tantos modelos de negócios, algumas empreendimentos acabam se destacando dos demais, como as startups unicórnios. Apesar do nome peculiar, o conceito por trás delas costuma ser bastante simples.

Com o nome seguindo um conceito americano, essas empresas acabam se destacando de outras do mesmo segmento por conta da inovação, tecnologia e eficiência na escalabilidade.

Agora, se você quer entender um pouco melhor sobre o conceito de startups unicórnios e quem são elas, a Conta Simples preparou este artigo para te ajudar de inspiração em seus próprios negócios.

Startups unicórnios – O que são?

Uma startup unicórnio, basicamente, é uma empresa com ideia inovadora, escalável, e que consegue ser avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, antes mesmo de chegar a abrir seu capital na bolsa de valores do país.

Esse termo surgiu no ano de 2013, pelo fundador da empresa Cowboy Ventures, o Aillen Lee.

Portanto, podemos considerar um negócio como startup unicórnio, quando existe uma possível dificuldade de valorização de negócios emergentes, e mesmo diante dos desafios, elas conseguem sobreviver e ganharem destaques em seus segmentos.

Características de uma startup unicórnio

Alguns pontos precisam sempre estar presentes quando uma startup almeja chegar ao ponto de unicórnio. Confira abaixo, as principais características entre elas.

1. Inovação

Para que seu negócio seja considerado uma startup unicórnio, a ideia conceitual precisa ser bastante inovadora, e principalmente, resolver possíveis dores para o seu consumidor final. 

Revolucionar a forma como as pessoas lidam com produtos ou serviços dentro do seu nicho de mercado, é uma excelente característica para esse ponto. 

2. Pioneiras

Consequentemente, por serem inovadoras, geralmente acabam sendo as primeiras em seu mercado, garantindo certa vantagem em relação a possíveis concorrentes que possam surgir ao longo do tempo. 

Mesmo assim, é muito importante sempre se manter inovadora e na liderança entre empresas semelhantes. 

3. Investimento tecnológico

Outra característica das startups unicórnio estão atreladas em investimentos tecnológicos. Por ter um DNA inovador, buscar alternativas no mercado é fundamental para se manter no mercado e atrair o público ideal.

4. Experiência do usuário

A experiência do usuário está totalmente atrelada com o conceito de uma startup unicórnio.

Seja focando em uma dor do usuário, ou em como facilitar processos no seu dia a dia, o conceito e a visualização do que ele enxerga em seu negócio acaba fazendo a diferença neste processo. 

Como transformar seu negócio em uma startup unicórnio

Apesar de não existir uma receita pronta para essa pergunta, olhando alguns padrões adotados por empresas em todo o mundo, é fácil descobrir uma correlação entre elas. 

Alguns conceitos podem servir de inspiração para você, caso esteja buscando transformar sua empresa em uma startup unicórnio. 

1. Mantenha seus princípios

Quando abrimos um negócio, muito de quem somos e dos nossos conceitos também são empregados dentro da empresa. E se você abrir mão deles, consequentemente, poderá estar deixando seu grande sonho de lado.

Se o seu propósito falar mais alto do que valores financeiros, acredite, você estará no caminho certo. 

2. Focam em resultados

Apesar dos imprevistos que possam surgir ao longo do tempo, empreendedores focados em transformarem seus negócios em startups unicórnios conseguem manter o pensamento positivo e uma visão muito mais ampla do que em determinado momento. 

Por isso, trabalhar em busca de um ideal, sem deixar de lado os princípios básicos da organização, é fundamental para gerar escala no negócio. 

3. Não pense em agradar a todos

Acredite, quem começa uma empresa inovadora ou que muitas vezes não tenha nada parecido no mercado, pode se sentir desestimulado ou pensar até mesmo em desistir dos sonhos. 

Entretanto, uma startup unicórnio, por ter um viés inovador, não pensa necessariamente em agradar a maior parcela da população, e sim, em resolver uma dor e ofertar a solução que está se propondo naquele momento. 

E pensar em começar com um público específico, talvez, seja a melhor solução para escalar sua empresa. 

Startups unicórnio brasileiras

Entre diversos exemplos de startups unicórnios, podemos destacar algumas no Brasil que, além de se mostrarem inovadoras em suas áreas de atuação, revolucionaram a forma de consumo entre as pessoas no mundo atual. 

1. iFood

Mesmo nos dias de hoje, muitas pessoas não sabem que o conceito do iFood, assim como a empresa, é totalmente brasileira. Fundada em 2011, ela é a pioneira e líder no ramo de entrega de alimentos.

O conceito da empresa, inclusive, revolucionou o método de fazer pedidos alimentícios. Porém atingiu o status de startup unicórnio apenas em 2014, quando foi comprada pela Movile.

2. Pagseguro

Uma das primeiras empresas a oferecer soluções de pagamento online, a Pagseguro alcançou o status de startup unicórnio em 2018.

Empresa pertencente ao grupo de comunicação UOL, atualmente ela também é uma das marcas mais presentes no comércio varejista com soluções e máquinas de pagamento físicas.

3. Nubank

A startup que revolucionou a forma como enxergamos os cartões de crédito, hoje em dia é uma das marcas mais conhecidas e queridas pelo público.

Fundada em 2013, rapidamente conseguiu alcançar a marca de startup unicórnio, buscando constantemente se inovar no mercado, oferecendo diversos produtos financeiros como contas digitais, programa de pontos e até mesmo financiamentos. 

É necessário se tornar uma startup unicórnio?

Ao começar um negócio, tenha o foco em sempre melhorar dentro do seu segmento de mercado, e principalmente, conhecer mais a fundo as histórias das empresas que você julgar como inspiração dentro ou fora do seu setor.

Se tornar uma startup unicórnio não deve ser uma meta, e sim, uma consequência de todo o esforço e dedicação de toda uma equipe que trabalha diariamente para trazer benefícios ao público alvo.

conta digital pj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *