blog_image_startup1

Startup: 10 ferramentas para escalar uma equipe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na hora de começar os trabalhos com a sua startup é chegada a hora de escalar uma equipe para iniciar os trabalhos.

Depois de definir o nicho de atuação, obter o financiamento e criar um produto e/ou serviço adequado para o seu público, a equipe e o kit de ferramentas é o essencial.

Encontrar o time certo é uma missão difícil quando você está crescendo e escalando seus negócios.

Ter as ferramentas adequadas ao seu alcance pode ajudá-lo a atingir seus objetivos com mais rapidez e eficiência – e pode evitar obstáculos indesejados ao longo do caminho.

Mas afinal, existem tantos recursos por aí. Então como você decide quais são as ferramentas certas para você?

Para ajudá-lo a construir e aperfeiçoar seu kit de ferramentas, estamos definindo as 10 coisas que acreditamos que todo fundador precisa considerar ao expandir seus negócios. 

Aqui estão 10 ferramentas em que você deve pensar ao começar a trazer mais talentos para ajudá-lo a expandir seus negócios.

1. Ofereça a opção de trabalhar pessoalmente para escalar uma equipe

Uma das primeiras coisas a considerar ao dimensionar uma equipe é: qual o local onde eles irão trabalhar?

Na realidade pós-pandêmica, os escritórios podem se tornar uma coisa do passado. Então, o que costumava ser um custo fixo e caro é agora considerado por muitos uma vantagem.

Mas onde você deixará seus funcionários? A colaboração pessoal ainda é tão importante como sempre e pode ser um componente crítico do seu negócio em crescimento.

Portanto, a possibilidade de trabalho híbrido é uma realidade da pós-pandemia e uma nova modalidade de colaboração dos funcionários que está voltada ao bem-estar.

Tente formar uma equipe que seja focada em desenvolver as suas atividades no escritório e aqueles que tem o perfil para o trabalho remoto.

2. Priorize os funcionários, pague os salários em dia

É hora de contratar mais do que apenas o seu primeiro funcionário. No entanto, é importante recompensar aqueles que estão ajudando sua empresa a crescer da forma correta.

Isso significa dar a eles as ferramentas de que precisam para gerenciar seus próprios rendimentos e acessar o dinheiro quando precisam.

Portanto, para que os funcionários possam receber os valores dos salários, é preciso abrir uma conta para gerenciar o dinheiro da empresa e realizar o pagamento.

Então, programe uma data para fixar como o dia em que os funcionários irão receber os seus salários e, para não desmotivar a sua equipe, pague em dia.

Além disso, outra forma de manter a sua equipe engajada nos resultados é premiando os seus colaboradores pela performance do setor e da empresa.

3. Torne informações valiosas acessíveis e protegidas

Contratar uma boa equipe é um grande primeiro passo. Mas o que acontece quando os funcionários estão a bordo?

Você tem um processo em vigor para compartilhar informações com segurança e eficiência? Os funcionários precisarão de acesso a documentos, ativos da empresa e arquivos importantes.

Portanto, você precisa ter a certeza de que suas informações valiosas estão sendo protegidas e estarão disponíveis apenas para os funcionários certos.

Então, é sempre importante criar um termo de confidencialidade dos funcionários quanto a divulgação de informações internas.

Por outro lado, não deixe que as informações não cheguem aos departamentos necessários por medo de perder a autonomia sobre elas. Isso pode causar problemas para a sua startup.

4. Armazene e gerencie documentos em um só lugar

Conforme você constrói seus processos e ativos da empresa, você precisará de um pacote de software com todas as ferramentas para documentá-los e gerenciá-los.

Adquira um serviço que atenda as necessidades da sua empresa e mantenha a troca de informações entre a sua equipe por meio dessa conta empresarial.

No entanto, pense em fazer um backup usando um segundo software, prevendo que pode haver momentos de instabilidade no sistema.

5. Simplifique as despesas com integrando sistemas

Uma coisa é possível dizer, a gestão de despesas pode fazer uma empresa crescer ou quebrar quando está na fase inicial.

Isso porque, é fundamental que suas despesas estejam todas em um só lugar, fáceis de acessar e gerenciadas e integradas a quaisquer outros sistemas que você usar.

Por isso, para otimizar as finanças de uma empresa, vale a pena usar uma conta digital como a Conta Simples, na qual é possível monitorar os gastos dos funcionários de forma direta.

A possibilidade de múltiplos cartões corporativos para os funcionários, permite que o gestor possa monitorar os gastos individualmente, criando limites de valores para cada um.

Então, gerir o fluxo de caixa e os cartões corporativos dentro de uma única plataforma facilita e otimiza os resultados da empresa.

Simplificando despesas

6. Facilite as reuniões com ferramentas de comunicação

Nesse novo formato de trabalho, mesclando as pessoas no escritório e os funcionários remotos, é importante contar com uma ferramenta que facilite a comunicação.

Portanto, seja no escritório ou remotamente, a sua startup precisará encontrar uma maneira de se reunir com sua equipe.

Escolha um serviço de videoconferências como o Zoom ou o Google Meet para fazer as reuniões da equipe e se tornar a ferramenta base para o trabalho da equipe.

Além disso, opte por serviços personalizados para as suas necessidades. Evite economizar usando os serviços gratuitos, reduzindo os problemas de comunicação.

Portanto, para ajudar sua empresa a se comunicar com eficiência no novo normal, não deixe de buscar a ferramenta adequada rapidamente. 

7. Use uma plataforma para comunicação assíncrona

Então, depois de pensar na comunicação por videoconferência, é hora de pensar na troca de mensagens assíncronas.

Isso porque, a comunicação é uma parte crítica de toda equipe em crescimento, já que elas são necessárias para alinhar todas as atividades dentro dos diferentes setores.

Porém, as reuniões podem muitas vezes se tornar exaustivas e demoradas, interferindo no progresso em vez de impulsioná-lo.

Portanto, forneça a seus funcionários ferramentas de comunicação assíncrona como e-mail, Slack, WhatsApp ou outras plataformas para ajudá-los a colaborar em seu próprio tempo.

Assim, antes que as reuniões se tornem um fardo, tenha em mãos os recursos para ajudar seus funcionários a se comunicarem da maneira que preferirem.

8. Entenda seus clientes usando dados em tempo real

Conforme sua equipe cresce, sua base de clientes também cresce. Embora seja importante priorizar seus funcionários, é igualmente importante focar nas necessidades de seus clientes.

Portanto, a maneira mais fácil e confiável de fazer isso é usando dados do cliente em tempo real.

Existem muitas ferramentas de marketing e análise de dados para empresas em crescimento.  Elas são essenciais para desenvolver as suas estratégias.

A melhor dica para escolher a ferramenta correta é entender quais são os dados que você precisa mensurar.

Não deixe de usar o Google Analytics para entender e otimizar os resultados online da sua empresa, ela é um excelente termômetro.

9. Busque o feedback dos clientes para crescer

Você já ouviu falar no NPS? O Net Promoter Score é uma métrica de fidelidade, que é importante para entender o que os seus clientes estão pensando sobre o seu negócio.

É muito importante que você recolha com os dados que o cliente fornece com o seu feedback. Essas informações são valiosas para qualquer startup em crescimento. 

Use as ferramentas virtuais, mas não deixe de ouvir também as respostas diretas do seu público. Faça pesquisas de satisfação e entenda quais são os seus anseios.

Portanto, pense em ouvir em todas as fases do seu crescimento o feedback dos clientes, escolhendo os tipos de pesquisa que se adequam com o seu negócio.

Além disso, se você vasculhar a Internet em busca de plataformas de pesquisa, poderá ficar surpreso com a quantidade de plataformas existentes e que trazem resultados interessantes.

Então, para crescer, é importante entender os pontos que são satisfatórios da sua empresa e o que os clientes estão esperando receber.

10. Mantenha o engajamento pelo gerenciamento de tarefas

Se todos esses recursos estão fazendo sua cabeça girar, você pode querer começar com uma ferramenta de gerenciamento de projetos para manter tudo organizado.

Gerenciar tarefas, projetos e trabalho colaborativo em um só lugar será crítico quando você colocar sua equipe para trabalhar.

Portanto adote uma ferramenta de produtividade que se enquadre nas necessidades da sua empresa.

Plataformas como Monday.com, Asana, Notion, entre outras, permitem que você gerencie tudo a partir de uma interface central, ajudando a evitar conflitos e sobreposições de tarefas.

Isso porque, se você não mantiver a sua equipe organizada e motivada, isso pode prejudicar o sucesso do seu negócio.

Quando você está escalando de um funcionário para uma equipe inteira, é importante contar com o auxílio desse kit de ferramentas de inicialização para controlar o crescimento da empresa.

Da folha de pagamento e comunicação ao compartilhamento de informações e gerenciamento de despesas, as ferramentas são essenciais para superar os obstáculos ao longo do caminho.

Por isso, conte com as ferramentas certas para escalar uma equipe na sua startup. Integre os sistemas e use a conta digital Conta Simples para otimizar a gestão do seu negócio.

banner cartoes virtuais

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.