blog_image_afiliados

Quer ser um afiliado? Entenda como começar e onde encontrar os seus clientes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você já deve ter ouvido falar em ganhar dinheiro como afiliado, não é mesmo?

Essa é uma modalidade de negócios que surgiu com as novas tecnologias, que permitem que você trabalhe sem sair de casa, apenas com a sua internet.

Nessa nova profissão, existe o profissional afiliado, que na prática é o que chamamos de comissionado, que recebe para divulgar e vender produtos de outras pessoas.

Mas afinal, é tão simples assim ser um afiliado? Sim, mas vai depender do espaço que você encontrar para se tornar um profissional bem sucedido.

Se você não sabe por onde começar, chegou ao post certo! Preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender o que é e como conseguir relevância nessa profissão.

O que é um afiliado?

O ponto de partida para começar a atuar nesse modelo de negócio é entender o que significa um afiliado.

Na prática, é a pessoa que vende um produto o qual não fabricou. Portanto, é o vendedor de algo que é produzido por terceiros.

Então, o afiliado está na etapa que concentra as forças nas ações de venda, incluindo a divulgação do produto.

Portanto, um afiliado é aquela pessoa que vai até as plataformas virtuais, escolhe um produto e trabalha nas vendas online, recebendo comissões pelo seu trabalho.

Como se tornar um afiliado?

A partir de agora, sabendo como é o trabalho de um afiliado na internet, é preciso mostrar quais são os caminhos a serem percorridos para se tornar um profissional.

Área de atuação

Existem muitos nichos no mercado de afiliados. Muitos deles estão saturados ou são tão amplos a ponto de não serem tão rentáveis.

A dica é buscar opções inovadoras, com produtos que tragam soluções inovadoras para os clientes.

Portanto, segmente a sua área de atuação, assim você trabalhará com um público bem específico, que já está consciente que precisa do produto que você está vendendo.

Definindo a persona

Depois, é hora de definir a sua persona. Na prática, é definir exatamente quem são os seus compradores.

Portanto, conhecer os seus clientes é uma forma de otimizar os resultados e ser mais assertivo na oferta.

Então, basta você criar um “personagem imaginário” que irá representar os perfis dos clientes que são os potenciais consumidores do seu produto.

Mas lembre-se, as informações que você usa para criar o seu personagem devem ser reais, baseadas em clientes verdadeiros e no perfil de comportamento deles.

Produtos com potencial de venda

Para se tornar um bom vendedor afiliado você precisa se preocupar com dois pontos do seu produto: qualidade e procura.

Opte pela venda de itens que chamam a atenção dos clientes, por isso eles são mais procurados. As avaliações são o carro chefe para atrair novos compradores.

No entanto, paute-se pelos produtos que tenham qualidade comprovada, isso trará mais autoridade para a sua reputação como afiliado.

O que é e quais são os canais de aquisição?

Seguidos os passos anteriores, onde você definiu seu público-alvo e o nicho de mercado no qual irá segmentar a sua atuação, é chegada a hora de criar canais de aquisição.

O qual, na prática, nada mais é que a forma como o seu cliente fica sabendo sobre o produto que você está vendendo, geralmente isso se dá por meio de conteúdo.

Crie o seu blog

Essa é a principal ferramenta para dar visibilidade a assuntos que estejam relacionados com o produto que você está vendendo.

Você precisa trabalhar para trazer autoridade para o seu blog e se tornar uma referência dentro do nicho que você escolheu.

Esse é o seu canal de comunicação com os clientes, portanto você precisa criar a necessidade do produto no consumidor, mas sem estar vendendo.

Para cativar a audiência e criar a necessidade você precisa mostrar que conhece o seu produto e explorar os diferenciais.

Por meio da confiança que você passa para o seu público, eles estão dispostos a consumir um item que você indica.

Portanto, o trabalho com o blog é de escrever e postar conteúdo de qualidade, baseado no SEO.

Lembre-se que é importante fazer postagens com frequência, aumentando o tráfego de pessoas no seu blog e criando seu lead ideal.

Comece um canal no YouTube

Outro canal de aquisição muito valioso para os afiliados é o YouTube. O formato em vídeo é excelente para criar e consolidar uma autoridade no assunto que você propõe.

Os clientes gostam de consumir esse tipo de mídia, por ser mais dinâmico e demandar menos tempo de atenção.

No entanto, não basta só produzir o conteúdo, você precisa estar engajado em fazer esse material ser encontrado pela sua audiência.

Por isso, use as ferramentas necessárias para isso. Esteja presente na busca do Google e trabalhe a plataforma para ganhar visualizações.

Invista em anúncios pagos

Você precisa investir para trazer retorno para o seu negócio. Portanto, para fazer com que o seu produto possa chegar até as pessoas, é preciso investir em anúncios pagos.

O tráfego orgânico, aquele que chega de forma espontânea vai trazer resultados, porém o tempo de espera pode ser muito longo.

Por isso, a dica é criar campanhas no seu blog, YouTube e nas redes sociais para alcançar o maior número de pessoas, de forma mais rápida.

Portanto, prepare-se para fazer um investimento financeiro nos anúncios, chegar ao seu público e começar a ter o retorno com as vendas.

Como encontrar os clientes para afiliado?

Com o perfil da sua persona e o nicho segmentado do seu produto bem definido, você precisa identificar onde estão os seus possíveis clientes e prospectar.

Isso mesmo, você precisa começar a se relacionar com o consumidor do seu produto, atraindo a atenção e entendendo as necessidades que ele tem.

Você precisa falar do seu produto e, com isso, criar expectativas sobre o potencial desse item em resolver as dores do seu cliente.

É preciso que você use as técnicas de persuasão e venda, conhecidas no marketing digital como o funil de vendas.

No topo, você irá apresentar o produto aos clientes. No meio, você passa a criar a necessidade e mostrar a solução para o cliente.

E no final, é a hora do consumidor adquirir a sua oferta, já que ele sabe o quanto ela é necessária para resolver uma dor específica.

Portanto, é imprescindível investir no seu conhecimento:

  • Faça cursos e aprenda sobre como atuar no mercado digital;
  • Estude e aprimore as técnicas de marketing;
  • Escolha a plataforma de afiliados que tem interesse;
  • Defina quais são os produtos que você irá vender.

Seguindo essas dicas, você provavelmente alcançará os seus objetivos de autoridade e sucesso como um afiliado.

Quais são as melhores plataforma para afiliados?

É chegada a hora de escolher qual a plataforma que você irá começar a ganhar dinheiro, se afiliado e vendendo os produtos que estão disponíveis.

Portanto, na prática, a plataforma é somente a ponte que liga o anunciante do produto e o afiliado.

Analise as condições de comissão, que podem estar ligadas ao custo por clique (CPC), custo por lead (CPL), custo por aquisição (CPA), entre outras opções.

Então, para te ajudar a começar, separamos as 3 plataformas mais conhecidas no mercado:

1. Hotmart

Para quem atua no mercado de cursos online, essa é a referência do mercado. Com mais de 700 mil afiliados, ela oferece de forma gratuita a possibilidade de vender produtos.

O afiliado já encontra os valores, formas de entrega e a comissão para a venda dos itens.

Portanto, é uma opção simples para quem está começando, mas que conta com um portfólio de mais de 70 mil produtos.

2. Monetizze

Uma plataforma com sistema digital integrado, que permite a conexão com a maioria das ferramentas utilizadas no marketing digital e, tudo isso, sem custos adicionais.

A Monetizze é uma plataforma voltada para a conversão dos clientes em compradores, por isso tem funcionalidades que facilitam esse processo.

3. Amazon Associados

A Amazon é uma das empresas que mais cresceu em meio a pandemia e, junto com esse crescimento, o seu programa de afiliados também se expandiu.

Então, para quem quer atuar no mercado de livros e de outros produtos oferecidos pela Amazon, é mais fácil alcançar autoridade com essa marca de peso.

Portanto, usando da credibilidade e confiança da entrega de produtos, essa é uma excelente opção para começar no mercado de afiliados.

O mercado de afiliados é muito atrativo para quem está querendo empreender na internet.

Com custos mais acessíveis para começar um negócio, essa opção tem se tornado uma tendência.

Mas, é importante estar atento aos detalhes que falamos no decorrer deste artigo, para que você consiga chegar ao mercado mais adequado para os seus objetivos.

Como o foco de todo afiliado é otimizar os lucros, vale a pena investir em anúncios e garantir que os seus produtos tenham a maior visibilidade possível.

Quer se tornar um expert no mercado de afiliados? Então aproveite a visita e conheça mais sobre os “Mitos e verdades sobre o mercado de afiliados”!

banner a conta digital pj

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.