Você já deve ter ouvido falar do Pix, um dos processadores de pagamento mais bem-sucedidos do Brasil. Mas o que pouca gente sabe é que essa ferramenta agora tem uma nova funcionalidade: o Pix Cobrança.
Ele é uma ótima alternativa para você receber determinado valor de forma mais rápida, adicionar uma data de vencimento e configurar um valor de multas e juros.
Essa modalidade de pagamento funciona de maneira bem parecida ao boleto, inclusive, é por esse motivo que ele também é conhecido como Pix Boleto.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, siga a leitura que vamos te explicar tudo a respeito do Pix Cobrança!
O que é o Pix Cobrança?
O Pix Cobrança é uma derivação do Pix. Ele é dedicado a empresas e permite gerar um QR Code que servirá como meio de pagamento.
Nesse QR Code, será incluído o valor da transação, data de vencimento, assim como multas e juros caso o pagamento seja feito em atraso.
Essa forma de pagamento também pode ser integrada ao boleto bancário tradicional, dando mais possibilidade de pagamentos aos usuários. Segundo o Banco Central, essa funcionalidade pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, seja ela física ou online.
Como se faz uma cobrança Pix?
Para utilizar o Pix Cobrança você deve:
- Acessar a área Pix em sua conta PJ;
- Procurar pela área relacionada a Pix cobrança;
- Adicionar as informações relacionadas a valores, vencimento e juros/multa;
- Emitir o QR Code e compartilhar com seu cliente.
Simples, prático e rápido!
Qual a diferença entre Pix Cobrança do boleto comum?
O Pix Cobrança possui a mesma lógica do boleto bancário comum, no entanto, a diferença é que seu cliente vai ler um QR Code em vez do código de barras.
Além disso, no boleto bancário comum, geralmente a compensação do pagamento demora cerca de três dias úteis. Já no Pix Cobrança, você recebe o valor de forma instantânea.
Em relação às tarifas cobradas por esse produto, as duas modalidades possuem taxas que podem variar de acordo com a instituição bancária em que você é cliente.
Portanto, é necessário ter atenção nesses detalhes e escolher o que fizer mais sentido para sua realidade.
Qual a diferença entre o Pix comum e o Pix cobrança?
Existem algumas diferenças entre o Pix Cobrança e o Pix comum.
Na primeira opção, você pode adicionar, além do valor, informações como data de vencimento, incidência de juros e multa ou até mesmo estabelecer uma porcentagem de desconto.
Além disso, o QR Code gerado no Pix Cobrança é único e personalizado, ou seja, com os códigos de barras, você precisa gerar um novo QR Code sempre que houver alteração nas informações do pagamento.
No Pix comum, existe uma abertura maior quanto a geração do QR Code, que pode ser dinâmico ou estático, e o cliente também pode estabelecer o valor que ele deseja transferir. Nessa modalidade, não é possível adicionar datas de vencimento sem juros.
O que os dois tipos de pagamento possuem de forma igualitária é a compensação instantânea no pagamento.
A seguir, você pode conferir uma tabela com as principais diferenças entre esses modelos de pagamento. Veja!
Função | Pix Cobrança | Pix Comum |
Empresa pode determinar o valor para pagamento | Sim | Sim |
Configuração de data de vencimento | Sim | Não |
Determinação na incidência de multas e juros | Sim | Não |
Prazo de compensação | Instantâneo | Instantâneo |
QR Code | Único e personalizado | Estático ou dinâmico |
Posso criar um Pix Cobrança no boleto com vencimento?
Sim, inclusive, muitas empresas oferecem os dois tipos de pagamento em um mesmo tipo de cobrança: o tradicional código de barras e o QR Code do Pix cobrança.
Essa modalidade é conhecida como Pix Cobrança no boleto e, em casos de alto fluxo de geração de boletos, esse fluxo de geração de QR Code pode ser feito de forma automática.
Pix cobrança tem taxa?
Muitas empresas cobram taxa do Pix para clientes PJ. Essa taxa varia de acordo com a instituição de pagamento que você está utilizando.
As taxas podem chegar a R$2,79 por transação efetuada. Portanto, antes de contratar sua próxima ferramenta de cobranças, observe qual vai proporcionar o melhor custo benefício para seu negócio.
Perguntas frequentes sobre o Pix Cobrança no boleto
Não tem como gerar um novo boleto, no entanto, com o Pix Cobrança você pode gerar um QR code com as mesmas informações do boleto para fazer o pagamento.
Saiba mais sobre o Pix Cobrança!
A principal diferença entre esses dois meios de pagamento é que o boleto pode demorar até três dias para ser compensado. Já no Pix, o dinheiro cai no mesmo momento da transação.
Entenda mais sobre o Pix Cobrança!
Você pode cobrar um Pix do cliente enviando uma mensagem para ele com o QR Code gerado pela sua instituição bancária.
Veja mais sobre o Pix Cobrança.