Os 5 Principais Motivos Por Que As Empresas Fecham

Principais Motivos Por Que As Empresas Fecham

Quando um empreendedor inicia um novo negócio, algumas buscas de mercado podem acontecer, e com isso, alguns questionamentos sobre o por que as empresas fecham em seus segmentos também podem surgir. 

Afinal, são muitos fatores que levam um negócio a precisar encerrar suas atividades. De acordo com uma pesquisa realizada pelo O Globo, 60% dos micro e pequenos negócios fecham as portas antes dos cinco anos de vida

Para fazer diferente, é necessário entender a fundo o que o mercado vem fazendo de errado para que você evite ter problemas do tipo e tenha um futuro próspero com o seu negócio.

Pensando nisso, separamos neste conteúdo alguns motivos do por que as empresas fecham, na maioria das vezes.

Por que as empresas fecham?

Atualmente, existem diversos fatores que levam um negócio a fechar as portas antes mesmo da etapa de consolidação do mercado. 

Porém, muitos desses negócios estão fadados ao fracasso pois simplesmente não contam com um planejamento estratégico.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, divulgada em 2017, era a de que 39% dos empreendedores estavam nesse mercado porque queriam, mas sem uma base preparatória. 

Sendo assim, entender o que acontece de fato para evitar os mesmos tropeços se torna essencial no longo prazo.

Motivos do por que as empresas fecham

Agora que você já sabe como está o mercado atual e que é necessário fazer algo diferente para não estar na estatística mencionada até o momento, algumas ações precisam ser desenvolvidas.

Desta maneira, selecionamos abaixo alguns dos motivos do por que as empresas fecham e como você pode fazer diferente. 

1. Não estudar o mercado antes de abrir um negócio

Um dos erros mais corriqueiros que os empreendedores cometem é apostar em um nicho de mercado sem estudá-lo a fundo.

Para que um negócio consiga dar lucros e tenha certa longevidade, é fundamental que o proprietário além de saber o que está fazendo, saiba onde investir o seu dinheiro na prática.

Seja um estabelecimento local ou uma empresa digital, saber o que você quer e o que o público alvo espera podem ser determinantes. 

Afinal, entre os motivos do por que as empresas fecham, podemos destacar a inexperiência das pessoas em apostarem em algo novo e “extremamente lucrativo”.

Por isso, ao resolver abrir um negócio, seja ele qual for, estude o mercado e entenda quais são suas principais necessidades.

2. Má gestão financeira

Certamente, você já deve imaginar que uma das principais razões do por que as empresas fecham, está associada a má administração financeira. 

E acredite, esse fator pode acontecer com qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, como o que estamos vendo acontecer diante da crise provocada pelo novo coronavírus, por exemplo. 

Um número bastante expressivo que, inclusive, nos representa o atual cenário da má gestão financeira é o de que aproximadamente 720 mil negócios encerraram suas atividades apenas em 2020 por não contarem com uma reserva de emergência. 

Diante desse cenário, a Conta Simples desenvolveu um sistema de gestão muito eficiente para você e a sua empresa. Conheça!

3. Falta de planejamento estratégico

Você já se viu diante da situação de ter o negócio em mãos e apenas “aguardar” que as coisas aconteçam? Inclusive, este é um dos motivos do por que as empresas fecham tão rápido.

Ao se tornar empreendedor, é fundamental que você tenha um plano de ação e saiba pelo menos, como fazer para atuar nos primeiros dois anos de negócio.

E quando falamos sobre planejamento estratégico, não nos referimos apenas a captação de clientes, mas diante de toda a estrutura necessária para fazer um empreendimento funcionar. 

Afinal, é fundamental ter alguns pontos definidos para alavancar o crescimento de um negócio e ter um direcionamento de onde deseja chegar, como:

  • Qual será o faturamento desejado em um ano?;
  • Quantos clientes você deseja captar?;
  • Quantos produtos serão lançados em determinado período?
  • Quais são as metas e objetivos para os próximos anos?

Com algumas perguntas acima respondidas, além de ter maior clareza de onde o seu negócio pode chegar, você consegue traçar um plano de ação eficaz para que todos eles sejam cumpridos e o seu empreendimento não seja mais um número estatístico. 

4. Não escutar os clientes

Muitas vezes, quando um negócio não está bem, os empreendedores não colocam em prática a regra mais básica deste universo: escutar a opinião dos seus clientes.

Um dos erros básicos do jogo dos negócios e mais uma razão do por que as empresas fecham, está na montagem de uma empresa que os proprietários gostariam, e não no que os consumidores esperam.

Como você não pode consumir da sua empresa, é fundamental escutar os clientes para saber o que eles acham e quais são as sugestões. 

Às vezes, você poderá mudar procedimentos estruturais que certamente farão a diferença na longevidade e fidelidade do consumidor. 

Entretanto, só conseguirá ter essa visão se você se colocar à disposição para escutar críticas e elogios. 

Acredite, esse é um dos maiores e melhores exercícios para quem deseja conquistar bons resultados neste universo.

5. Não ter uma equipe capacitada

Com o crescimento da empresa, é normal que você precise fazer a contratação de colaboradores para te ajudarem neste processo.

Entretanto, um dos maiores motivos do por que as empresas fecham, está na falta de investimento da mão de obra capacitada.

Se você quiser fazer com que sua empresa seja diferente e possa proporcionar uma experiência única, treinar sua equipe é um fator obrigatório. 

Desta maneira, além de explicar a cultura empresarial na prática, você poderá explicar o que espera de cada um deles para que o trabalho em equipe seja o melhor possível. 

Por isso, você pode investir em treinamentos de diferentes maneiras, como:

  • Treinamentos em grupo;
  • Treinamentos online;
  • Videoaulas exclusivas com a equipe;
  • Consultoria estratégica.

Quer continuar acompanhando notícias sobre o universo do empreendedorismo? Não deixe de acompanhar os conteúdos do blog da Conta Simples para conseguir extrair o melhor do seu time. 

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *