O que os investidores analisam nas startups?

como conseguir investidor

Se você tem um negócio e está pensando em escalabilidade para alcançar mais pessoas, é muito importante entender o que os investidores analisam nas startups.

Afinal, assim como você precisa entender o conceito de quem está prestes a injetar dinheiro na sua ideia e entender a filosofia de como aquele parceiro pode te ajudar, o mesmo acontece para os investidores, sejam eles anjos ou aceleradoras.

E apesar da América Latina estar se destacando na hora de atrair investidores para ideias interessantes, saber exatamente como essas pessoas avaliam riscos e possibilidades é fundamental na hora da abordagem e da negociação.

Agora, se você quer saber o que os investidores analisam nas startups, a Conta Simples preparou este artigo para ajudar a ter um melhor direcionamento sobre o assunto.

Entendendo melhor o que os investidores analisam nas startups

Assim como você faz um estudo de mercado antes de abrir um negócio para validar a ideia, os investidores também fazem esse estudo. Porém, totalmente voltado para a sua empresa e metodologia de trabalho. 

Mesmo que cada uma dessas pessoas ou corporações tenham critérios diferentes para decidir se uma ideia é interessante a ponto de desprender dinheiro de investimento, alguns pontos são extremamente comuns entre esses empresários.

Afinal, entender o que os investidores analisam nas startups e o que consideram importante na hora de validar uma ideia, pode ser determinante para que você tenha um parceiro de crescimento. 

Modelo de negócio

Primeiramente, antes de investir em um negócio os investidores sempre analisam qual a proposta que está sendo oferecida e como ela é pautada.

Além disso, dentro do modelo de negócios, alguns outros pontos podem ser inclusos, como:

  • Estrutura da empresa;
  • Cultura empresarial;
  • Para quem ela fala;
  • Qual o grau de conhecimento do setor atendido;

Solução atendida

Toda empresa que se posiciona como uma startup, tem o objetivo de resolver algum problema ou dor específica para o consumidor. E esse é um dos pontos mais importantes do que os investidores analisam nas startups

Basicamente, quais são as necessidades da empresa em contribuir para a sociedade de maneira inovadora e interessante?

Se o seu negócio oferece essa característica, certamente encontrar um investidor, seja ele anjo ou aceleradora, poderá ter um caminho muito mais simples. 

Concorrência

Outro ponto muito importante em que os investidores analisam nas startups é a concorrência de mercado e como ela pode se posicionar diante do setor.

Caso você já tenha o público alvo, dados relevantes de crescimento e como o pagamento pode se tornar recorrente, as chances de conseguir um parceiro para te ajudar a alavancar sua empresa é muito maior. 

Por isso, esse ponto é extremamente importante. Afinal, quando decidimos criar um negócio, sempre pensamos em quem podemos atender e qual será o retorno disso através do dinheiro investido pelos consumidores da marca. 

Escalabilidade

Talvez, essa seja uma das principais tendências de novos negócios. Afinal, a ideia da renda passiva, que muitas vezes já foi ignorada por outras gerações, nunca esteve tão presente com a internet nos auxiliando.

E por isso, a possibilidade de crescimento exponencial é um fator determinante sobre o que os investidores analisam nas startups.

Por isso, oferecer soluções de crescimento sem grandes investimentos em um primeiro momento, pode ser ideal para atrair esses investidores.

Experiência de mercado

Um dos pontos que os investidores analisam nas startups está diretamente ligado à experiência de mercado que o CEO apresenta.

Pense que você como empreendedor, é a pessoa que mais deve conhecer o negócio e o DNA totalmente atrelado ao propósito que devente. E acredite, os investidores conseguem sentir essa conexão quase que instantaneamente,

E muitas vezes, é exatamente por conhecer o mercado de atuação, sua experiência na área, que fazem com que os olhares dessas pessoas se virem para o projeto.

Qual o momento de atrair investidores?

Para conseguir atrair os olhares de investidores para o seu empreendimento, não basta ter uma boa ideia.

Apesar de já termos mencionado alguns pontos importante, um dos princípios básicos sobre o que os investidores analisam nas startups é o estágio atual em que se encontra e onde ele pode chegar. 

Afinal, investidores decidem injetar em um negócio, apenas quando uma ideia já está montada ou, quando o negócio já está em andamento. Desta forma, você conseguirá ir atrás de apoiadores de maneira mais assertiva. 

Outra dica importante, é mostrar seriedade para essas pessoas, principalmente em relação ao gerenciamento do negócio e financeiro. Ter um fluxo de caixa preparado para imprevistos entre 12 a 18 meses, costuma ser ideal para transmitir confiança a esses investidores. 

E se você deseja entender com mais profundidade como atrair investidores para sua startup, pode conferir nosso conteúdo clicando aqui. 

O que levar em consideração?

Entender o que os investidores analisam nas startups vai muito além do que mencionamos neste conteúdo. 

Porém, é importante que você tenha um princípio e um norte de onde seguir quando chegar no momento de ir em busca desses investidores. Afinal, com esses pontos em mente, você já conseguirá ter um parâmetro por onde seguir.

Leia também: 6 Dicas de como conseguir investidores para a sua startup

conta digital pj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *