O que é um boleto bancário?

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizada no Brasil e que pode ser usada por qualquer tipo de pessoa ou empresa, desde startups até freelancers, para realização de cobranças. É um documento fruto de uma relação comercial, da venda de um produto ou prestação de serviço, entre um vendedor (também chamado de Cedente ou Beneficiário no boleto) e um comprador (conhecido como Sacado). 

Essa tecnologia está evoluindo ao longo do tempo, sendo que a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) desenvolveu um sistema chamado de Nova Plataforma de Cobrança que teve como objetivo modernizar o processo de pagamento de boletos. Esse novo sistema, que entrou em vigor em 2018, acabando com o boleto sem registro e instituindo o boleto registrado como única forma de boleto. Dessa forma foi criado um padrão de informações e comunicação que é integrada à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) evitando pagamentos duplicados, fraudes e inconsistências, e assim tornando um sistema mais seguro.

Como funciona?

Para poder utilizar o boleto bancário como meio de recebimento, basta ter conta em alguma instituição emissora de boleto, que vai desde bancos, contas digitais ou até plataformas independentes que só emitem boletos.. O prazo de pagamento pode variar de acordo com o acordo comercial do seu banco, porém esse prazo mais comum no mercado é  de até três dias.

Para emitir um boleto de cobrança, o vendedor (emissor) acessa a sua conta, incluindo suas informações, informações do cliente e também da transação, como valor e data de vencimento. Em seguida o comprador recebe o boleto e possui diversos canais para realizar o pagamento, como na boca do caixa em uma agência (menos eficiente), utilizar um caixa eletrônico, acessar o internet banking ou até mesmo através do aplicativo de sua conta (mais recomendado). Ao realizar o pagamento, o dinheiro sai da conta do comprador, e é debitado na conta do vendedor. Isso tudo em até 3 dias úteis após o pagamento do boleto, mas geralmente acontece em 1 dia útil.

Qual a diferença entre o boleto bancário registrado e o sem registro?

O boleto sem registro, também conhecido como boleto simples, era o modelo mais utilizado, especialmente porque o boleto era emitido sem que o banco fosse informado das informações do comprador, data de vencimento ou valor. Este era registrado apenas quando o documento fosse efetivamente pago, porém a partir de 2018, apenas são permitidos boletos registrados, o qual exige que as informações do comprador e vendedor (nome e CPF ou razão social e CNPJ), valor do pagamento e data de validade, para que sejam registradas no banco antes do pagamento. 

A utilização de boletos com registro possuem uma série de benefícios, tais como redução do risco de fraude, uma vez as informações do vendedor e comprador são validadas pela Nova Plataforma de Cobrança, e o boleto só poderá ser pago caso não tenha nenhuma divergência de dados. Caso aconteça alguma não conformidade, o pagamento não será permitido, gerando mais segurança para os dois lados da transação. Além disso, a validação de informações, gera uma maior confiabilidade de dados tanto para o vendedor como para o comprador pois um órgão central garante a assertividades da cobrança. Como o boleto é registrado, é possível realizar o protesto contra o sacado caso ele não efetue o pagamento, algo que não era possível com boleto sem registro.

Uma grande vantagem do boleto registrado é a possibilidade de melhorar consideravelmente a gestão dos recebimentos. Uma vez que os boletos são rastreados, é possível estruturar uma maneira de acompanhar, dos boletos emitidos, quais foram pagos, quais ainda não foram pagos e quais estão atrasados. Dessa forma, é possível organizar de maneira mais efetiva e eficiente a régua de cobrança dos clientes e também fazer um raio-x da situação financeira da empresa. Esse é um dos serviços que a Conta Simples oferece, pois assim é gerado um grande valor para  quem recebe via boleto.

Se quiser conhecer mais da solução de boletos oferecida pela Conta Simples, de uma olhada em nosso site e peça seu convite para abertura de conta