O que é conta PJ? E porque você precisa ter uma?

o que é conta pj

Uma conta PJ é uma conta bancária feita para empresas e criada a partir de um CNPJ. Independente do tamanho da empresa, possuir uma conta PJ é fundamental para a gestão financeira do negócio.

Misturar as despesas corporativas com as pessoais é um dos principais motivos pelos quais as empresas fecham. Além disso, as contas para pessoa jurídica apresentam melhores negociações e serviços mais amplos do que as contas de pessoa física.

No artigo de hoje você vai entender o que é uma conta PJ e porque você precisa ter uma.

O que é uma conta PJ?

Uma conta PJ nada mais é do que uma conta corrente para pessoa jurídica, ou seja, para empresas. Uma pessoa jurídica possui impostos e taxas específicas, por isso, para evitar problemas fiscais, abrir uma conta PJ é essencial. 

A conta PJ pode ser aberta pelos sócios ou por um representante legal da companhia. E assim, ela poderá ser administrada por essas pessoas ou usuários registrados com acesso personalizado à conta. 

Além disso, através da conta PJ, a sua empresa conseguirá recursos financeiros como cartões corporativos, empréstimos, e outros serviços que irão ajudar na administração da empresa.

Por que ter uma conta PJ?

A Receita Federal não obriga, mas aconselha os empreendedores a manterem uma conta corrente Pessoa Jurídica para tratar das questões financeiras da empresa. O motivo é simples: com uma conta exclusiva fica muito mais fácil controlar os rendimentos e separar o patrimônio pessoal do patrimônio da empresa.

Fazer confusão entre essas duas esferas (pessoal e profissional) pode gerar graves consequências para o negócio. A principal e pior delas é a insolvência, que pode ocorrer quando o dinheiro da empresa é utilizado para o pagamento de despesas externas, como aquelas de origem pessoal.

Essa falta de controle pode comprometer a saúde financeira do empreendimento, que perde sua capacidade de honrar compromissos e dívidas no mercado. Milhares de empresas fecham as portas no Brasil anualmente em razão da deficiência no controle do fluxo de caixa.

Especialistas recomendam a separação completa e definitiva das contas da empresa com as contas pessoais. É importante que o empreendedor saiba exatamente qual a origem de cada valor recebido. A conta corrente PJ possibilita esse controle.

As vantagens oferecidas pela conta PJ não param por aí. Ela permite o pagamento de contas, transferências e outras movimentações. Quem atua no mercado sabe a importância de contar com uma conta para resolver questões do dia a dia. Sem falar que a conta corrente PJ transmite mais segurança no mercado.

Vantagens de abrir uma conta PJ

Se você quer crescer é preciso atrair mais clientes, certo? E, para que isso aconteça é necessário, por exemplo, ser capaz de oferecer novos meios de pagamento ou mesmo cultivar uma boa gestão financeira.

E uma das vantagens da conta PJ é que, por ela, você consegue emitir boleto bancário em nome da sua empresa. Assim, seus clientes podem escolher pagar por esse meio, sejam eles outras companhias ou o consumidor final. 

Outra vantagem é que você terá um registro detalhado para a gestão do fluxo de caixa. Dessa forma, você consegue acompanhar todos os movimentos de entradas e saídas do caixa da empresa, garantindo um controle financeiro muito maior.

Por onde começar

Agora que você já está convencido que existem diversas vantagens em abrir um conta PJ, chegou a hora de entender como costuma funcionar o processo. E é nesse momento que pode bater o desânimo se você optar por uma instituição financeira tradicional. Por isso, ao final do texto, deixamos uma opção interessante para quem busca rapidez e eficiência.

Faça sua escolha

O primeiro passo para dar início a abertura da sua conta é escolher uma instituição financeira. Mas atenção, embora seja possível abrir uma conta PJ nos grandes bancos, sejam eles privados ou públicos, nem sempre eles estão preparados para lidar com pequenas e médias empresas.

Então, é possível que você precise fornecer uma ampla documentação, tenha que esperar uma longa análise e, muitas vezes, um longo processo até receber a resposta, negativa ou positiva. 

Além disso, um ponto importante na hora de buscar opções é não se esquecer de avaliar as taxas cobradas pela manutenção da conta, emissão de boletos, TEDs para compras ou mesmo para o pagamento dos seus funcionários, anuidade do cartão e outras tarifas possíveis.       

Após decidir a instituição, é hora de separar os documentos exigidos.

Prepare os documentos

Vale dizer que cada empresa pode ter sua própria lista de exigência. Além disso, é comum que os documentos solicitados variem de acordo com o modelo do seu negócio. 

Porém, mesmo podendo haver essa diferença, abaixo listamos os documentos mais comuns que são pedidos na hora de se abrir um conta PJ. Veja só:  

  • RG e CPF, CNH ou RNE dos sócios;
  • Contrato Social / Requerimento de Empresário / Certificado de MEI;
  • Última alteração no Contrato Social (quando aplicável);
  • Comprovante emitido pela Receita Federal de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ; 
  • Endereço da empresa;
  • Procuração registrada em cartório, quando houver procurador.

Após a entrega dos documentos, costuma ser feita uma análise de dados. Por isso, você precisará esperar uma resposta para saber se a sua solicitação foi aceita ou negada.  

Conta digital PJ

Uma alternativa interessante em relação às contas tradicionais são as contas digitais PJ. Principalmente para quem é freelancer ou tem uma startup e quer ter acesso rápido aos benefícios que citamos acima sem precisar enfrentar a burocracia dos bancos.

Por meio desse tipo de conta, é possível igualmente emitir boletos, receber um cartão corporativo, fazer TEDs e ter um lugar para concentrar as despesas do seu negócio. 

Além disso, as contas digitais têm a facilidade de que todos os serviços podem ser feitos por meio de um computador ou celular. Sem precisar se deslocar a uma agência e esperar por atendimento. Além disso, a análise de dados para esse tipo de conta costuma ser mais rápida.

Conta Simples

Agora que você entendeu mais sobre o assunto, está na hora de conhecer a melhor conta digital do mercado para pequenas e médias empresas: a Conta Simples. 

A Conta Simples é uma conta PJ 100% digital e foi desenvolvida pensando em quem empreende no Brasil. Chega de atendimento de má qualidade e perder tempo se deslocando da sua casa até uma agência para resolver burocracias.

Diga adeus às altas tarifas bancárias e tudo o que atrasa o crescimento do seu negócio. Seja bem vindo ao Simples. 

Conheça tudo o que a Conta Simples oferece para você e sua empresa e venha fazer parte dessa revolução.

BANNER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *