O que é cartão corporativo da era digital

Descubra o papel desempenhado pelo cartão corporativo dentro dos times financeiros e como esse recurso vem se destacando com o avanço da tecnologia.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Mais do que uma ferramenta acessória, o cartão corporativo da nova economia precisa suportar a jornada de transformação digital do usuário. Afinal, é por meio de uma plataforma de cartões para empresas que a organização irá otimizar não só os processos de pagamento, mas toda a gestão de custos.

As equipes ganham autonomia para fazerem suas compras, e o time financeiro se volta para as tarefas mais estratégicas, como análises preditivas, estudos do mercado, definição de metas e objetivos. 

Nesse texto, convidamos você para uma reflexão sobre o papel de protagonismo que o cartão corporativo tem assumido nos times financeiros da era digital, podendo figurar como o braço do CFO, se bem escolhido.

Mas, antes, a proposta é dar um passo para trás e definir o novo papel assumido por essa ferramenta financeira: o que é o cartão corporativo da era digital?


O novo cartão corporativo: o que é?

O mercado financeiro mudou, e o cartão corporativo precisa mudar com ele. CEO e fundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini acredita que “o futuro do banco é o software” e, por isso, uma instituição que oferece cartões para empresas da nova economia precisa também de uma camada de ferramenta para gestão de despesas.

Ou seja: não basta mais só realizar pagamentos. 

Para gerar valor e poupar o tempo valioso do financeiro, é imprescindível que os cartões sejam um instrumento para: 

  • reduzir trabalho operacional;
  • fazer pagamentos de forma segura e no tempo certo;
  • aumentar a visibilidade dos gastos;
  • dar autonomia para os colaboradores que precisam fazer compras. 

O cartão corporativo pós-covid

O cartão corporativo da nova economia também precisa ajudar o gestor financeiro a navegar por um cenário no qual o trabalho remoto é cada vez mais comum, e as documentações físicas, em papel, são mais raras.  Portanto, é importante que ele esteja associado a um sistema que registre dados.

O cartão corporativo da era digital é data-driven e fornece as informações para que o financeiro gere inteligência para o negócio.

Durante os períodos de isolamento, os cartões corporativos virtuais foram uma ferramenta muito importante para os profissionais que se viram afastados dos times financeiros ou dos fundadores de uma startup, por exemplo.

Nas novas formas de trabalho, eles continuam sendo ferramentas indispensáveis para que os colaboradores sejam gestores dos próprios gastos. 

Mais segurança para transações virtuais

Na era digital, as compras e os pagamentos passam a acontecer em um espaço virtual. As fraudes também. Escolher um cartão corporativo em tempos de nova economia, assim, é também eleger a solução financeira que ajude a empresa a se proteger contra esses problemas, de forma interna e externa.

Os múltiplos cartões corporativos da Conta Simples, por exemplo, permitem que o gestor financeiro estabeleça tetos de gastos personalizados para cada colaborador responsável por um cartão e controle. É possível ainda controlar todas as transações em tempo real.

o que é cartão corporativo da Conta Simples

Os dados de um cartão corporativo são sensíveis e, portanto, o compartilhamento dessas informações deve ser responsável. O cartão corporativo da era digital precisa ter uma funcionalidade voltada para a segurança dos dados confidenciais Assim, os funcionários da empresa poderão usar o cartão e compartilhá-lo sem se preocupar com fraudes. 

A Conta Simples permite que apenas usuários com permissão acessem os números e conta também com autenticação de dois fatores. 

Dashboards e relatórios com cartões corporativos 

Não existem decisões estratégicas sem dados confiáveis. Uma plataforma de cartões corporativos gera uma série de informações valiosas sobre o comportamento daquela empresa no que se refere a compras e pagamentos. 

Por isso, o bom cartão corporativo deve vir acompanhado de funcionalidades de relatórios para análises. Eles serão usados pelo time para gerar inteligência e suportar os C-levels no processo decisório. 

A plataforma de cartões corporativos da Conta Simples reúne informações e permite que o financeiro acompanhe em tempo real as despesas categorizadas por centros de custos.

Com a Conta Simples é possível emitir múltiplos cartões virtuais gratuitamente e, se necessário, físicos também, podendo rastrear o envio deles até o endereço solicitado.

Resumindo

O mercado mudou com a transformação digital e os times financeiros precisaram se adaptar. Será cada vez mais necessário buscar ferramentas digitais com camadas de análise de dados com foco em customer intelligence

O cartão corporativo é uma solução permanente para as empresas da nova tecnologia que precisam de agilidade, rastreabilidade e controle. Isso em um cenário em que os times remotos serão cada vez mais comuns.

Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!