Você sabe o que é mobile banking? Trata-se de uma nova forma de realizar transações e operações bancárias, diretamente pelo celular. O termo mobile banking também está associado ao uso de qualquer dispositivo móvel, como tablets e relógios tecnológicos, para acessar serviços que antes só eram oferecidos nas agências bancárias.

Atualmente todos os bancos já oferecem aos clientes opções de atendimento via mobile banking. É como ter uma agência bancária personalizada no próprio bolso. O sucesso dessa inovação na forma de lidar com dinheiro foi muito bem recebido pela sociedade moderna.

A Federação Brasileira dos Bancos declarou em 2016 que o mobile banking já é o meio mais utilizado para transações bancárias. Isso significa que as pessoas preferem gerenciar o dinheiro através de dispositivos móveis, do que recorrer a uma agência bancária física.

Para entender bem o que é mobile banking, vale a pena fazer um paralelo entre essa ferramenta e o banco tradicional. Afinal de contas, essa ferramenta surge como alternativa aos serviços tradicionais oferecidos pelos bancos. Por certo, o mobile banking não substituirá as agências bancárias, mas tende a conquistar cada vez mais espaço nesse cenário.

Mobile banking e agências bancárias: características

Os bancos tradicionais, com agências físicas, estão perdendo cada vez mais espaço para as agências digitais, o mobile banking. Mas porque isso está acontecendo? O que essa nova ferramenta oferece de diferente aos usuários? Como fica a questão da segurança? Descubra agora as principais características de cada um desses modelos.

Agências bancárias

As agências bancárias constituem o formato mais tradicional utilizado pelos bancos. Desde a antiguidade, os bancos contam com agências físicas para atendimento aos clientes. No mundo moderno é possível encontrar os principais bancos até mesmo em cidades pequenas.

Um dos maiores problemas envolvendo as agências bancárias é a falta de comodidade. Ter que se deslocar até o banco só para realizar um pagamento não é nada agradável. Sem falar que as agências bancárias costumam estar sempre repletas de pessoas, com filas enormes. Tarefas simples podem acabar dando dor de cabeça (e dor nas pernas).

Além das agências com funcionários, os bancos também disponibilizam caixas eletrônicos. Eles podem ser encontrados em supermercados, rodoviárias, aeroportos e em vários outros lugares. O atendimento nos caixas eletrônicos acontece sem intermédio de funcionários dos bancos.

Nos caixas é possível realizar praticamente todos os serviços existentes na agência, como pagamento de contas, transferências bancárias e saque em dinheiro. Mas os caixas eletrônicos não resolvem o problema da falta de comodidade, uma vez que é preciso se deslocar até eles para realizar transações financeiras.

Mobile banking

O mobile banking está revolucionando a forma como as pessoas lidam com a vida financeira. Praticamente todos os serviços que antes só podiam ser realizados nas agências bancárias ou nos caixas eletrônicos, agora estão ao alcance das mãos. Tudo pode ser feito pelo celular.

Cada banco desenvolve e oferece aos clientes um aplicativo móvel. Quando instalado, o usuário consegue acessar a sua conta através de uma senha eletrônica, diferente da senha do cartão. Esse cadastro é a única forma de conseguir acesso dinheiro da conta e realizar operações financeiras.

Muitos imaginam que o mobile banking não é seguro, já que os processos são realizados pelo celular. Acontece que existem recursos de segurança pensados para proporcionar aos clientes total segurança na hora de acessar a conta. Primeiro, a senha eletrônica, que é diferente da senha do banco.

Outro recurso de segurança é a verificação por meio do iToken, um gerador de senhas automático que muda a cada novo acesso. Isso significa que os bancos tomam cuidado sim com a segurança. Usar o mobile banking possui o mesmo risco de realizar qualquer outro serviço online. Ou seja, quase zero.

Agora que você já sabe o que é mobile banking e quais as suas principais características em comparação às agências bancárias, resta saber se vale a pena utilizar essa ferramenta.

Mobile banking: vale a pena

Os dados da Federação Brasileira dos Bancos mostram que o mobile banking já é o método preferido pelos brasileiros na hora de lidar com a vida financeira. Isso significa queda na utilização das agências bancárias e caixas eletrônicos. Existem várias vantagens de utilizar essa ferramenta, entre elas:

  • Nada de filas na hora de utilizar os serviços bancários, já que os serviços ficam disponíveis diretamente no celular;
  • Comodidade e praticidade;
  • Realizar transações em qualquer lugar, a qualquer horário;
  • Maior controle sobre os gastos e investimentos;
  • Taxas reduzidas com relação às transações realizadas na agência.

É por essas e outras que as pessoas estão preferindo cada vez mais acessar suas contas pelo celular. O conforto é muito maior. Algumas contas digitais, como a oferecida pelo Nubank, permite a abertura do crédito pelo celular, sem nenhum contato com agência física. Trata-se de uma mudança significativa na forma como as pessoas realizam transações financeiras.

Outro grande exemplo de conta digital que segue os moldes do mobile banking é a Conta Simples, serviço voltado para empreendedores. A conta corrente digital permite o pagamento de boletos, transações e recebimento de capital. Ao mesmo tempo, os usuários podem contar com um cartão de crédito pré-pago com todas as comodidades oferecidas pelos bancos tradicionais.

Para empreendedores, poder contar com serviços bancários em dispositivos móveis é realmente interessante. Com a correria da atividade empresarial, resolver assuntos financeiros pelo celular é muito mais cômodo, evita a perda de tempo e agiliza os processos juntos aos parceiros de negócio.

As empresas estão migrando de vez para o mobile banking e abandonando as agências bancárias. Se você é empreendedor e ainda está preso à burocracia dos bancos físicos, considere experimentar as vantagens oferecidas pelo banco móvel. A sua vida ficará muito mais simples e você conseguirá atingir mais resultados.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o mobile banking, está na hora de desfrutar de todas as suas comodidades. Verifique no seu banco se esse serviço já está disponível, baixe o aplicativo e comece a usar. Caso você queira fugir das taxas absurdas cobradas pelos bancos, experimente a Conta Simples, totalmente isenta de taxas.

Deixe uma resposta