Mitos e verdades sobre empreender

Amigos juntos envolta de um notebook

Seja por necessidade ou por oportunidade, abrir o seu próprio negócio não é fácil e requer muita dedicação e disciplina. Por isso, hoje iremos falar alguns mitos e verdades sobre empreender. 

Ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, segundo pesquisa do Monitoramento de empreendedorismo global (GEM). Três a cada dez brasileiros adultos, entre 18 e 64 anos de idade, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. 

Diante disso, existem dois principais motivos que levam as pessoas a empreender: oportunidade ou necessidade. Aquele que decide empreender por oportunidade, tem como principal objetivo, a independência no trabalho. Ele se planeja financeiramente e muitas vezes abandona o trabalho para focar 100% no seu negócio. Já o empreendedor por necessidade, é aquele não tem muitas opções no mercado e precisa de uma renda para sobreviver. 

Agora, leia alguns mitos e verdades sobre empreender.

É preciso ter ideias inovadoras para empreender – Mito

A lenda de que você tem que ingressar no mercado apresentando uma ideia inédita vem sendo derrubada. Você pode oferecer os mesmos produtos e serviços que outros empresários oferecem. Porém, você agrega o seu valor e os direciona ao público que anseia por eles.

Um empreendedor não é movido apenas pelo dinheiro mas sim por uma paixão e um propósito. Por exemplo, se você ama confeitaria e gosta de deixar as pessoas felizes com suas receitas, você pode abrir uma empresa de doces e encontrar o seu diferencial para se destacar no mercado.

Por isso, se você tem vontade de abrir o seu próprio negócio, mas tem receio da sua ideia não ser tão inovadora, fique tranquilo pois esse é só mais um dos mitos sobre empreender.

Empreender no Brasil não é fácil – Verdade

Essa é uma verdade sobre empreender. Ser empreendedor exige muita paciência e persistência, ainda mais aqui no Brasil, que está  em 5º lugar no ranking de países mais lentos para se abrir uma empresa, segundo o relatório Doing Business do Banco Mundial. Abrir uma empresa aqui demora em média 107 dias enquanto em outros países, onde não há tanta burocracia, a demora é de apenas 5 dias.

Além de um processo demorado, para obter todas as licenças e registros necessários, a carga tributária é uma das mais altas no mundo inteiro De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) são mais de 11.500 normas tributárias por ano.

O empreendedor ainda precisa estar por dentro da legislação fiscal brasileira que é bem complexa. Diante desse cenário, muitos empresários optam por terceirizar o serviço da contabilidade da empresa. 

Empreendedores nascem empreendedores – Mito

“Empreendedorismo é algo que se aprende. Ninguém nasce sabendo tocar o próprio negócio” Segundo o Presidente-executivo da espanhola IE.

Ser um empreendedor significa estar sempre estudando e buscando formas de ampliar seus conhecimentos. Assim como no mundo dos atletas, é necessário investimento de tempo e dinheiro para se destacar e alcançar os objetivos. O segredo do sucesso no mercado é o resultado de muito estudo junto com disciplina e dedicação. 

Aqui no nosso blog, temos vários conteúdos gratuitos que podem te ajudar nesse mundo de empreendimento.

Leia mais:

O que é análise SWOT e como aplicar na sua empresa

10 dicas para aumentar suas vendas online em 2020

Entenda as diferenças entre MEI, ME, EPP, EI, EIRELI, LTDA e S.A.

Correr risco faz parte de qualquer negócio – Verdade

Não existe nenhum negócio isento de riscos, e essa é mais uma verdade sobre empreender. Se você pretende abrir um negócio você precisa estar ciente disso. Um exemplo deles, que todos que abrem o próprio negócio está disposto a correr, é investir tempo e dinheiro em algo que no futuro possa falir. 

Empreender não é fácil, esses riscos são apenas alguns dos obstáculos que você como empreendedor vai enfrentar durante a sua trajetória. Por isso, é importante estar preparado para os desafios que virão. 

Empreender significa não ter chefe – Mito

Muitas pessoas tem como motivação começar a empreender para não precisar mais cumprir ordens e não ter mais chefes. É engano, pois o empreendedor trabalha sob o jugo de dois imperadores: o risco real de o negócio falir por causa de administração inadequada e a necessidade de resolver as dores dos seus clientes.

Ser o primeiro é ser o melhor – Mito

Esse é mais um mito sobre empreender. Se fosse assim, muitos desbravadores de terras desconhecidas não teriam sido mortos por nativos. Você tem uma ideia que imagina ser carregada de pioneirismo? Então, se conscientize dos riscos, da necessidade de multiplicar esforços e planejar em detalhes a execução dessa ideia.

Posso fazer algo que eu gosto – Verdade

Uma pesquisa realizada com seis mil pessoas, mostrou que 48% afirmou não gostar do que faz e são infelizes no trabalho. Os dados são da Associação Brasileira de RH. 

Se você não gosta do que está fazendo, dificilmente terá sucesso. Você passará a maior parte do seu tempo focado e trabalhando no seu negócio, portanto escolher algo que você goste vai deixar o seu dia mais prazeroso.

Você vai trabalhar mais do que a média – Verdade

Não se engane imaginando que terá mais tempo livre e férias quando quiser, apenas porque decidiu trabalhar sem um vínculo formal com alguma empresa.

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP) mostrou que antes de empreender, 57% acreditavam que o dono trabalhava menos do que o empregado. Depois, o índice baixou para 43%.

Você se identificou com o texto a cima? Conhece outros mitos e verdades sobre empreender? Deixe nos comentários!

Banner para abrir uma conta digital PJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *