Metodologia 5S: Entenda o que é e como aplicá-la

empreendedores da nova geração

Muitas das vezes, o que está impactando está relacionado às rotinas e ao comportamento da sua equipe de trabalho. E, é justamente nesse momento, a hora de desenvolver e aplicar a metodologia 5s para seu negócio.

Quando um negócio não vai bem, com um desempenho fraco, qual seria sua primeira medida? Bem, num primeiro momento, o ideal é olhar para dentro de sua empresa, com vistas a identificar em todos os processos as falhas que estão impactando negativamente seu negócio. 

Mas o que seria o 5s? É o que você vai ver neste artigo. Se este assunto lhe interessou, então vem comigo!

Como surgiu a metodologia 5s?

A metodologia 5S para seu negócio nasceu no Japão, quando o país começou a se reconstruir após a Segunda Guerra mundial. Os japoneses tiveram que se reorganizar, usando seus recursos de modo mais eficiente. No mundo corporativo essa metodologia ficou mais conhecida nos anos 90, quando as empresas tiveram um olhar voltado para a busca pela busca da qualidade total. A metodologia 5s também era um caminho através do qual se buscava através da equipe, a conquista do certificado ISO 9000.

O que é a metodologia 5s?

A metodologia 5s basicamente é um programa de qualidade que visa melhorar a produtividade, o ambiente de trabalho e otimizar os resultados, o que tem como base esses 5 sensos:

  • Utilização
  • Organização
  • Limpeza
  • Bem-estar
  • Autodisciplina

Sendo que essas cinco palavras vêm de algumas palavras japonesas, que são elas:

Seiri – senso de utilização;

Seiton – senso de organização; 

Seiso – senso de limpeza; 

Seiketsu – senso de conservação;

 Shitsuke – senso de autodisciplina.

Para ter resultados, geralmente, o 5s é desenvolvido em 4 áreas dentro da empresa, que são elas:

  • Pessoal: com vistas a desenvolver trabalho mais colaborativo; otimização do tempo no trabalho e aumento da produtividade.
  • Empresa: com vistas a melhorar o ambiente interno, deixando- o mais organizado; eliminando desperdícios e com a revisão dos gastos de recursos.
  • Segurança: visa elevar os níveis de segurança da empresa, diminuindo os acidentes de trabalho.
  • Processos: foca em rever e a buscar a racionalização dos processos internos, tendo em vista a necessidade de elevar a eficiência operacional e geral.

Como implementar o 5S no negócio?

Bem, saiba que é preciso preparar a empresa para qualquer tipo de mudança, e, como a metodologia 5s é também um processo que mexe com todos na empresa, bem como na forma de se realizar as rotinas internas, é preciso envolver o pessoal nesse processo de mudanças.

Além disso, recomenda-se essas práticas ao implantar o 5s no seu negócio:

  • Seiri – senso de utilização: é reduzir ao máximo a quantidade de objetos e utensílios que não são essenciais na execução das tarefas diária. Isto é, tudo que o colaborador não precise é descartando ou guardado para otimizar os espaços de trabalho.
  • Seiton – senso de organização: a palavra de ordem é produtividade, ou seja, sua equipe vai ganhar mais tempo ao deixar as ferramentas de trabalho sempre às vistas ou mais próximo de onde se usa. 
  • Seiso – senso de limpeza: é adotar uma rotina diária de limpeza em toda a empresa. Você pode, por exemplo, criar um senso de responsabilidade nas pessoas, de forma de cada um fique responsabilizada pelo seu lixo e também por limpar sua mesa de trabalho etc.

Mas antes da limpeza, o coordenador da implantação da metodologia, busca conscientizar cada colaborador para agir para evitar que a sujeira aconteça.

  • Seiketsu – senso de padronização: o objetivo aqui é padronizar o funcionamento operacional da empresa, bem como rever as responsabilidades das pessoas de um setor. 

Além disso, visa também estabelecer condições e senso no pessoal para que se cumpram de forma respeitosa as regras de condutas que são estabelecidas.

  • Shitsuke – senso de autodisciplina: significa integridade e sua missão é incutir nos funcionários uma nova cultura de modo que as pessoas que trabalham na empresa em questão, possam realmente praticar as ações discutidas nos sensos anteriores.

É buscar fazer com que todos fiquem cientes das metas relacionadas à utilização, organização e padronização. Sendo que a partir desse ponto, todos possa cumprir com os requisitos.

Saiba também que o pleno entendimento do papel de cada um, bem como fazer com que cada funcionário compreenda a necessidade da implantação da metodologia 5s, é fundamental para que as práticas adotadas tenham os efeitos esperados.

O papel da liderança na adoção do 5S para seu negócio

Aqui é hora de o líder mostrar sua essência, ou seja, é preciso envolver a todos os colaboradores no processo das novas rotinas. Acompanhando de perto da execução da nova metodologia, pois sabe-se que envolve lidar com hábitos e comportamentos. 

É preciso então, motivar, mostrar resultados, e com isso, com os resultados que vão surgindo, a liderança começa a conquistar as pessoas, o que passa a fazer sentido para todos.

O 5S para seu negócio e sua relação com a Sustentabilidade

A metodologia 5s para seu negócio visa garantir condições de mais sustentabilidade para seu negócio, uma vez que a aplicação da metodologia traz para a empresa uma reorganização de como se faz as coisas internamente, ou seja, visa usar os recursos com mais eficiência. 

Além disso, os novos processos adotados com a metodologia garantem para a empresa menos acidentes de trabalho e consequentemente, menor será o passivo da empresa.

O que faz, resumidamente, que a empresa ganhe mais forças para continuar sobrevivendo e prosperando.

Concluindo

Neste artigo você compreendeu melhor sobre a metodologia 5s para seu negócio. Agora que você já sabe de tudo isso, aprenda a fazer a gestão correta de suas rotinas e evite resultados insatisfatórios, mas trabalhe de modo mais estratégico. Não esqueça de exercer seu papel de líder na empresa, fazendo com que todos se envolvam no processo de mudança.

Se esse assunto foi útil para você, compartilhe ele com seus amigos? Deixe também suas dúvidas ou comentários abaixo, queremos ouvir você Fique conosco para mais artigos como esse!

imagem ilustrativa para pedir convite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *