As maquininhas de cartão agradam muitos clientes. De fato, pense em uma rotina de consumidor como essa:

  • Escolhe o produto ou o serviço
  • Vai ao caixa eletrônico e saca dinheiro
  • Volta na loja ou oficina e pagar em dinheiro.

É claro que é bem menos cômodo. E atualmente, mais arriscado. Além de tudo,  as maquininhas permitem pagamentos parcelados. Mas e para o empreendedor, que soluções as maquininhas de cartão trazem?

Aceitamos pagamento com cartão de crédito e débito

Será que essa forma de receber foi feita para todo tipo de empreendedor? Avalie seu negócio antes de adquirir uma maquininha de cartão. Se você percebe que o público que você atende não lhe pede com freqüência por pagamento com cartão, por que aumentar as despesas da empresa?

Sim, porque existe um aluguel mensal a ser pago por sua empresa para uso da maquininha. Tem também um percentual cobrado sobre o valor do recebimento. Essa porcentagem varia de acordo com o tipo de pagamento que o cliente fez: débito ou crédito.

Mas, depois de avaliar bastante, você conclui que seus clientes escolhem pagar de formas diferentes. E esses jeitos incluem uso de cartão magnético. Então, é hora de você ter ao menos uma máquina.

Você é um microempresário que vende artigos de alto valor. Uma grande vantagem da maquininha de cartão é que você evita de receber cheques, especialmente daqueles clientes que são “figurinhas carimbadas” no quesito devolução bancária.

Não, seu negócio é o comércio de produtos baratos. Você se livra daquela dor de cabeça de não ter troco. Tem mais: de posse de uma maquininha, você pode ampliar ofertas de serviço, por exemplo, a recarga de celular para clientes que têm dificuldade em lidar sozinhos com smartphones.

Vamos supor que você presta serviços como microempreendedor individual (MEI) e não tem um local fixo de trabalho. A maquininha de cartão vai junto com você, servindo como ótima opção de captação de receita.

Problemas com maquininhas de cartão

Quanto constrangimento nos momentos em que a maquininha está fora do ar! Sim, você sempre se desculpa com o cliente. E quando finalmente o cliente consegue fazer o pagamento, você fica apreensivo se não vai começar tudo novamente quando vier o próximo.

Esse é um problema que quase todo empresário já experimentou. Você tem uma pequena empresa há pouco tempo, mas ainda não se familiarizou bem com a maquininha de cartão?

Pois não é necessário desistir desse investimento. É apenas uma questão de orientação por profissionais capacitados. Existem soluções bem práticas que você pode adotar assim que constatar uma falha na maquininha de cartão.

Como escolher uma maquininha de cartão?

São muitas e muitas opções de maquininhas de cartão. Inclusive, até pouco tempo atrás, o funcionamento das maquininhas de cartão dependia de um tablet ou celular. Mas, atualmente você encontra modelos que prescindem deles.

Agora, veja bem! Não escolha a primeira máquina de cartão que surgir na sua frente. Pesquise bastante. Veja qual das disponíveis no mercado é a mais adequada para seu ramo de negócio. As tarifas cobradas pelo uso da maquininha variam entre os setores.

Dê preferência para maquininhas que aceitem mais de uma bandeira de cartão. Assim, você não restringe sua clientela potencial. Uma boa parte do público que você atende gosta de pagar usando cartões de refeição ou de benefícios? Então, pense na possibilidade (e se é realmente válida) de adquirir uma maquininha que aceite esses cartões.

Se você ainda não abriu uma conta corrente de pessoa jurídica (PJ) para sua empresa, planeje fazer isso junto com a aquisição da maquininha de cartão. Essa operação dupla é altamente vantajosa, uma vez que reduz custos.

Ao abrir uma conta digital em uma instituição de pagamento, você não paga taxa de manutenção dessa conta. Ao mesmo tempo, você adquire uma maquininha por um valor mais em conta do que o praticado no mercado. Instituições de pagamento ou fintechs não são organizações tão complexas como os bancos. Também por isso elas podem atuar de forma mais flexível, agregando facilidade e dinamismo aos pequenos negócios.

A Conta Simples é uma empresa que oferece abertura de conta corrente digital PJ e vários outros serviços financeiros. Ela vem focando o segmento dos pequenos negócios, aqueles abertos por MEIs, profissionais autônomos e freelancers. E você ainda pode optar por ter um cartão de crédito corporativo pré-pago.

Não se incomode se nunca ouviu falar de cartão de crédito pré-pago. Ele é fácil de usar e você não fica aguardando pela fatura, pois seus gastos não serão cobrados depois de realizados. Além disso, na Conta Simples você pode tirar todas as dúvidas sobre essa modalidade de cartão.

Transforme sua empresa em um empreendimento vigoroso e moderno. Leia, reflita, planeje e se alie a bons parceiros de negócios. A competição é grande, mas o empreendedor bem preparado e antenado com seu tempo é o que vence.

Deixe uma resposta