Qual o melhor tipo de empresa?

Conheça os tipos de PJs

No Brasil existem diversos tipos de empresa, com diversos regimes tributários, formas de operar e maneiras de responder judicialmente. Para definir qual o tipo da sua empresa, é necessário ter noção de qual segmento e em qual estrutura está seu modelo de negócio. Para isso vamos explicitar suas possibilidades.

Para entender onde a sua empresa se encaixa, segue texto abaixo com os tipos mais comuns.

Empresa Individual (EI)

É uma empresa que não possui sócios, tendo apenas proprietário, tendo seu nome vinculado a empresa. Este responde 100% pelo negócio.

Por ser apenas um empreendedor, não existe necessidade de existir um contrato social, apenas é obrigatório que tenha sido feito um Requerimento de Empresário, o qual pode ser feito na Junta Comercial de cada cidade.

Microempreendedor individual (MEI)

É considerada uma empresa individual, a qual o único empresário é totalmente responsável pela empresa, inclusive tendo seus bens dados como garantia de pagamento. Uma das características é que só é permitido apenas um sócio no capital social.

Para ser um MEI deve ter um faturamento anual de no máximo 81k reais, e esse tipo de empresa usa um regime tributário chamado de Simples Nacional.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELLI)

Este tipo de empresa deve conter um capital mínimo de 100 salários mínimos.

Como o nome já diz, possui apenas um sócio o qual tem seu patrimônio totalmente separado da sua empresa, da maneira com que seus bens pessoais não podem ser retirados em caso de dívidas, respondendo pela empresa até o limite do capital social.

Muito comum administradores de franquias.

Sociedade Empresária Limitada (LTDA)

É a sociedade mais comum no país, a qual possui 2 ou mais sócios que são os responsáveis financeira e administrativamente pela empresa, de acordo com o capital social depositado e o contrato social da empresa.

Os sócios respondem judicialmente apenas em relação a o que eles injetaram no capital social da empresa.

As tomadas de decisões dentro da Ltda, são estabelecidas pelo acordo social previsto no contrato.

Sociedade Simples (SS)

É muito parecida com uma (LTDA), a única diferença é a finalidade, esta serve para unir os prestadores de serviços para atividades em comum, de maneira com que acabe se enquadrando em um negócio que oferece serviços as pessoas.

Sociedade Anônima (SA)

Diferente da maneira com que as empresas são divididas, que tem relação com o capital social, a sociedade anônima tem seu capital distribuído em ações.

A SA pode ser dividida em dois campos, ela pode ser uma sociedade anônima de capital aberto e uma sociedade anônima de capital fechado.

Capital aberto: São empresas que possuam listagem em Bolsas de Valores, como a B3 aqui no Brasil.

Capital fechado: Possui capital distribuído em ações entre os sócios da empresa que podem ser administradores ou apenas investidores, porém não é aberto ao público.

Acompanhe nosso blog para mais dicas e informações do mercado!

Você é PJ e precisa abrir uma conta? www.banky.com.br