Google Ads: o que é? Como usar?

Google Ads: o que é? Como usar?

Trabalhar com o marketing digital é um universo extremamente lucrativo, mas ao mesmo tempo, dotado de desafios e dificuldades.

Nossa ideia neste artigo não é lhe assustar, muito pelo contrário! Com esta leitura, desejamos que você seja capaz de entender e aprender a utilizar uma ferramenta que lhe trará excelentes resultados: o Google Ads.

Até certo tempo chamado de Google Adwords, o Ads é uma ferramenta impressionante para aumentar os acessos em seu site, e consequentemente, convertê-los em vendas.

A seguir, entenda o que é e como funciona o Google Ads.

Afinal, o que é Google Ads?

Ao realizar uma simples pesquisa no Google, provavelmente você já se deparou com sites e anúncios no topo da página.

Ou ainda, ao acessar um blog/site, encontrou banners com publicidade de algum item que você tinha buscado recentemente. Tudo isso se encaixa no Google Ads.

De modo simplificado, pode-se dizer que o Ads é um mecanismo de divulgação e marketing, que tem como objetivo ranquear empresas e marcas para que estas tenham mais vendas.

Obviamente, tudo isso deverá ser pago diretamente ao Google. Embora pareça algo intocável, o investimento é relativamente baixo quando se leva em consideração os resultados impressionantes que podem ser conquistados com a ferramenta.

Vantagens e benefícios

É provável que você esteja se perguntando do porquê de criar anúncios e divulgações para o seu site/blog através do Google Ads. A seguir, confira uma lista de motivos:

  • Os resultados são superiores aos obtidos com técnicas de SEO;
  • O pagamento é proporcional à quantidade de cliques no anúncio;
  • É possível ajustar o alcance (regional, estadual, nacional ou mundial);
  • Você consegue definir a quantidade máxima que deseja gastar;

E muito mais!

Como usar o Google Ads?

Depois de conhecer como funciona a ferramenta, e também os seus principais benefícios, não temos dúvidas que você deseje experimentar o Ads em seu negócio.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo simplificado para você entender como usar o Google Ads e como criar os seus primeiros anúncios:

1º) Invista na cara de seu negócio (literalmente)

Antes de tudo, é preciso ter um site ou blog de seu negócio. Afinal, é através dele que o público decidirá contratar/comprar seus produtos ou serviços.

Portanto, preocupe-se com a imagem que deseja passar, sempre investindo em design, redação, e também no desenvolvimento da página (que deve ser carregada rapidamente e sem maiores problemas de acesso).

2º) Crie uma conta no Google Ads

Para ter acesso ao Ads, acesse esse link.

3º) Defina o objetivo

Uma das primeiras perguntas que você irá encontrar no Google Ads é quanto ao objetivo do seu anúncio.

Tenha em mente as metas deste investimento, e marque a opção que mais se encaixar em suas necessidades.

Por exemplo: se você tem uma pizzaria, deverá preocupar-se em divulgar o telefone. Sendo assim, a primeira opção deverá ser marcada (gerar mais chamadas).

4º) Escolha o alcance do anúncio

Como dissemos nos tópicos anteriores, você pode decidir pelo alcance do seu anúncio.

Se você tem um negócio local (por exemplo, um restaurante), o principal público alvo são moradores de sua cidade ou bairro.

Diferentemente, quando se tem uma loja virtual, é possível realizar entregas para todo o país, e consequentemente, deve-se optar pelo alcance nacional.

Quanto maior o alcance, mais pessoas serão atingidas – e também, maior será o investimento financeiro em publicidade.

5º) Frases de impacto

Defina qual será o texto do seu anúncio. Esta tarefa é uma das mais importantes, afinal, esta mensagem irá definir a conversão ou não.

Caso tenha dificuldades nesta etapa, conte com o auxílio de profissionais especialistas em marketing e/ou publicidade.

6º) Limite de orçamento

Agora, você precisa definir até quanto pode gastar com o Ads. Antes de marcar a opção, leve em consideração:

  • Valor que tem em caixa;
  • Disponibilidade mensal para investimento em marketing (que pode ser o valor que até então você gastava em SEO, por exemplo);
  • Sugestões dadas pelo Google, baseadas em negócios semelhantes ao seu.

Após o primeiro mês de anúncios em Google Ads, você poderá realizar um levantamento dos lucros que obteve com a nova modalidade de publicidade, e então, aumentar o seu orçamento.

7º) Publique o anúncio

Depois de cumprir todos os anúncios anteriores, seu anúncio finalmente será publicado em toda a rede do Google e parceiros, que inclui o Maps, Facebook, Youtube, e milhares de outros sites.

Agora, você e seu negócio precisam estar preparados para atender a nova demanda de atendimentos, e consequentemente, de clientes.

Lembre-se que a fidelização é um passo muito importante, e que dispensará a necessidade de investir novamente em anúncios (o que acarreta na redução de custos).

8º) Atualização

Sempre reveja os resultados e também os seus anúncios, no sentido de expandir o seu negócio.

Lembre-se que além do tráfego pago (por exemplo, o Ads), também é preciso investir no tráfego orgânico, através de:

  • Marketing de conteúdo;
  • Posts em redes sociais;
  • Envio de emails aos clientes;

E muito mais!

Agora que você sabe o que é e como usar o Google Ads, compartilhe com a gente o que você achou desse post nos comentários!

Leia também: Estratégias para melhorar o desempenho de seus anúncios no Facebook

banner cartoes virtuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *