Os segredos para se tornar um gestor de tráfego de sucesso

Entenda o que o gestor de tráfego faz, como ele pode ter sucesso, qual é seu salário e que cursos ele pode fazer.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Você provavelmente já ouviu o termo tráfego pago antes, certo? Mas você sabe o que um  profissional dessa área faz? Quais são as principais atividades de um gestor de tráfego pago em seu dia a dia e por que esse é um dos cargos mais procurados no marketing digital

Para saber tudo isso e muito mais, siga a leitura deste artigo completo sobre o assunto.

O que é gestor de tráfego pago?

Um gestor de tráfego pago é uma pessoa que trabalha para uma empresa para encontrar maneiras de colocar seu site e produto na mira de mais pessoas. 

Ele faz isso usando a publicidade paga e estratégias de marketing, como campanhas pay-per-click (PPC) ou comprando anúncios em banners de diferentes websites.

Esse profissional pode trabalhar internamente ou como freelancer. Normalmente, esse tipo de profissional conta com uma experiência na área de marketing digital, bem como conhecimento sobre como executar uma campanha PPC de sucesso

Ele também está familiarizado com diferentes tipos de plataformas e mídias – como o gerenciador de anúncios do Facebook, Twitter Ads e LinkedIn Ads – que são usadas para publicidade online.

foto de um gestor de trafego sentado numa cadeira olhando para um notebook sobre a sua mesa a sua frente

O que faz um gestor de tráfego digital?

O gestor de tráfego pago é responsável pela criação e implementação de estratégias para aumentar o número de visitantes de um website, o que em última análise leva a um aumento nas vendas.

Os profissionais da área podem fazer isso criando campanhas com diferentes mecanismos de busca (como Google Ads ou Bing Ads), que permitem aos usuários fazer compras no site. 

Eles também podem criar campanhas com plataformas de mídia social como Tik Tok Ads e Pinterest Ads, que são ferramentas conhecidas por terem altas taxas de conversão devido ao seu público-alvo.

O gerente de tráfego pago também cria copy de anúncios que atraem visitantes e os convertem em clientes. Ele gerencia aspectos importantes das campanhas, como: 

  • Rastrear resultados;
  • Fazer ajustes com base em métricas de desempenho;
  • Usar dados coletados dessas campanhas para tomar decisões mais assertivas;
  • Entender a melhor forma de promover produtos ou serviços por meios de canais de publicidade pagos.

Qual o salário de um gestor de tráfego?

Segundo o Glassdoor, o salário de um gerente de tráfego pago é de aproximadamente R$2.500,00 por mês. Esse é o salário inicial para gerentes que têm menos de cinco anos de experiência. Na verdade, a remuneração desse tipo de profissional pode chegar a R$7.759,00, dependendo da senioridade.

Além disso, benefícios como planos de saúde, odontológico e seguro de vida também podem ser oferecidos para esse cargo.

Muitos profissionais atuam de forma autônoma e prestam serviços para diferentes empresas ao mesmo tempo, cobrando um valor fixo pelo serviço prestado ou obtendo uma porcentagem sobre as vendas.

Embora empreender nessa área seja bastante desafiador e concorrido, existem muitas oportunidades no mercado para pessoas que querem se tornar profissionais de sucesso.

Quais os melhores cursos de gestor de tráfego disponíveis no mercado?

Se você está procurando uma posição no mercado de trabalho como gestor de tráfego, certamente vai preferir ter uma base sólida de conhecimento. Aqui, seguem alguns dos melhores cursos disponíveis no mercado na área de tráfego pago:

  • Rei do tráfego: o Lucas Renault é um dos principais profissionais de tráfego do Brasil. Seu perfil no Instagram possui mais de 350 mil seguidores. Como gestor, já gerou mais de 2 milhões de vendas nos últimos dois anos.
  • Pedro Sobral: também conhecido como “mago dos anúncios online”, o Pedro possui uma larga experiência no mercado de anúncios pagos, e seus cursos são bem didáticos, ricos em dicas práticas e podem ajudar a formar uma visão geral do mercado de anúncios.
  • Meta BluePrint: a Meta, administradora das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, possui uma plataforma de cursos dedicada para pessoas que querem entender mais sobre suas ferramentas. Além de aprender sobre o assunto, você pode obter um certificado de conclusão de curso válido.
  • Google Academy: a maior empresa de buscas do mundo também possui uma área dedicada a cursos sobre suas plataformas, como Google Ads e Google Analytics. Os cursos são gratuitos e possuem certificados válidos.

Além desses, existem outros cursos interessantes no mercado para você que deseja se aprofundar na área. Antes de escolher, recomendamos que você analise o histórico dos professores, valor de investimento e tempo de curso!

Como se tornar gestor de tráfego?

Para seguir a profissão de gestor de tráfego, você deve ter as seguintes habilidades:

  • Um forte conhecimento de PPC;
  • Uma compreensão de como usar o Google Analytics;
  • Excelentes habilidades de escrita;
  • Atenção aos detalhes;
  • Disposição para aprender novas habilidades à medida que elas surgem na indústria.

Vamos explicar mais a respeito de cada habilidade abaixo. Siga a leitura!

Um forte conhecimento de PPC (pay-per-click).

O mundo do tráfego digital pago é um mundo complexo. Há muitas maneiras diferentes de colocar sua marca na frente das pessoas certas, e cabe a você descobrir como fazer isso

Embora existam muitas habilidades necessárias para essa profissão, uma coisa é certa: o conhecimento do PPC (pay-per-click) é primordial.

Como funciona o PPC? Você será cobrado sempre que alguém clicar em um anúncio que foi exibido em um site ou aplicativo

Apenas certifique-se de ter dinheiro suficiente em sua conta quando estiver pronto para começar a trabalhar com palavras-chave primordiais, para que sua campanha seja um sucesso.

Uma compreensão de como usar o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta on-line que permite rastrear o número de visitantes em seu site

Ele também mostra a origem desses visitantes e o que eles fazem quando estão lá. Você pode ver o caminho que eles percorreram dentro do seu website e aprender sobre seu comportamento.

As informações podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário e fazer com que  as pessoas encontrem mais fácil o que estão procurando. Isso pode ajudar a aumentar as vendas e a alavancar o seu negócio.

Excelentes habilidades de escrita

A escrita é uma das habilidade mais importantes que você pode ter como um gestor de tráfego digital pago, principalmente se você optar por seguir uma carreira como profissional independente

A habilidade de escrever bem é o que separa os bons dos maus profissionais – mesmo que eles tenham as mesmas habilidades e conhecimentos sobre o setor.

Atenção aos detalhes

Em algumas situações, o gestor de tráfego terá que gerenciar várias contas de anúncios de uma só vez. Será necessário monitorar cuidadosamente o desempenho e certificar-se de que eles estão cumprindo as metas estabelecidas.

Isso significa ter uma excelente habilidade de comunicação, assim como uma atenção aos detalhes para detectar tendências rapidamente.

Disposição para aprender novas habilidades à medida que elas surgem na indústria

O mundo da tecnologia muda o tempo todo, e novas mídias surgem a todo momento, portanto o gestor de tráfego precisa ter disposição para aprender novas habilidades à medida que elas nascem no setor.

Também é interessante saber como interagir com pessoas de todos os estilos de vida, desde influenciadores das mídias sociais e celebridades que têm milhões de seguidores, até pessoas comuns que só querem que todos vejam sua foto no Instagram.

Quais os tipos de gestor de tráfego digital?

O mercado de anúncios online é bem amplo. Por conta disso, muitas pessoas acabam se profissionalizando em determinadas áreas. A seguir vamos apresentar algumas delas!

Gerente de tráfego Social Ads

Os profissionais dedicados a fazer gestão de anúncios precisam ter conhecimento de diferentes plataformas. No entanto, existem aqueles que preferem se especializar em sistemas de anúncios para redes sociais

Atualmente, as redes sociais de maior destaque do momento são: 

  • TikTok;
  • Instagram; 
  • Youtube; 
  • Twitter; 
  • Facebook; 
  • LinkedIn.

Logo, esse tipo de gestor deve ter um grande conhecimento sobre o funcionamento dessas plataformas, bem entender o comportamento de seus usuários para extrair o máximo de resultados possíveis.

Gerente de tráfego na Internet

A internet é um campo muito amplo para se anunciar, e quem domina as melhores ferramentas consegue sair na frente de seus concorrentes. 

Atualmente, as principais ferramentas de anúncios na web são: 

Como o campo da tecnologia muda o tempo todo, é preciso ter atenção e ficar antenado no surgimento de novas plataformas que sejam mais atraentes e necessárias.

Perguntas frequentes sobre o Gestor de tráfego

O que preciso para ser gestor de tráfego?

Para ser gestor de tráfego, você precisa aprender mais sobre as ferramentas de anúncios, estratégias de conversão, comportamento do consumidor e ferramentas de análise. 

Entenda mais sobre como se tornar um gestor de tráfego de sucesso.

Onde trabalha um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego pode trabalhar em empresas privadas, construindo campanhas digitais internas, ou oferecendo seus serviços para diferentes negócios como freelancer.

Conheça outros lugares em que o gestor de tráfego pode trabalhar. 

Como ser um gestor de tráfego para lançamentos?

Se você quer trabalhar com anúncios para lançamentos, é importante entender mais sobre o produto a ser lançado e os aspectos que regem esse mercado. 

Saiba mais sobre as estratégias que um gestor de tráfego pode utilizar.

Iuri França
Iuri França
Simplifico a forma como você gerencia seu negócio por meio de um sistema de gestão eficiente integrado a diferentes serviços bancários.
Iuri França
Iuri França
Simplifico a forma como você gerencia seu negócio por meio de um sistema de gestão eficiente integrado a diferentes serviços bancários.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!