O mundo digital está mudando a forma de enviar e receber dinheiro. As agências bancárias físicas estão sendo gradativamente substituídas por uma agência que cabe no bolso: o aparelho celular.

Se antes os telefones eram raridade e só realizavam uma tarefa, fazer ligações de voz, hoje eles fazem praticamente tudo. Na verdade, é difícil, para não dizer impossível, encontrar um telefone no mercado que esteja limitado às chamadas de voz.

Eles agora contam com internet, câmeras de alta resolução, leitor de digitais e outras ferramentas poderosas. Até os bancos foram parar dentro do celular. E não estamos exagerando. Fazer transações financeiras pelo telefone nunca foi tão fácil.

Existem várias formas de fazer pagamentos pelo celular, além de outras transações de caráter econômico. Pagar contas, fazer investimentos, receber dinheiro: tudo isso ao alcance das mãos. Os bancos digitais estão tomando conta de um mercado que até então era dominado pelos bancos físicos.

Como isso é possível? Graças a união entre serviços bancários e tecnologia, novas empresas estão abocanhando o mercado de pagamentos. São as chamadas fintechs, ou startups financeiras. Para você entender tudo sobre o assunto, construímos um guia completo.

O que é Mobile banking

As novas formas de fazer pagamentos pelo celular só se tornaram possível graças ao avanço da internet. Antes de terem essa conexão, os aparelhinhos celulares eram bem limitados. Agora, o céu é o limite. Os celulares já podem ser utilizados para ver vídeos online, acessar redes sociais e pagar contas.

O conceito de mobile banking é recente, tendo surgido quase que de forma concomitante com a expansão do acesso à internet. Com mais e mais pessoas acessando a internet através não apenas do computador, mas também dos celulares, os empresários começaram a se perguntar como explorar esse nicho.

Na área financeira, a resposta vejo com a criação do internet banking, que nada mais é do que a transição dos serviços bancários para dentro da internet. Serviços como abertura de crédito, pagamento de contas, transferência de valores e muitos outros que só podiam ser realizados em agências, agora estão disponíveis no celular.

Pagamento pelo celular: como funciona

De acordo com dados oficiais, a maior parte da população brasileira já prefere o celular como meio de pagamento. Ninguém quer mais enfrentar filas nas agências bancárias, além da grande carga burocrática sempre existente nesses espaços.

Na verdade, das últimas transações financeiras no país, mais da metade foi realizada a partir de um dispositivo móvel. Mas, como funciona essa forma de pagamento? A estrutura é bem simples, bastante similar ao procedimento realizado em agências bancárias convencionais.

O cliente se utiliza de um aplicativo móvel, que pode ser facilmente instalado no aparelho celular. A partir daí, faz o seu login, utilizando seus dados cadastrais, previamente definidos. Dentro do ambiente seguro do aplicativo, o cliente é capaz de gerenciar os seus gastos, ver o seu saldo e realizar pagamentos.

Uma das várias formas de fazer pagamento pelo celular é através da leitura digital do código de barras. Usando a câmera do aparelho, a leitura é realizada automaticamente, sem a necessidade de digitação manual do número do documento. O cliente, sempre que preferir, pode inserir manualmente os números.

Custo de fazer pagamentos pelo celular

Uma das perguntas mais comuns a respeito do pagamento de contas pelo celular é sobre o custo desse serviço. Muitas empresas atuantes no mercado de bancos digitais cobram taxas de seus clientes, chamadas taxas de manutenção. Felizmente, os consumidores podem contar com empresas com taxas mais baixas do que bancos convencionais.

Isso significa a possibilidade de fazer transferências e pagamentos de forma mais barata. Para empreendedores, essas empresas estão sendo um verdadeiro achado. Além do pagamento de boletos bancários, essas empresas financeiras oferecem a possibilidade de transferências entre contas sem custo, além de TED e DOC.

É possível dizer que essa é uma das formas de fazer pagamentos pelo celular com o melhor custo-benefício. Empreendedores atuantes no mercado sabem da importância de ter uma conta específica para pagamentos. Essas contas ajudam no controle financeiro da empresa, simplificando os processos.

Vantagens de fazer pagamentos pelo celular

Agora que você já conhece as formas de fazer pagamentos pelo celular, está na hora de ficar por dentro das vantagens oferecidas por esse método. O primeiro deles, sem sombra de dúvidas, é a praticidade.

Os celulares já fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo um dos objetos que nos acompanham em todos os lugares. Não ter que se deslocar até uma agência bancária ou caixa eletrônico para fazer um simples pagamento é uma grande evolução.

Outra grande vantagem oferecida por essa forma de pagamento é a simplicidade. Se antes os processos eram lentos, burocráticos e desgastantes, agora podem ser resolvidos com o pressionar de um botão. Ou melhor, com o deslizar de um dedo.

Empresários podem carregar suas contas digitais para qualquer lugar do mundo e pagar contas em questão de segundos. Ir ao banco para fazer um simples pagamento? Nunca mais!

Por último e não menos importante, a questão do custo. Fazer pagamentos pelo celular normalmente não implica cobrança para o cliente, ou apenas uma taxa pequena. Nas agências bancárias tradicionais, o pensamento é justamente o oposto. A maioria dos bancos físicos cobram taxas pelos serviços de pagamento.

Como fazer pagamentos pelo celular

Atualmente existem muitas opções de contas digitais no mercado, principalmente para pessoa física. A maioria dos bancos físicos tradicionais já estão oferecendo contas virtuais para os seus clientes, possibilitando o pagamento de contas diretamente pelo celular.

No entanto, o consumidor deve ficar atento. Os bancos tendem a cobrar taxas pelos serviços, o que pode acabar transformando a operação inviável. Vale a pena conferir junto ao banco quais as condições de uso do serviço.

Para empreendedores, a Conta Simples aparece como a melhor opção do mercado. A conta digital para pagamento é isenta de taxa de manutenção e todos, transferência gratuita entre contas e os principais serviços, como pagamento de contas e envio de dinheiro via TED ou DOC são mais baratas do que outros bancos e outras fintechs.

Seja você pessoa física ou jurídica, está na hora de experimentar essas formas de fazer pagamentos pelo celular. Você vai ver como é muito mais simples e prático!

Um comentário em “Formas de fazer pagamentos pelo celular

Deixe uma resposta