Excel para Empresas: Entenda a Importância de Dominar o Excel

excel para empresas

A relevância do Excel para empresas é indiscutível, principalmente por sua utilização constante nas áreas financeira e administrativa.

O software é uma ótima e ágil ferramenta, mas suas planilhas vão muito além de armazenamento de dados e cálculo. 

Não é segredo que o Excel é um software dos mais populares e utilizados dentro e fora das empresas.

Com o Excel é possível armazenar, agrupar, controlar e codificar uma série de dados e mais que isso, fazer correlações e chegar a resultados que facilitam na hora de mensurar e avaliar determinado levantamento de informações.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te explicar com maiores detalhes a importância do Excel para empresas e como ele pode ajudar o seu negócio a prosperar no longo prazo.

O que é o Excel?

O excel é uma ferramenta de planilhas segmentada por células, colunas e linhas onde informações são armazenadas e ajustadas de acordo com a necessidade do usuário. 

Neste programa, se torna possível desenvolver gráficos e obter resultados de cálculos com base no que foi coletado nas células. 

Inclusive, esse software foi desenvolvido por Dan Bricklin  em 1985 para atender uma demanda da Mac, da Apple.

Somente dois anos depois é que houve uma  variante para Windows, e desde sua criação é considerada uma das ferramentas mais importantes para computadores.

Com isso, acabou se destacando desde a época em que a internet não tinha a mesma expressão de hoje em dia, se transformando em uma ferramenta essencial para ajudar pessoas de todas as idades e segmentos.

Como o Excel para empresas pode ajudar no controle do seu negócio?

São muitas as maneiras que o Excel para empresas pode colaborar no desenvolvimento do seu negócio.

Inclusive, uma das suas características principais é na automatização e na gestão de processos, trazendo maior facilidade na organização dos dados, e reduzindo os riscos em uma possível tomada de decisão.

Seja qual for o ramo do seu empreendimento ou o tamanho dele, o Excel para empresas é uma solução para quem busca otimização de dados e praticidade na implementação de processos em desenvolvimento. 

Afinal, com a capacidade de trabalhar com demandas bem específicas ela se torna um programa totalmente adaptável às diferentes necessidades de qualquer negócio. 

O Excel pode ser utilizado em quais setores de um negócio?

O Excel para empresas se faz indispensável para alavancar uma empresa, a seguir discutimos quais setores podem ser beneficiados com esse software.

a. Setor Financeiro

Sem dúvida, é um dos setores em que o Excel para empresas é mais utilizado devido ao seu potencial em calcular dados em que numa perspectiva.

Através deste facilitador, a demanda de cálculos ou administração poderia demorar semanas, impossibilitando a tomada de decisões e trazendo um atraso muito maior no cálculo de panoramas importantes para uma organização. 

Com a ferramenta pode-se gerar resultados onde é possível medir gastos e também orçamentos, previsões e lucros, ou seja, obter um planejamento baseado em números.

b. Setor de RH

Embora de modo mais simples, seu uso neste caso também se faz indispensável.

O Excel para empresas é utilizado desde fazer uma planilha de frequência, dias trabalhados ou férias como também para controle dos dados dos seus colaboradores.

Outro fator que pode ser implantado, é o controle de dados sobre a vida de um funcionário, desde suas admissões à desempenho geral.

c. Setor Administrativo

Desde um simples cronograma, até uma complexa análise de dados, o Excel para empresas colabora para que exista uma organização de ideias.

Dessa forma, essas podem se relacionar com os demais setores trazendo alinhamento e posicionamento da marca. 

Um banco de dados também é uma medida simples e prática para se produzir no software e que resultará em uma melhoria no armazenamento de informações.

d. Setor de Comunicação

Aqui, podemos abranger tanto a comunicação interna da empresa como no setor de marketing. O interessante é ressaltar que dentro desse ramo, o Excel para empresas vai contribuir, por exemplo, para a geração de um gráfico, onde pode-se determinar dados do progresso enquanto empreendimento.

 Também é possível, dentro ainda desse setor, construir uma planilha que armazene dados de clientes e fornecedores para possíveis consultas e conexões.

4 dicas de como usar o Excel para empresas na prática

Agora, se você deseja aprender a como implantar a cultura do excel para empresas na prática, é necessário colocar em prática alguns conceitos importantes.

Por isso, separamos algumas das principais dicas para que você consiga levar para o seu negócio o conceito de maneira mais otimizada. 

1. Gerenciamento de Trabalho

Seja para montar uma rotina para sua equipe ou até para traçar um plano de desenvolvimento para cada setor, o Excel para empresas se faz essencial para o progresso de seus negócios.

Afinal, se você conseguir otimizar o seu tempo de maneira inteligente, além do negócio em geral, seus colaboradores também se sentirão mais motivados e produtivos no longo prazo.

2. Controle de dados 

Neste caso, podemos incluir desde o controle de estoque ou insumos até um controle mais específico, como de funcionários, fornecedores e clientes. 

Cada um deles com suas especificidades e funções dentro da empresa. E ter todas essas informações em mãos se torna determinante ao longo do tempo para que você consiga fazer um acompanhamento assertivo. 

3. Fluxo de Caixa

Com o uso do excel para empresas, é possível elaborar planilhas complexas de entradas e saídas de valores sejam eles líquidos ou brutos.

Além disso, você consegue fazer o acompanhamento dos valores gerais da empresa, além do pagamento de folha dos funcionários. 

4. Estatística

A relação de uma planilha de Excel com o conceito de estatística é intrínseco, em uma empresa pode ser o levantamento de um dado específico ou de toda uma cadeia de informações.

Por isso, você consegue acompanhar não somente em números, mas em gráficos de maneira mais intuitiva qual o avanço das suas metas e objetivos.

Vale a pena utilizar o Excel para empresas?

Baseado no que vimos no decorrer deste texto, podemos afirmar que o emprego do Excel para empresas não só vale a pena, como se faz imprescindível para aquelas que entendem que as funções desse recurso corroboram para seu crescimento. 

Sua utilização evita que possíveis erros na gestão dos negócios aconteçam no médio e longo prazo, como já abordamos em um outro conteúdo.

O aprimoramento na gestão de dados e a flexibilidade versátil que essa ferramenta oferece é indiscutível.

Portanto, ainda que outros softwares surjam no mercado, o Excel continua sendo indispensável para uma gama de funções dentro de uma empresa. 

Uma sugestão que podemos levar em conta é que se necessário, pode-se trabalhar o Excel em conjunto com outras ferramentas de gestão. 

O importante é seguir sempre com a versão mais recente a fim de evitar discrepâncias e quebras na autenticidade dos resultados. 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de seguir a Conta Simples nas redes sociais e não se esqueça de compartilhar sua opinião na caixa de comentários abaixo sobre o que você achou deste artigo.

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *