Cartões magnéticos: uma invenção bacana. Concorda? Quando nosso objetivo é realizar pagamentos então, quanta praticidade! Nada de correr riscos transportando dinheiro vivo ou esperar pelo troco, esse quase sempre em falta. Cartões de crédito facilitam muito a vida dos micro e pequenos empreendedores. As aquisições necessárias para a abertura e desenvolvimento do negócio podem ser pagas em parcelas.

As duas bandeiras de cartão de crédito mais conhecidas no mundo todo são: Visa e MasterCard. Esses são os nomes fantasia de duas redes de pagamento que disputam clientes no mercado mundial. Desde que foram criados até os dias de hoje, cerca de 300 milhões de cartões de crédito já circularam carregando uma das duas bandeiras. A credibilidade dessas redes é tamanha que seus cartões são aceitos em estabelecimentos comerciais presentes em mais de 200 países.

Mas se você nunca teve um cartão de crédito Visa ou MasterCard, é bem provável que esteja pensando qual das bandeiras seria mais vantajosa. Ou seria interessante se associar às duas redes? Nós listamos abaixo diferenças entre elas.

Valor da anuidade dos cartões de crédito Visa e MasterCard

Planejando ter dois cartões, um de cada bandeira? Essa é uma vantagem no sentido de que, caso o estabelecimento no qual você quer comprar não aceite um deles, você usa o outro. Por outro lado, estamos tratando de duas redes bastante reconhecidas, de forma que normalmente é difícil encontrar empresa ou prestador de serviço que aceite cartão de crédito de apenas uma delas.

Ter dois cartões de crédito diferentes para seu negócio implica em custear duas anuidades. Seria benéfico? Talvez não, pois na verdade o valor da anuidade não depende do cartão de crédito ser Visa ou MasterCard. A operadora de cartões (instituição financeira ou banco) que emite o cartão de crédito é que determina o valor da anuidade. Cada rede de pagamento autoriza a operadora a usar a própria marca nos cartões que ela emitir. Evidentemente, a rede cobra comissão da instituição financeira por esse uso. Se essa instituição financeira é um banco, você deve mesmo é caprichar na escolha do banco.

Se você é um microempreendedor individual (MEI) e abriu uma conta corrente pessoa jurídica (PJ) para sua empresa, provavelmente o atendente do banco lhe ofereceu um cartão de crédito. O valor da anuidade desse cartão é escolhido por você dentre as opções apresentadas. Por exemplo, se para fazer seu negócio crescer você precisa fazer viagens internacionais, é melhor optar por um cartão de crédito internacional. A anuidade desse cartão será mais alta do que a de um cartão nacional. No entanto, um cartão de crédito internacional permite que você faça compras e efetue saques na moeda local enquanto você estiver longe do território brasileiro. Já um cartão de crédito nacional não te proporciona essas comodidades. Escolher entre Visa e MasterCard é uma questão que não interfere no fato do cartão ser nacional ou internacional.

A nova opção: cartões de crédito digitais

Bancos são instituições complexas e exigentes. São verdadeiros redutos da burocracia. As instituições de pagamento, também conhecidas como fintechs, chegaram ao mercado como uma alternativa aos bancos. Elas são empresas com estruturas mais simples que as dos bancos. Por isso, podem oferecer soluções financeiras de forma prática e rápida.

Ao abrir uma conta corrente digital em uma fintech como a Conta Simples, você pode adquirir um cartão de crédito. Esse tipo de cartão não tem anuidade e você não precisa passar por aprovação para obtê-lo. Ele é usado com pagamento antecipado, como um cartão pré-pago. Você faz um depósito e executa pagamentos e saques. Nenhuma preocupação com a chegada da fatura.

A Conta Simples oferece benefícios que vão além da economia com anuidade de cartão de crédito. O titular da conta corrente digital conseguirá receber pagamentos de seus clientes e terá acesso a empréstimos. As taxas de juros que incidem sobre as parcelas do pagamento do empréstimo são bem inferiores se comparadas com as dos bancos. E você estará livre de apresentar uma pilha de documentos, como a que solicita o banco.

Vantagens associadas aos cartões de crédito Visa e MasterCard

As diferenças nas vantagens oferecidas são menos importantes, mas ainda assim vamos a elas:

  • Os portadores de cartões de crédito Visa têm mais facilidade para alugar automóveis do que os donos de cartões de crédito MasterCard. O número de agências de seguro automotivo credenciadas na rede de pagamentos Visa é bem maior.
  • Se você teve seu cartão de crédito Visa clonado e foi vítima de roubo, é melhor se conformar. Essa rede de pagamentos não oferece programas de devolução de dinheiro. Já no caso da empresa MasterCard, dependendo do tipo de cartão que você adquiriu, seu dinheiro é devolvido e o cartão fraudado é substituído rapidamente.

Enfim, antes de escolher se deseja cartão de crédito Visa ou MasterCard para sua empresa, se informe bastante com o gerente. Pergunte e anote a resposta sobre:

  • Limite de gastos com o cartão de crédito
  • Possibilidade de alterar o valor desse limite
  • Taxa de juros
  • Possibilidade de alterar a data de vencimento da fatura
  • Existência de aplicativo de smartphone para acompanhar a fatura

Esteja atento para novas possibilidades como o cartão de crédito digital da Conta Simples e ofereça oportunidade para sua empresa crescer.

Um comentário em “Diferenças entre cartões de crédito Visa e MasterCard

Deixe uma resposta